PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433Palavras-chave:
Formação de professoras, ensino de ciências, anos iniciais do Ensino FundamentalResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil e as atividades valorizadas pelas professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que, apesar da grande maioria das professoras possuir curso superior e, portanto, ter frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, o curso não influenciou suas práticas. Conclui-se que, embora as professoras não neguem a importância das aulas de Ciências, esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. Para as professoras pesquisadas, atividades experimentais como as realizadas nas aulas de Ciências não se constituem parte do cotidiano de suas práticas pedagógicas, embora não neguem a importância dessa disciplina.
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, H. M.. P. A escola como ambiente educativo. In: Jornal APASE, São Paulo: Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo, v. 13, n. 104, p. 5-8, jul. 2002.
ALMEIDA, S.A. Ver o invisível: as metamorfoses do aprender e do ensinar ciências em uma experiência de professoras do primeiro ciclo. Dissertação, Universidade Federal de Minas Gerais (2005).
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, jul. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200002
AUGUSTO T. G. da S.; AMARAL. I. A. A formação de professoras para o ensino de Ciências nas séries iniciais: Análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciência Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 493-509, fev. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150020014
BORGES, R.M.R.; MORAES, R. Educação em Ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1998
BRASIL, LDB, Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br> Acesso em: 01/10/2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília : MEC /SEF, 1998.
CARVALHO, M. P. de. Trabalho docente e relações de gênero. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED, n. 2, mai./ago, 1996.
COQUIDÉ, M. Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol.10, nº 1, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172008100110
DELIZOICOV, N. C; LOPES, A. R. L. V.; ALVES, B. D. Ciências Naturais nas Séries Iniciais: características e demandas no ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP, 2005.
FERNANDES, R. C. A. Tendências da Pesquisa Acadêmica sobre o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais da Escolarização (1972-2005). 2009. Dissertação – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2009.
FUMAGALLI, L. O ensino de Ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais. GAME. Perfil das Professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais de Minas Gerais. FAE-UFMG, 1998.
GARCÍA BARROS, S.; MARTÍNEZ-LOSADA, C. Qué actividades y qué procedimientos utiliza y valora el profesorado de educación primaria. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 19, n. 3, p. 433-452, 2001. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3993
GATTI, B. Estudos Quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100002
GATTI, B. Os professores e sua identidade: o desenvolvimento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85-90, ago.1994.
LIMA, M.E.C.C.; MAUÉS, E; Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Revista Ensaio. Vol. 8. n.2. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172006080207
MACEDO, M.S.A.N. (2004). Interações e práticas de letramento em sala de aula: o uso do livro didático e da metodologia de projetos. Tese de doutorado. Faculdade de Educação, UFMG.
NIGRO, R. G. AZEVEDO, M. N.. Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 705-720, 2011 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000300012
SATHRES, S. M. et al. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um viés para o exercício da interdisciplinaridade. In: Jornada Nacional da Educação, 12, 2006, Santa Maria.
UNESCO. Perfil dos Professores Brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam.../Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo: Moderna, 2004.
WEISSMANN, H. (org.). Didática das Ciências Naturais - Contribuições e Reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.