MOLDAGEM RECÍPROCA: A REORGANIZAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23037.id1724

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Seres-Humanos-Com-Mídias, Educação Matemática

Resumo

A pesquisa discute a produção de um aplicativo denominado GeoRondo para dispositivos móveis, a ser usado como recurso didático para o ensino de Geometria Espacial, com aporte conceitual em Dolce e Pompeo (2010) e que utiliza elementos da Realidade Aumentada na visualização dos sólidos geométricos. O objetivo pauta-se na análise do processo de construção do aplicativo, desenvolvido mediante articulação entre um professor de matemática e um futuro profissional de computação, intermediados por uma professora de pós-graduação. O desenvolvimento se baseia no constructo de Seres-Humanos-Com-Mídias (BORBA, 2001), em que as mídias permeiam o ser humano da mesma forma que as tecnologias são impregnadas de humanidade. A metodologia é qualitativa, ligada ao estudo de caso, com uma tríade multidisciplinar de sujeitos. Os resultados evidenciam que as tensões ocorridas durante o processo reforçam a ideia da Moldagem Recíproca, em que uma determinada mídia influencia no raciocínio de quem interage com elas e vice-versa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hemerson Milani Mendes, UNIR

Mestre em Educação Matemática (UNIR)

Irene Cristina de Mello, UFMT

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (UFMT) Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT

Liliane da Silva Coelho Jacon, UFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professora do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação (UNIR) Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM/UNIR)

Referências

AQUINO, Jayne Cristina Franco de. Educação Infantil e tecnologias digitais: estudo de caso na rede pública de ensino. Dissertação. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. 2021. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/ppge-dissertacoes2021/arquivos/62867_dissertaa%E2%80%A1a%C6%92o_jayne_aquino_ppge_uern.p. Acesso em 10 jan. 2021.

BORBA, Marcelo de Carvalho. Tecnologias da informática na educação matemática e reorganização do pensamento. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (org). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

BORBA, Marcelo de Carvalho. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a Produção de matemática. Anais I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Psicologia da Educação Matemática. Curitiba: UFPR, 2001. p.135-146.

BORBA, Marcelo de Carvalho; VILLARREAL, Mónica Ester. Humans-with-media e a reorganização do pensamento matemático: tecnologias de informação e comunicação, modelação, experimentação e visualização. Nova York: Springer; 2005.

BORBA, Marcelo de Carvalho; CHIARI, Aparecida Santana; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite. (2018). Interactions in virtual learning environments: New roles for digital technology. Educational Studies in Mathematics, 98, 269–286.

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: geometria espacial posição e métrica. vol.10, 5ª.ed., São Paulo: Atual ed. 2010.

ENGELBRECHT, Johann.; LLINARES, Salvador.; BORBA, Marcelo de Carvalho. Transformation of the mathematics classroom with the internet. Special issue of ZDM Matematic Education. Springer, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11858-020-01176-4.pdf. Acesso em 15 ago. 2020.

JACON, Liliane da Silva Coelho. Emprego de recursos de hipermídia no processo de ensino aprendizagem: um estudo com capacitação de professores. Dissertação (mestrado em Educação) Programa de pós-graduação stricto sensu em Educação. Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, 1998.

JÚNIOR, Neil da Rocha Canedo. A modelagem como uma “atividade” de “seres-humanos-com-mídias”. Dissertação (mestrado profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. Disponível em: https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/wpcontent/uploads/sites/134/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Neil.pdf. Acesso em 20 de mar. 2022.

SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-learning e U-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Education, 2010.

SOUTO, Daise Lago Pereira; BORBA, Marcelo de Carvalho. Seres humanos-com-internet ou internet-com-seres humanos: uma troca de papéis?. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 2015. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/souto_borba/seres_humanos_com_internet.pdf. Acesso em 14 de out. 2020.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

MENDES, Hemerson Milani; MELLO, Irene Cristina de; JACON, Liliane da Silva Coelho. MOLDAGEM RECÍPROCA: A REORGANIZAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23037, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23037.id1724. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/181. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias