PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433

Palavras-chave:

Formação de professoras, ensino de ciências, anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil e as atividades valorizadas pelas professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que, apesar da grande maioria das professoras possuir curso superior e, portanto, ter frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, o curso não influenciou suas práticas. Conclui-se que, embora as professoras não neguem a importância das aulas de Ciências, esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. Para as professoras pesquisadas, atividades experimentais como as realizadas nas aulas de Ciências não se constituem parte do cotidiano de suas práticas pedagógicas, embora não neguem a importância dessa disciplina.

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Biografia do Autor

Sheila Alves Almeida, UFOP

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (USP) Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (UFOP) Orienta pesquisas no Programa de Pós Graduação do Mestrado em Educação no ICHS

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

ALVES ALMEIDA, Sheila. PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 578–593, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/521. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias