RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e028.id1381

Palavras-chave:

Raciocínio Combinatório, Objeto de Aprendizagem, Estratégias, Representações, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Os resultados de avaliações externas têm indicado baixos desempenhos em Matemática, principalmente no Ensino Médio. Dentre estas dificuldades têm-se os problemas de contagem que requisitam o raciocínio combinatório. Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho e as representações dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, a partir de um desafio proposto com o uso do objeto de aprendizagem Desafio dos botões. A pesquisa foi realizada com 108 estudantes de uma escola profissional do Estado do Ceará, no mês de setembro de 2021, por meio do OA e questionário. A escolha destes instrumentos levou em conta o contexto pandêmico vivenciado no período, o que requisitou o desenvolvimento de atividades no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Dentre os resultados tem-se que apenas 8,33% dos estudantes não conseguiram relacionar o OA com o assunto de Análise Combinatória. Dentre as representações mais utilizadas, destaca-se a língua materna, com 51,85% das representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Patrícia Souza Rodrigues Pinheiro, IFCE

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE) Professora de Matemática do Estado do Ceará

Juscileide Braga de Castro, UFC

Doutora em Educação (UFC) Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) Professora no Programa Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE)

Francisco Régis Vieira Alves, UFC

Doutor em Ensino da Matemática (UFC) Professor Titular do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN), do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática e do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (PROEPT/IFCE)

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. São Paulo: UFPR, 2007.

AZEVEDO, Italândia Ferreira de; SILVA, Monaliza de Azevedo.; ALVES, Francisco Régis Vieira. Objetos de Aprendizagem que abordam o raciocínio algébrico nos anos iniciais: uma proposta para o ensino de sequências e padrões. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, Edição Especial Desafios e Avanços Educacionais em Tempos da COVID-19, e149020, 2020.

BARROS, Renata Arruda; BOAVENTURA, Taíssa da Silva Lima. Desenvolvimento dos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo no Ensino dos Números Negativos: Uma Análise Crítica de Livros Didáticos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 113-131, 11 dez. 2019.

BARRETO, Fernanda; BORBA, Rute. Intervenções de combinatória na educação de jovens e adultos. Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. p. 528,2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 24 set. 2021.

BRASIL. Relatório SAEB. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, 2019.

BORBA, Rute. O raciocínio combinatório na educação básica. Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 10, p. 1-16, 2010.

CASTRO, Juscileide Braga de. Construção do conceito de covariação por estudantes do Ensino Fundamental em ambientes de múltiplas representações com suporte das tecnologias digitais. 2016. 275f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15908. Acesso em: 02 set. 2021.

CASTRO-FILHO, José Aires de; FREIRE, Raquel Santiago; CASTRO, Juscileide Braga de. Tecnologia e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, n. 2, pp. 93-98, 2017. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/5508

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social.6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GITIRANA, Verônica, et al. Repensando multiplicação e divisão: contribuições da Teoria dos campos conceituais. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2014.

HANDAYA, Armando. Uma reflexão sobre a dificuldade de aprendizagem de análise combinatória. Sinergia, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 13-17, jan./jun. 2017.

KALINKE, Marco Aurélio.; MOTTA, Marcelo Souza. À guisa de apresentações, definições e contextualizações. In: KALINE, M. A.; MOTTA, M. S. (Orgs). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na educação matemática. Campo Grande: Life Editora, p.7-21,2019.

LIMA, Renan Gustavo Araújo de; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Um estudo inicial de estratégias e dificuldades apresentadas pelos alunos, diante de problemas de combinatória. In: SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, 2014, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/sesemat/article/view/3079. Acesso em: 04.set. 2021.

MAGINA, Sandra. et al. Repensando adição e subtração: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. São Paulo: PROEM, 2001.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; SANTOS, Aparecido dos.; MERLINE, Vera Lúcia. O raciocínio de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 2, p. 517-533, 2014.

MARTINS, Elisa Friedrich; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Conceitos de objetos digitais de aprendizagem para análise combinatória nos anos iniciais. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 16, n. 01, p. 1-10, agosto, 2018.

MATHIAS, Carmen Vieira; MAQUES, Clandio Timm; JANETTE, Daiana Siqueira; SANTOS, Mariano Godois, Larissa Rosa dos; APPEL, Marta Lia Genro; CAVALLIN, Rosane Mesquita; FAGAN, Solange Binotto. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem nas áreas de língua portuguesa e matemática. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 05, n. 01, p. 1-10, jul,2007.

MORAIS, Anaur Daian de; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; LIMA, Cristiano Lopes. O Campo Multiplicativo a partir do Fórmula (-1): desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem e estratégias para a aprendizagem das operações com números positivos e negativos. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 07, n. 01, p. 1-10, jul. 2009.

MOREIRA, Marco Antônio. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS), Porto Alegre, v. 7, n.1, 2002.

PESSOA, Cristiane; BORBA, Rute. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1a a 4a série. Zetetike (UNICAMP), v. 17, p. 105-150, 2009. https://doi.org/10.20396/zet.v17i31.8646726.

PINTO, Evanilson Brandão. Combinatória no ensino médio: concentrando o ensino de objeto de aprendizagem (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal do Ceará, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13087. Acesso em: 31 ago. 2021.

REGES, Maria Auricélia Gadelha; SILVA, Daniela Glícea Oliveira da. A contribuição da Teoria dos Campos Conceituais na resolução de problemas aditivos e multiplicativos. In: LIMA, I. P. de et al. (Org.). A formação de professores de matemática sob diferentes perspectivas teóricas. 1ed.Terezina: EDUFPI, 2013, v. 1, p. 31-58.

SANTOS-FILHO, José Walter. Jogo eletrônico educacional como um objeto de aprendizagem visando a aprendizagem significativa: uma experiência com análise combinatória, 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4708. Acesso em: 04.set. 2021.

SOUZA, Danilo do Carmo de; CASTRO, Juscileide Braga de; BARRETO, Antônio Luiz de Oliveira. Desempenho, representações e estratégias de estudantes do 5º ano do ensino fundamental, na resolução de situações de combinatória. VIDYA, v. 40, n. 2, p. 397-416, jul./dez., 2020 - Santa Maria, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3367. Acesso em: 04.set. 2021.

SOUTO, Brendow. Comunidade virtual GeoGebra. 2020. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/snch97vf. Acesso em: 04.set. 2021.

VERGNAUD, Gérard. Multiplicative structures. In: LESH, R.; LANDAU, M. Acquisition of mathematics concepts and processes. New York: Academic Press, 1983. p. 127-174.

VERGNAUD, Gérard. A criança, a Matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Actas, 2009.

WILEY, David. Learning Object Design and Sequencing Theory. Thesis (Philosophy Course), Department of Instructional Psychology and Technology, Brigham Young University, Pr, 2000.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

SOUZA RODRIGUES PINHEIRO, Carla Patrícia; BRAGA DE CASTRO, Juscileide; RÉGIS VIEIRA ALVES, Francisco. RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e028, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e028.id1381. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/278. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias