A UTILIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DIFERENTES NÃO GARANTE QUALIDADE NAS AULAS: O CASO DO ENSINO O RUGBY NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22039.id1367

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Ensino, Conteúdo

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a experiência no ensino do conteúdo Rugby nas aulas de educação física. O artigo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, onde foi utilizado o método etnográfico. Foram observadas as aulas de educação física de uma instituição pública de Petrolina/PE. Realizamos uma entrevista com o professor e aplicamos questionários aos alunos. Os resultados apontam que apenas a inserção de conteúdos diferentes não pode ser entendido como uma boa prática ou prática inovadora nas aulas de educação física. A inserção de diferentes conteúdos é de fato uma demanda necessária diversificar o currículo da educação física na escola, mas não pode ser visto como um engodo para atribuir qualidade ou inovação nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diego Luz Moura, UGF

Doutor em Educação Física (UGF) Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Univasf)

Vanessa Alixandre Ferreira

Licenciada em Educação Física, Professora do Colégio Maria Auxiliadora (Petrolina/PE)

João Gabriel Eugênio de Araújo, IFPE

Mestre em Ciências (Univasf) Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Maria Larissy da Cruz Parente, UFBA

Mestre em Educação Física (Univasf) Professora do Colégio Motivo Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFBA)

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão. Educação física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, v. 21, n. 3, p. 7-16, 2017.

BASSANI, Jaílson José; TORRI, Danielle; VAZ, Alexandre. Educação do corpo, esporte e Educação Física Escolar. Rev. Virtual EF Artigos, Natal, v. 2. N. 4, 2005.

BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

CAPARROZ, Francisco Eduardo. A educação física enquanto componente curricular: entre a educação física na escola e a educação física da escola. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: PUC, 1996.

CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007.

CARLAN, Paulo; KUNZ, Elenor; FERFENSTEIFER, Paulo. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica "inovadora". Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 04, p. 55-75, out/dez, 2021.

CHAN-VIANNA, Alexandre Jackson; MOURA, Diego Luz; MOURÃO, Ludmila. Educação física, gênero e escola: uma análise da produção acadêmica. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 149-164, abril/junho, 2010.

FARIA, Bruno de Almeida; MACHADO, Thiago; BRACHT, Valter. A inovação e o desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz, Rio Claro, v. 18 n. 1, p. 120-129, jan./mar, 2012.

FERFENSTEIFER, Paulo; Silva, MARLON André da. Ensaiando o novo na educação física escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 119-134, jan./mar, 2011.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GUIMARÃES, Yasmin Gomes. Identificação das boas práticas no ensino da Educação Física. Relatório de Iniciação Científica. Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2015.

JESUS, Mauro Louzada; DEVIDE, Fabiano Pries; VOTRE, Sebastião. Apresentação e Análise de Trabalhos Acerca da Distribuição dos Alunos por Sexo nas Aulas de Educação Física Escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 02, p. 83-98, maio/agosto, 2008.

MAGNANI, José Guilherme Canto. De perto e de longe: notas para uma antropologia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.17, n.49,2002.

MATOS, Juliana Martins Cassari; SCHNEIDER, Omar.; MELLO, André da Silva; FERREIRA NETO, Amarílio Ferreira; SANTOS, Wagner. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v.19, n. 02, p.123-148, abr/jun, 2013.

MOURA, Diego Luz; Antunes, Marcelo Moreira. Aprendizagem técnica, avaliação e Educação Física Escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 835-848, jul./set, 2014.

MOURA, Diego Luz. Cultura e Educação Física Escolar: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.

OLIVEIRA, Sávio Assis de. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2001.

RIBEIRO, Ivanir.; SILVA, Vera Lúcia Gaspar. Das materialidades da escola: o uniforme escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 575-588, jul./set. 2012.

SOARES, Carmem Lucia. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996.

VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994

Downloads

Publicado

01.05.2022

Como Citar

LUZ MOURA, Diego; ALIXANDRE FERREIRA, Vanessa; EUGÊNIO DE ARAÚJO, João Gabriel; CRUZ PARENTE, Maria Larissy da. A UTILIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DIFERENTES NÃO GARANTE QUALIDADE NAS AULAS: O CASO DO ENSINO O RUGBY NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22039, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22039.id1367. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/226. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias