MOLDAGEM RECÍPROCA: A REORGANIZAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23037.id1724Palavras-chave:
Dispositivos móveis, Seres-Humanos-Com-Mídias, Educação MatemáticaResumo
A pesquisa discute a produção de um aplicativo denominado GeoRondo para dispositivos móveis, a ser usado como recurso didático para o ensino de Geometria Espacial, com aporte conceitual em Dolce e Pompeo (2010) e que utiliza elementos da Realidade Aumentada na visualização dos sólidos geométricos. O objetivo pauta-se na análise do processo de construção do aplicativo, desenvolvido mediante articulação entre um professor de matemática e um futuro profissional de computação, intermediados por uma professora de pós-graduação. O desenvolvimento se baseia no constructo de Seres-Humanos-Com-Mídias (BORBA, 2001), em que as mídias permeiam o ser humano da mesma forma que as tecnologias são impregnadas de humanidade. A metodologia é qualitativa, ligada ao estudo de caso, com uma tríade multidisciplinar de sujeitos. Os resultados evidenciam que as tensões ocorridas durante o processo reforçam a ideia da Moldagem Recíproca, em que uma determinada mídia influencia no raciocínio de quem interage com elas e vice-versa.
Downloads
Métricas
Referências
AQUINO, Jayne Cristina Franco de. Educação Infantil e tecnologias digitais: estudo de caso na rede pública de ensino. Dissertação. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. 2021. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/ppge-dissertacoes2021/arquivos/62867_dissertaa%E2%80%A1a%C6%92o_jayne_aquino_ppge_uern.p. Acesso em 10 jan. 2021.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Tecnologias da informática na educação matemática e reorganização do pensamento. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (org). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a Produção de matemática. Anais I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Psicologia da Educação Matemática. Curitiba: UFPR, 2001. p.135-146.
BORBA, Marcelo de Carvalho; VILLARREAL, Mónica Ester. Humans-with-media e a reorganização do pensamento matemático: tecnologias de informação e comunicação, modelação, experimentação e visualização. Nova York: Springer; 2005.
BORBA, Marcelo de Carvalho; CHIARI, Aparecida Santana; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite. (2018). Interactions in virtual learning environments: New roles for digital technology. Educational Studies in Mathematics, 98, 269–286.
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: geometria espacial posição e métrica. vol.10, 5ª.ed., São Paulo: Atual ed. 2010.
ENGELBRECHT, Johann.; LLINARES, Salvador.; BORBA, Marcelo de Carvalho. Transformation of the mathematics classroom with the internet. Special issue of ZDM Matematic Education. Springer, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11858-020-01176-4.pdf. Acesso em 15 ago. 2020.
JACON, Liliane da Silva Coelho. Emprego de recursos de hipermídia no processo de ensino aprendizagem: um estudo com capacitação de professores. Dissertação (mestrado em Educação) Programa de pós-graduação stricto sensu em Educação. Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, 1998.
JÚNIOR, Neil da Rocha Canedo. A modelagem como uma “atividade” de “seres-humanos-com-mídias”. Dissertação (mestrado profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. Disponível em: https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/wpcontent/uploads/sites/134/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Neil.pdf. Acesso em 20 de mar. 2022.
SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-learning e U-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Education, 2010.
SOUTO, Daise Lago Pereira; BORBA, Marcelo de Carvalho. Seres humanos-com-internet ou internet-com-seres humanos: uma troca de papéis?. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 2015. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/souto_borba/seres_humanos_com_internet.pdf. Acesso em 14 de out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.