A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR RESISTÊNCIA BACTERIANA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLEM/2018

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p653-668.id497

Palavras-chave:

Bactéria, Resistência bacteriana, Antibióticos, Ensino, Livro didático

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que investiga o tema da resistência bacteriana e suas relações com o campo do ensino e as discussões que tangem o tema da saúde, gerando o objetivo desta pesquisa: verificar o trato do tema resistência bacteriana, abordada em livros didáticos e sua explanação relativa a importância do uso correto de antibióticos. Para isso, lançamos mão de uma metodologia de cunho qualitativo, empreendendo um estudo descritivo de 10 (dez) livros didáticos de Biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2018). A análise considerou a presença de quatro critérios: C1- doenças bacterianas e seu tratamento; C2- Resistência Bacteriana; C3- Problematização do tema Resistência Bacteriana; C4- Incentivo as práticas de uso correto de antibióticos. Dos livros analisados 80% estão adequados quanto ao ensino de doenças bacterianas e tratamento.  O tema resistência bacteriana apareceu em 50% dos livros com tópicos extremamente pequenos e explicações rasas. A problematização da resistência bacteriana apareceu em 70% dos livros com número de questões insignificantes. O uso correto de antibióticos apareceu somente em 40% dos livros. Concluímos que se faz necessário a criação de outras formas didáticas para o ensino destas temáticas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelle Alves Carvalho, UniFOA

Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA)

Carlos Alberto Sanches Pereira, USP

Doutor em Biotecnologia Industrial (USP) Professor e orientador do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA)

Lidiane de Fátima de Oliveira Souza, UniFOA

Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA)

Ana Paula Cunha Pereira, UNICAMP

Doutora em Educação Física (UNICAMP) Professora e orientadora do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA)

Referências

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia Moderna: Amabis & Martho. V. 2, 1ª Ed, Ensino Médio, São Paulo: Moderna, 2016.

BATISTA, Marcus Vinicius de Aragão; CUNHA, Marlécio Maknamara da Silva; CÂNDIDO, Alexandre Luna. Análise do tema virologia em livros didáticos de biologia do ensino médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=129512578009. Acesso em: 26 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172010120109

BIZZO, Nelio. Biologia: novas bases. