EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1155-1170.id752

Palavras-chave:

Ensino de Química, Experimentação Demonstrativa, Curso Pré-Vestibular

Resumo

As aulas experimentais surgem como uma estratégia eficiente devido ao seu caráter motivador. Em um curso preparatório para Exames e Vestibulares, destaca-se o ensino de uma gama de conteúdos em pouco tempo. Nesse contexto, este trabalho visa investigar as contribuições e as limitações da utilização da experimentação em aulas de Química de um curso pré-vestibular em Rio Branco/Acre. Com abordagem metodológica de pesquisa qualitativa do tipo exploratória, utilizou-se, na produção dos dados, um questionário semiestruturado, aplicado após 17 encontros, sendo que em cada encontro foram realizados diferentes experimentos demonstrativos. Os resultados indicam que a utilização da experimentação contribui para motivar e incentivar a participação dos alunos na aula e que estes justificam essa importância por considerarem que a explicação fica mais clara. Contudo, no que se refere às limitações, os discentes apontam pouca carga horária e espaço não adequado, afirmando não ser uma modalidade de ensino tradicionalmente esperada em cursinhos preparatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Víctor Acioli da Rosa, FAVENI

Especialista em Docência do Ensino Superior (FAVENI)

Gahelyka Aghta Pantano Souza, UFPR

Doutoranda em Educação (UFPR) Professora na Universidade Federal do Acre (UFAC)

Francisca Georgiana Martins do Nascimento, UFAC

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM/UFAC) Professora no Instituto Federal do Acre (IFAC)

André Ricardo Ghidini, INPA

Doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (INPA) Professor na Universidade Federal do Acre (UFAC)

Referências

ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de.; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo - Brasil, v. 25, n.2, p. 176-194, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172003000200007

ÁVILA, Simone Garcia.; MATOS, Jivaldo do Rosáriz. Compostos coloridos do ferro: uma proposta de experimentação utilizando materiais de baixo custo. EDUCACIÓN QUÍMICA, v. 28, p. 254-261, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.eq.2017.04.001

BARONI, José Marcelo Biagioni. Acesso ao ensino superior público: realidade e alternativas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. DOI: 10.11606/T.48.2010.tde-20042010-112755. Acesso em: 2018-10-31. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2010.tde-20042010-112755

BEVILACQUA, Gabriela Dias; COUTINHO-SILVA, Robson. O ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação. Ciências e Cognição, v. 10, p. 84-92, 2007.

CASTAMAN, Ana Sara; Vieira, MARILANDI Maria Mascarello. Formação continuada de professores da educação profissional - Continuing education teacher education professional. regae: revista de gestão e avaliação educacional, v. 2, p. 7-15, 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/2176217110037

CHASSOT, Áttico. Para que(m) é útil o ensino? .2ª ed. Canoas: EdULBRA, 2004.

CHAVES, Jossuele Maria Fagundes; HUNSCHE, Sandra. Atividades experimentais demonstrativas no ensino de Física: panorama a partir de eventos da área. Universidade Federal do Pampa. Rio Grande do Sul, 2014.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010.

FREITAS FILHO, João Rufino de; ÂNGELO, José Henrique Berto; BEZERRA, Janieire Dorlamis Cordeiro; LIRA, Camila Soledade de; ANDRADE, Suelâeny Aparecida de; SILVA, Ivoneide Mendes da; Souza Filho, João Sales de. Laboratório ambulante de química: instrumento de extensão universitária. Rev.Ciênc. Ext. v.8, n.1, p.82-97, 2012.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; Gonçalves, Fábio Peres. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em Química. Química Nova, v.27, n.2, p.326-331, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422004000200027

GIOPPO, Christiane; Scheffer, Elizabeth Weinhardt. O.; Neves, Marcos C. Danhoni. O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná. Educ. rev. [online]. 1998, n. 14, pp.39-57. ISSN 0104-4060. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.180. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.180

GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, 10(10), 43-49.

