IMPACTS OF THE PERFORMANCE OF THE PHYSICAL EDUCATION TEACHERS OF THE BENJAMIN CONSTANT INSTITUTE DURING THE COVID-19 PANDEMIC: A EXPERIENCE REPORT
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23035.id1718Keywords:
Physical Education, Visual Impairment, COVID-19Abstract
This article presents the report of experience teacher during the COVID-19 pandemic (March 2020 to December 2021), in the Benjamin Constant Institute/ Rio de Janeiro. Qualitative study, with characteristics of a descriptive exploratory approach, using documentary/ bibliographical research techniques, that aimed to broach the possibilities, the strategies and the overcoming of teachers in home office, who reinvented themselves in the teaching-learning process, based on the theory of teaching centered on the apprentice, and delivered diversified knowledge of healthy habits, food and nutrition, sports practices and preventive strategies to the three stages of Basic Education, from an evidence-based Physical (Re)Education. It was noticed that the students involvement in the proposed activities and critical attitudes of appropriation of the contents presented, however, the peculiarities of the school community from that institution were disregarded during home office (access to technologies) and in moment of the return to presentials activities, with pandemic scenario concerning for the adoption of sanitary procedures.
Downloads
Metrics
References
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE – ACSM. COVID-19 and exercise. Resources and support for keeping your patients or clients active during the COVID-19 pandemic, 2020. Disponível em: https://www.exerciseismedicine.org/support_page.php/covid-19-and-exercise1/. Acesso em: 12 out. 2021.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 4/2020, de 30 de janeiro de 2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeirtos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Brasília: ANVISA, 2020. Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/arquivos/recursos/nota_tecnica_n_04-2020_gvims-ggtes-anvisa-atualizada-27-10-2020.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
ARROYO, Javier. Colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias, alerta universidade. El País, [S. l.], 17 jun. 2020. Sociedade. Disponível em: https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-06-17/colocar-20-criancas-numa-sala-de-aula-implica-em-808-contatos-cruzados-em-dois-dias-alerta-universidade.html. Acesso em: 12 mar. 2021.
BRASIL. República Federativa. Decreto-lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1942. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del4657.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria nº 325, de 17 de abril de 1998. Regimento interno do Instituto Benjamin Constant - IBC. Brasília: Gabinete do Ministro, 1998a. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=22/04/1998&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=184. Acesso em: 20 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria nº 1.337, de 3 de dezembro de 1998. Altera dispositivos do Regimento interno do Instituto Benjamin Constant - IBC, aprovado pela Portaria nº 325, de 17 de abril de 1998. Brasília: Gabinete do Ministro, 1998b. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=11&data=07/12/1998. Acesso em: 20 mar. 2023.
BRASIL. República Federativa. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Brasília: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. República Federativa. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Brasília: Presidência da República, 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Brasília: Presidência da República, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9784.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1066, de 10 de novembro de 2009. Altera a redação do § 2º e incisos I e III do § 3º do Art. 3º do Regimento Interno do Instituto Benjamin Constant, aprovado pela Portaria nº 325, de 17 de abril de 1998, e modificado pela Portaria nº 1.337, de 3 de dezembro de 1998. Brasília: Gabinete do Ministro, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1846-port1066-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Manual de perícia oficial em saúde do servidor público federal. 3. ed. Brasília: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, 2017.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 13.666, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Brasília: Presidência da República, 2018a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13666.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 310, de 3 de abril de 2018. Altera o regimento interno do Instituto Benjamin Constant - IBC, aprovado pela Portaria nº 325, de 17 de abril de 1998. Brasília: Gabinete do Ministro, 2018b. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/8974331/do1-2018-04-04-portaria-n-310-de-3-de-abril-de-2018-8974327. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Retificação. Brasília: Gabinete do Ministro, 2018c. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/retificacao-56786558. Acesso em: 17 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília: Gabinete do Ministro, 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/Portaria-188-20-ms.htm. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Economia. Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020. Estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC relativos à implementação de Programa de Gestão. Brasília: Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/ Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-65-de-30-de-julho-de-2020-269669395. Acesso em: 11 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020c. Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020d. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-345-de-19-de-marco-de-2020-248881422?inheritRedirect=true&redirect=%2Fweb%2Fguest%2Fsearch%3FqSearch%3DPortaria%2520345%2520de%252019%2520de%2520mar%25C3%25A7o%2520de%25202020. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Prorroga o prazo no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020e. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-473-de-12-de-maio-de-2020-256531507. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020f. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020. Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020g. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.030-de-1-de-dezembro-de-2020-291532789. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020. Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília: Gabinete do Ministro, 2020h. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mec-n-1.038-de-7-de-dezembro-de-2020-292694534. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Economia. Portaria Conjunta nº 20, de 18 de junho de 2020. Estabelece as medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 nos ambientes de trabalho (orientações gerais). (Processo nº 19966.100581/2020-51). Brasília: Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, 2020i. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-conjunta-n-20-de-18-de-junho-de-2020-262408085. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. República Federativa. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Brasília: Presidência da República, 2020j. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14040.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 983, de 18 de novembro de 2020. Estabelece diretrizes complementares à Portaria nº 554, de 20 de junho de 2013, para a regulamentação das atividades docentes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Gabinete do Ministro, 2020k. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-983-de-18-de-novembro-de-2020-289277573. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. República Federativa. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida. Brasília: Presidência da República, 2020l. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de atividade física para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2021a.
BRASIL. Ministério da Economia. Instrução Normativa nº 109, de 29 de outubro de 2020. Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial. Brasília: Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/ Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, 2021b. Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-109-de-29-de-outubro-de-2020-286060110. Acesso em: 3 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Economia. Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021. Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial. Brasília: Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/ Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, 2021c. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-sgp/sedgg/me-n-90-de-28-de-setembro-de-2021-349566093. Acesso em: 3 nov. 2021.
BRASIL. República Federativa. Pílulas de conscientização: corregedoria explica! Brasília: Secretaria-Geral/ Secretaria de Controle Interno da Presidência da República. 2021d. Disponível em: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/acesso-a-informacao/transparencia-e-prestacao-de-contas-pr/2022/sgpr-relatorio-de-gestao/CARTILHAASSEDIOMORALCISETFinaltarja.pdf. Acesso em: 22 nov. 2021.
BRASIL. Justiça Federal. Seção Judiciária do Rio de Janeiro (15ª Vara Federal do Rio de Janeiro). Despacho/ Decisão. Ação Civil Pública nº 5072345-69.2021.4.02.5101/RJ - Rio de Janeiro. Autor: Ministério Público Federal. Réus: UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, Colégio Pedro II - CPII, União - Advocacia Geral da União. Rio de Janeiro: Justiça Federal, 2021e. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2021/OUTUBRO/Indeferimento%20de%20tutela.pdf. Acesso em: 7 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria IBC nº 11, de 16 de junho de 2021. Regulamenta a atividade docente da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant e revoga a Portaria nº 323, de 23 de novembro de 2015. Rio de Janeiro: Direção-Geral, 2021f. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/portarias-normativas/2021/portaria-ibc-no-11-de-16-de-junho-de-2021. Acesso em: 22 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 5 de agosto de 2021. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2021g. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-5-de-agosto-de-2021-336647801. Acesso em: 3 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital nº 3, de 22 de fevereiro de 2021. Chamada pública de seleção para o curso de mestrado profissional na temática da deficiência visual do IBC. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, ano 158, n. 35, p. 38-40, 23 fev. 2021h. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/02/2021&jornal=530&pagina=38. Acesso em: 23 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 837, de 21 de outubro de 2021. Estabelece as regras de retorno gradual e seguro às atividades presenciais no âmbito do Ministério da Educação - MEC, no contexto do enfrentamento do estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19. Brasília: Gabinete do Ministro, 2021i. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-837-de-21-de-outubro-de-2021-353960254. Acesso em: 22 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.039, de 22 de dezembro de 2022. Altera o regimento interno do Instituto Benjamin Constant - IBC, aprovado pela Portaria nº 325, de 17 de abril de 1998. Brasília: Gabinete do Ministro, 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1.039-de-22-de-dezembro-de-2022-453263307. Acesso em: 17 mar. 2022.
BRASIL. República Federativa. Decreto nº 11.342, de 1º de janeiro de 2023. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação e remaneja cargos em comissão e funções de confiança. Brasília: Presidência da República, 2023. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Decreto/D11342.htm#art4. Acesso em: 17 mar. 2023.
CASTRO, Marcia Caldas de. et al. Spatiotemporal pattern of COVID-19 spread in Brazil. Science Washington, v. 372, n. 6544, p. 821-826. 2021. DOI: https://doi.org/10.1126/science.abh1558
COLAO, Annamaria. et al. Rethinking the role of the school after COVID-19. The Lancet. Public Health, [S. l.], v. 5, n 7, p. e370. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30124-9
DOREMALEN, Neeltje van. et al. Aerosol and surface stability of SARS-CoV-2 as compared with SARS-CoV-1. New England Journal of Medicine, Boston, v. 382, n. 16, p. 1564-1567. 2020. DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMc2004973
EDUCAÇÃO FÍSICA EM ÁUDIO DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (PROF. DR. VLADIMIR SCHUINDT): Aula 31 - questões fechadas (checkbox/ caixa de seleção), onde 6 questões equivalem a 60 minutos de aula. [Locução de]: Vladimir Schuindt da Silva. [S.l.]: Vladimir Schuindt da Silva, 21 jun. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/4azvtQ8qBRdpmetIYizUku?si=eec94882a68c4ca9. Acesso em: 12 jun. 2021.
EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC. Ministro fala na Câmara sobre novos institutos federais de educação. Deputados veem motivação política na proposta de Milton Ribeiro. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-10/ministro-fala-na-camara-sobre-novos-institutos-federais-de-educacao. Acesso em: 20 out. 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – FIOCRUZ. Ministério da Saúde. Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2020a. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/contribuicoes_para_o_retorno_escolar_-_08.09_4_1.pdf. Acesso em: 8 dez. 2020.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – FIOCRUZ. Ministério da Saúde. Recomendações e orientações em saúde e atenção psicossocial na Covid-19. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2020b. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/10/livro_saude_mental_covid19_Fiocruz.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – FIOCRUZ. Ministério da Saúde. Recomendações para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2021. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u34/gt_em_finalizacao_2021-08-19.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.
FULKERSON, Jayne A. et al. Family home food environment and nutrition-related parent and child personal and behavioral outcomes of the healthy home offerings via the mealtime environment (HOME) plus program: a randomized controlled trial. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics (Online), [S. l.], v. 118, n. 2, p. 240-251. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jand.2017.04.006
FURUSE, Yuki. et al. Clusters of coronavirus disease in communities, Japan, January–April 2020. Emerging Infectious Diseases (Online), v. 26, n. 9, p. 2176-2179. 2020. DOI: https://doi.org/10.3201/eid2609.202272
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; BARCELOS, Liliam Guimarães de. A constituição do público-alvo na política de educação especial brasileira: movimentos e disputas no interior do estado integral. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 27, p. e0170. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0170
GIARETTA, Juliana Barbosa Zuquer; GIULIO, Gabriela Marques Di. O papel das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no urbano do século XXI e na emergência dos novos movimentos sociais: reflexões a partir de experiências na megacidade de São Paulo. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 161-179, jan./ abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n1p161
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. Barueri: Atlas, 2017.
GŁĄBSKA, Dominika; GUZEK, Dominika; GROELE, Barbara; GUTKOWSKA, Katarzyna. Fruit and vegetables intake in adolescents and mental health: a systematic review. Roczniki Panstwowego Zakladu Higieny, Warszawa, v. 71, n. 1, p. 15-25. 2020. DOI: https://doi.org/10.32394/rpzh.2019.0097
GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane de Almeida; CANEVA, Christiane. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de COVID-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e012, 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e012.id995
HALLAL, Pedro Curi. et al. SARS-CoV-2 antibody prevalence in Brazil: results from two successive nationwide serological household surveys. The Lancet. Global Health [S. l.], v. 8, n. 11, p. e1390-e1398. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30387-9
HORTON, Richard. Offline: COVID-19-what we can expect to come. Lancet (London, England), v. 395, n. 10240, p. 1821. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31355-6
IMPULSIONA. Conteúdo pedagógico. Três ideias para ocupar a rotina das crianças e adolescentes durante a quarentena, 2020. Disponível em: https://impulsiona.org.br/cadernos-rotina-quarentena/. Acesso em: 6 out. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Portaria nº 323, de 26 de novembro de 2015. Regulamento reformulado pelo Conselho Diretor referente à distribuição de carga horária dos docentes da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant - IBC. Rio de Janeiro: IBC, 2015. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/portarias-normativas/1994-a-fevereiro-de-2020-listagem/portaria-n-o-323-de-26-de-novembro-de-2015. Acesso em: 13 mar. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Suspensas todas as aulas do IBC, 2020a. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1244-suspensas-todas-as-aulas-do-ibc. Acesso em: 13 mar. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Atenção, 2020b. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1246-atencao. Acesso em: 16 mar. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Cancelado o calendário escolar 2020, 2020c. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1254-direcao-geral-do-ibc-cancela-o-calendario-escolar-e-da-ferias-coletivas-aos-funcionarios-terceirizados. Acesso em: 3 abr. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Departamento de Educação inicia atendimento remoto aos alunos, 2020d. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1388-ao. Acesso em: 28 set. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Portaria nº 190, de 14 de agosto de 2020. Regulamenta o trabalho remoto no âmbito do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant durante a crise de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus (COVID-19). Rio de Janeiro: IBC, 2020e. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/portarias-normativas/2020/portaria-no-190-de-14-de-agosto-de-2020. Acesso em: 12 out. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Portaria nº 294, de 19 de novembro de 2020. Publica as normas e os procedimentos referentes a redistribuição de servidor no âmbito do Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro: IBC, 2020f. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/portarias-normativas/2020/portaria-no-294-de-19-de-novembro-de-2020. Acesso em: 12 out. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Diretor-geral do IBC defende a educação especializada no STF, 2020g. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1669-diretor-geral-do-ibc-defende-a-educacao-especializada-no-stf. Acesso em: 23 ago. 2020.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Comunicado do Departamento de Educação informa sobre retorno escolar, 2021a. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1466-comunicado-aos-alunos-e-seus-responsaveis. Acesso em: 15 jan. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. IBC inicia o ano letivo com aulas remotas, 2021b. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1480-ibc-inicia-o-ano-letivo-com-aulas-remotas. Acesso em: 4 fev. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Retomada das atividades presenciais no IBC, 2021c. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1615-comunicado-aos-servidores-pais-e-alunos-do-ibc. Acesso em: 17 jun. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Covid-19, 2021d. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1633-covid-19. Acesso em: 7 jul. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Portaria nº 2, de 3 de fevereiro de 2021. Estabelece diretrizes excepcionais de trabalho no âmbito do Departamento de Educação (DED) para os anos letivos de 2020 e 2021 no calendário biênio 2020/2021. Rio de Janeiro: IBC, 2021e. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/portarias-normativas/2021/portaria-ibc-no-2-de-3-de-fevereiro-de-2021. Acesso em: 12 out. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. IBC retoma as aulas presenciais, 2021f. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1695-ibc-retoma-as-aulas-presenciais. Acesso em: 20 set. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. COE divulga o plano contingencial do IBC para enfrentamento da Covid-19, 2021g. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1705-coe-divulga-o-plano-contingencial-do-ibc-para-enfrentamento-da-covid-19. Acesso em: 30 set. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Primeira-dama do Brasil promete apoio aos planos de crescimento do IBC, 2021h. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/noticias/1503-primeira-dama-do-brasil-visita-ibc-e-promete-apoio-aos-projetos-de-desenvolvimento-da-instituicao. Acesso em: 09 mar. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Comunicado do COE-IBC sobre o retorno das atividades presenciais, 2021i. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/assuntos/noticias/comunicado-do-coe-ibc-sobre-o-retorno-das-atividades-presenciais. Acesso em: 29 out. 2021.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Portaria nº 390, de 22 de dezembro de 2022, 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-ibc-n-390-de-22-de-dezembro-de-2022-452922856. Acesso em: 08 abr. 2023.”.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Projeto político pedagógico (PPP) 2023-2025, 2023a. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/ppp-ded-ibc-documento-final-1.pdf/view. Acesso em: 15 mar. 2023.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Professor Mauro Conceição assume cargo pelos próximos quatro anos, 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/assuntos/noticias/mec-nomeia-diretor-geral-do-ibc. Acesso em: 15 mar. 2023.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT – IBC. Ministério da Educação. Mudança na regra de redistribuição externa de servidores do IBC, 2023c. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/assuntos/noticias/mudanca-na-regra-de-redistribuicao-externa-de-servidores-do-ibc. Acesso em: 15 mar. 2023.
KAMPF, Günter; TODT, Daniel; PFÄNDER, Stephanie; STEINMANN, Eike. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. Journal of Hospital Infection, London, v. 104, n. 3, p. 246-251. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhin.2020.01.022
KRANTZ, Steven George; RAO, Arni S. R. Srinivasa. Level of underreporting including underdiagnosis before the first peak of COVID-19 in various countries: preliminary retrospective results based on wavelets and deterministic modeling. Infection Control & Hospital Epidemiology, New Jersey, v. 41, n. 7, p. 857-859. 2020. DOI: https://doi.org/10.1017/ice.2020.116
LEE, Valentino; SCHNEIDER, Heather; SCHELL, Robbie. Aplicações móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. São Paulo: Pearson, 2005.
LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de cegos no Brasil do século XIX: revisitando a história. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 25, n. 2, p. 283-300. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000200007
LECHETA, Ricardo R. Google Android. São Paulo: Novatec, 2013.
LEITE, Graciliana Garcia; GATTI, Melina Radaelli. Deficiência múltipla: revisão sistemática da produção discente do programa de pós-graduação em educação especial. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, Manaus, v. 2, n. 4, p. 276-293, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5311. Acesso em: 13 out. 2021.
LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas. Online), Campinas, v. 37, p. e200089. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Aprendizagem totalizante. São Paulo: Memnon/ Mackenzie, 1999.
MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. O perceber de quem está na escola sem dispor da visão. São Paulo: Cortez, 2013.
MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues; BELTRAN, Diana Carolina Gonzalez; GUEDES, José da Silca. Todo passo conta! Novas recomendações para atividade física e saúde. Diagnóstico e Tratamento, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 21-24. 2019. Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/06/1005092/rdt-v24n1_21-24.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
MUITO além do peso. Direção: Estela Renner. Produção: Marcos Nisti. [S. l.: s. n.], 2012. 1 vídeo (143 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4. Acesso em: 20 out. 2020.
MOURÃO, Ludmila; SOARES, João Paulo Fernandes; LOVISI, Ayra; NOVAIS, Mariana Cristina Borges. Educação Física, gênero e cinema: contribuições para a formação docente. Pensar a Prática, [S. l.], v. 22. 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53919
MUSCOGIURI, Giovanna. et al. Nutritional recommendations for CoVID-19 quarantine. European Journal of Clinical Nutrition, London, v. 74, n. 6, p. 850-851. 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/s41430-020-0635-2
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
NERES, Celi Corrêa; CORRÊA, Nesdete Mesquita. Análise dos artigos na área da deficiência visual publicados na Revista Brasileira de Educação Especial (1992-2017). Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 24, n. spe, 153-166, out./ dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000400011
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE – OPAS. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia, 2020a. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic. Acesso em: 12 out. 2021.
PIGGIN, Joe. What is physical activity? A holistic definition for teachers, researchers and policy makers. Frontiers in Sports and Active Living, [S. l.], v. 2, p. 72. 2020. DOI: https://doi.org/10.3389/fspor.2020.00072
PRIETTO, Adelina Lorensi; SOUZA, Maristela da Silva. O projeto de educação para a educação física escolar: um olhar para as políticas educacionais dos últimos vinte anos. Motrivivência (Florianópolis), Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01-15, abr./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62672
RECHINELI, Andréa; PORTO, Eline Tereza Rozante; MOREIRA, Wagner Wey. Corpos deficientes, eficientes e diferentes: uma visão a partir da educação física. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, v. 14, n. 2, p. 293-310, ago. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382008000200010
REIS, Ruy Freitas. et al. Characterization of the COVID-19 pandemic and the impact of uncertainties, mitigation strategies, and underreporting of cases in South Korea, Italy, and Brazil. Chaos, Solitons & Fractals, v. 136, p. 109888. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chaos.2020.109888
RIO DE JANEIRO (Cidade). MultiRio. MultiRio Esporte Clube, 2020. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/series/serie/2716-multirio-esporte-clube. Acesso em: 1 dez. 2020.
RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Resolução Conjunta SEEDUC/SES nº 1.569, de 12 de agosto de 2021. Institui protocolos e orientações complementares para atendimento escolar nas unidades da rede estadual e rede privada de ensino vinculadas ao sistema estadual de ensino do Rio de Janeiro, no período de pandemia da COVID-19, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro: parte 1: seção 2: Rio de Janeiro, RJ, ano 47, n. 155-A, p. 2, 13 ago. 2021a.
RUIZ-ROSO, Maria Belén. et al. Covid-19 confinement and changes of adolescent's dietary trends in Italy, Spain, Chile, Colombia and Brazil. Nutrients, [S. l.], v. 12, n. 6, p. 1807. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/nu12061807
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & amp; Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 12 out. 2021.
SANCHES, Simone Meyer; RUBIO, Kátia. A prática esportiva como ferramenta educacional: trabalhando valores e a resiliência. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 37, n. 4, p. 825-842, dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400010
SILVA, Mauricio Roberto da; PIRES, Giovani De Lorenzi; PEREIRA, Rogerio Santos; BIANCHI, Paula. Bolsonaro e a COVID-19: e daí? “o Brazil tá matando o Brasil”, “do Brasil, SOS ao Brasil”, “chora a nossa pátria, mãe gentil...”. Motrivivência (Florianópolis), Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01-19, abr./ jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e74507
SILVA, Vladimir Schuindt da; DORNELLES, Thauan Neivor; SEISL, Sigfried Eduardo; MATTEUCCI JÚNIOR, Alceu; ROCHA, Tatiana Márcia da; SOUZA, Israel. Site responsivo de aptidão física relacionada com a saúde para adultos aparentemente saudáveis. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–27914, 2022. DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2022.27914
SINDICATO DOS TRABALHADORES DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – SINTIFRJ. Nota de repúdio contra o retorno presencial das servidoras e servidores do IBC, 2021. Disponível em: http://sintifrj.org.br/sintifrj/2021/07/02/nota-de-repudio-contra-o-retorno-presencial-das-servidoras-e-servidores-do-ibc/. Acesso em: 2 jul. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO – SBMEE. Informes e notas da SBMEE sobre coronavírus e exercício físico, 2020. Disponível em: http://www.medicinadoesporte.org.br/informes-da-sbmee-sobre-coronavirus-e-exercicio-fisico/. Acesso em: 15 out. 2021.
SUMMER, Andy; HOY, Christopher; ORTIZ-JUAREZ, Eduardo. Estimates of the impact of Covid-19 on global poverty. WIDER Working Paper 2020/43. Helsinki: UNU-WIDER. 2020. DOI: https://doi.org/10.35188/UNU-WIDER/2020/800-9
TUBINO, Manoel José Gomes; GARRIDO, Fernando Antonio Cardoso; TUBINO, Fabio Mazeron. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. Rio de Janeiro: SENAC, 2007.
VEIGA E SILVA, Lena. et al. COVID-19 mortality underreporting in Brazil: analysis of data from government Internet portals. Journal of Medical Internet Research, Pittsburgh, v. 22, n. 8, p. e21413. 2020. DOI: https://doi.org/10.2196/21413
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION – UNESCO. UNESCO strategy on education for health and well-being: contributing to the sustainable development goals, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246453. Acesso em: 11 out. 2021.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION – UNESCO. Coalizão global de educação, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition. Acesso em: 11 out. 2021.
WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: five key changes to practice. New Jersey: John Wiley & Sons, 2002.
WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: five key changes to practice. San Francisco: Jossey-bass, 2013.
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Updated country preparedness and response status for COVID-19 as of 9 June 2020, 2020a. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/updated-country-preparedness-and-response-status-for-covid-19-as-of-9-june-2020. Acesso em: 12 out. 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. 2019 Novel Coronavirus (2019-nCoV): Strategic preparedness and response plan, 2020b. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/strategic-preparedness-and-response-plan-for-the-new-coronavirus. Acesso em: 12 out. 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Stay physically active during self-quarantine, 2020c. Disponível em: http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/novel-coronavirus-2019-ncov-technical-guidance/stay-physically-active-during-self-quarantine. Acesso em: 12 out. 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Tracking SARS-CoV-2 variants, 2023a. Disponível em: https://www.who.int/en/activities/tracking-SARS-CoV-2-variants/. Acesso em: 13 mar. 2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard, 2023b. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 13 mar. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.