DIÁLOGOS COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM COM A PEDAGOGIA FREINET

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p652-672.id715

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Matemática, Pedagogia Freinet

Resumo

Esta pesquisa descreve os percursos e aprendizagens de crianças da Educação Infantil nos seus tateamentos experimentais envolvendo conhecimentos matemáticos. O objetivo deste estudo é responder ao seguinte problema de pesquisa: “Quais vivências podem ser planejadas para a aprendizagem de conceitos matemáticos na Educação Infantil dentro de pressupostos da Pedagogia Freinet?”. Para os estudos, fez-se uso dos referenciais teóricos de Pedagogia Freinet, como Freinet (1996), Sampaio (2006) e da Educação Matemática, como Lorenzato (2008) e Smole (2003). A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados apontam que intervenções planejadas conseguiram criar contextos ampliados para aprendizagem de matemática resultando em aprendizagens que se fizeram presentes em brincadeiras e interações entre as crianças durante as rotinas da turma como pular-corda, brincar de amarelinha, jogos matemáticos, utilização de mapas da sala e registros de contagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evandro Tortora, UNESP

Doutor em Educação para Ciência (UNESP) Professor de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar (3ª versão). Abr. 2017.

CAMPINAS, Diretrizes Curriculares da Educação Infantil: Um processo de reflexão e ação. Secretaria Municipal de Educação, Campinas, 2014.

COUTINHO, Clara Pereira; SOUSA, Adão; DIAS, Anabela; BESSA, Fátima; FERREIRA, Maria José Rodrigues Cunha; VIEIRA, Sandra Regina (2009). Investigação‐acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. Revista Psicologia, Educação e Cultura, 13:2 , pp. 355- 379.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pedagogia da pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 31, n. 03, p. 483-502. set./dez.2005.

FREINET, Élise. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia de Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

FREINET, Célestin. Pedagogia do Bom Senso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

GARNICA, Antonio Vicente. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, Marcelo . de Carvalho.; ARAÚJO, Jussara de Loiola (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.1-18.

GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-210, 2006.

LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e Percepção Matemática. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Editora Scipione, 2006.

SMOLE, Kátia; DINIZ, Maria Ignez S. V.; CANDIDO, Patrícia T. Brincadeiras infantis nas aulas de Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SMOLE, Kátia. A matemática na educação infantil. a teoria as inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 7ª. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

TORTORA, Evandro. O Lugar da Matemática na Educação Infantil: um estudo sobre as atitudes e crenças de autoeficácia das professoras no trabalho com as crianças. 2019. 222 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Bauru. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191442. Acesso em: 12 fev. 2020.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

TORTORA, Evandro. DIÁLOGOS COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM COM A PEDAGOGIA FREINET. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 652–672, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p652-672.id715. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/426. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias