A UTILIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DIFERENTES NÃO GARANTE QUALIDADE NAS AULAS: O CASO DO ENSINO O RUGBY NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22039.id1367Palavras-chave:
Educação Física, Escola, Ensino, ConteúdoResumo
O objetivo desse artigo é analisar a experiência no ensino do conteúdo Rugby nas aulas de educação física. O artigo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, onde foi utilizado o método etnográfico. Foram observadas as aulas de educação física de uma instituição pública de Petrolina/PE. Realizamos uma entrevista com o professor e aplicamos questionários aos alunos. Os resultados apontam que apenas a inserção de conteúdos diferentes não pode ser entendido como uma boa prática ou prática inovadora nas aulas de educação física. A inserção de diferentes conteúdos é de fato uma demanda necessária diversificar o currículo da educação física na escola, mas não pode ser visto como um engodo para atribuir qualidade ou inovação nas aulas.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Felipe Quintão. Educação física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, v. 21, n. 3, p. 7-16, 2017.
BASSANI, Jaílson José; TORRI, Danielle; VAZ, Alexandre. Educação do corpo, esporte e Educação Física Escolar. Rev. Virtual EF Artigos, Natal, v. 2. N. 4, 2005.
BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
CAPARROZ, Francisco Eduardo. A educação física enquanto componente curricular: entre a educação física na escola e a educação física da escola. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: PUC, 1996.
CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007.
CARLAN, Paulo; KUNZ, Elenor; FERFENSTEIFER, Paulo. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica "inovadora". Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 04, p. 55-75, out/dez, 2021.
CHAN-VIANNA, Alexandre Jackson; MOURA, Diego Luz; MOURÃO, Ludmila. Educação física, gênero e escola: uma análise da produção acadêmica. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 149-164, abril/junho, 2010.
FARIA, Bruno de Almeida; MACHADO, Thiago; BRACHT, Valter. A inovação e o desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz, Rio Claro, v. 18 n. 1, p. 120-129, jan./mar, 2012.
FERFENSTEIFER, Paulo; Silva, MARLON André da. Ensaiando o novo na educação física escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 119-134, jan./mar, 2011.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GUIMARÃES, Yasmin Gomes. Identificação das boas práticas no ensino da Educação Física. Relatório de Iniciação Científica. Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2015.
JESUS, Mauro Louzada; DEVIDE, Fabiano Pries; VOTRE, Sebastião. Apresentação e Análise de Trabalhos Acerca da Distribuição dos Alunos por Sexo nas Aulas de Educação Física Escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 02, p. 83-98, maio/agosto, 2008.
MAGNANI, José Guilherme Canto. De perto e de longe: notas para uma antropologia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.17, n.49,2002.
MATOS, Juliana Martins Cassari; SCHNEIDER, Omar.; MELLO, André da Silva; FERREIRA NETO, Amarílio Ferreira; SANTOS, Wagner. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v.19, n. 02, p.123-148, abr/jun, 2013.
MOURA, Diego Luz; Antunes, Marcelo Moreira. Aprendizagem técnica, avaliação e Educação Física Escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 835-848, jul./set, 2014.
MOURA, Diego Luz. Cultura e Educação Física Escolar: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.
OLIVEIRA, Sávio Assis de. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2001.
RIBEIRO, Ivanir.; SILVA, Vera Lúcia Gaspar. Das materialidades da escola: o uniforme escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 575-588, jul./set. 2012.
SOARES, Carmem Lucia. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996.
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.