CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE IDENTIDADES JUVENIS NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1314-1328.id716Palavras-chave:
Concepções docentes, Identidades juvenis, Redes sociais virtuais, JovensResumo
Este artigo tem como objetivo discutir as concepções de cinco professores de Ensino Médio do Instituto Federal do Piauí sobre identidades juvenis no contexto das redes sociais virtuais. O estudo é de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os docentes foram entrevistados entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. As respostas desses sujeitos foram interpretadas pela Análise de Discurso. A forma como os professores entrevistados percebem os jovens no contexto das redes sociais enunciam uma perspectiva de juventude pluralizada e em constantes transformações. Permite detectar necessidades dos educandos nesse cenário, como orientações e espaços coletivos que propiciem conhecimentos sobre saúde emocional, diversidades, pensamento crítico e projeto de vida. Recomenda-se a abertura, por parte de profissionais da educação, ao diálogo com alunos e tecnologias, pois reconhecer as identidades subjetivas em percepções sensíveis é um ato educativo de caráter social para a docência na atualidade e para a formação integral dos educandos.
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