LIMA, Gabriel Henrique de; SILVA, Ricardo Sérgio da; ARANDAS, Maria Juliana Gomes; LIMA JÚNIOR, Nivaldo Bernardo de; CÂNDIDO, José Hyrlleson Batista; SANTOS, Katharine Raquel Pereira dos. O uso de atividades práticas no ensino de ciências em escolas públicas do município de Vitória de Santo Antão- PE. Rev. Ciênc. Ext. v.12, n.1, p. 19-27, 2016.

LOPES, Fernando de Carvalho. Imaginário, Arte e Alquimia: itinerários para uma educação da sensibilidade. Religare (UFPB), v. 10, p. 152-163, 2013.

LUCENA, Guilherme Leocádio; SANTOS, Vandeci Dias dos; SILVA, Afrânio Gabriel da. Laboratório virtual como alternativa didática para auxiliar o ensino de química no ensino médio. Revista Brasileira de Informática na Educação, vol. 21, n. 2, p. 27-37, 2013. DOI: https://doi.org/10.5753/RBIE.2013.21.02.27

MALDANER, Otavio Aloisio. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química – Professores /Pesquisadores. Ijuí: UNIJUÍ, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva. Técnicas de Pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORTIMER, Eduardo Fleury.; MACHADO, Andréa Horta. Química. Volume 1. Primeiro ano do Ensino Médio. -São Paulo: Scipione, 2016.

NOVAIS, Vera Lúcia Duarte de; ANTUNES, Murilo Tissoni. Vivá: Química: volume 2: ensino médio/ Curitiba: editora Positivo, 2016. (Coleção Vivá). ISBN: 978854670800-0 (manual do professor).

OLIVEIRA, Christian Santos; CUNHA, Márcia Cristina; AFFONSO, Ana Lúcia Suriani. Avaliação do Desempenho dos Alunos no Curso pré-Vestibular Unicentro na Disciplina de Química. In: III SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Guarapuava. Anais da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. Guarapuava: Unicentro, 2013. v. 2.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. Contribuições e Abordagens das Atividades Experimentais no Ensino de Ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae (ULBRA), v. 12, p. 139-153, 2010.

PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da Pesquisa Científica: Organização Estrutural e os Desafios para Redigir o Trabalho de Conclusão. Diálogos Acadêmicos, v. 8, p. 72-87, 2015.

SANTOS, Bárbara Cristina Dias; FERREIRA, Maira. Ensino de Química em um Curso de Educação Popular preparatório para o ENEM. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 2016, Florianópolis. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 2016.

SANTOS, Cristiano Alexandre dos. Identidade profissional do professor do Cursinho Garra de Goiânia. 2004. 227 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.

SCHWARTZMAN, Simon. O ensino médio no Brasil é formal, acadêmico, voltado para o vestibular. Não atende jovens com outros interesses. Revista Ensino Superior Unicamp, Ano 1, n. 2, 2010, p.16-25.

SILVA, Vinícius Gomes. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2016.

SILVA, Roberto Ribeiro da.; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos – um estudo de caso. Ciência & Educação, v.14, n.2, p.233-249, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004

STADLER, João Paulo; HUSSEIN, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva; MARQUES, Carlos Alberto. Questões de Química do novo ENEM com potencial para abordagem sócio científica. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 75, p. 780-798, 2020. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6011

TAPIA, Jesús Alonso.; FITA, Enrique Cartula. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz? 7. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

TONDIN, Celso Francisco; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos; MAGALHÃES, Deruchette Danire Henrique; PEREIRA, Jacqueline Danielle. Prática pedagógica e relação professor-aluno em cursinhos. PSI UNISC, v. 2, p. 90-104, 2017. DOI: https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11122

USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Conecte Química. São Paulo: Saraiva, 2011.

VARGAS, Hustana Maria. (2010). Sem perder a majestade: "profissões imperiais" no Brasil. Estudos de Sociologia, 15(28), 107-124.

WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 289-297, dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902010000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 29 jun. 2018.

YIN, Robert. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

ACIOLI DA ROSA, José Víctor; AGHTA PANTANO SOUZA, Gahelyka; MARTINS DO NASCIMENTO, Francisca Georgiana; RICARDO GHIDINI, André. EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1155–1170, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1155-1170.id752. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/454. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias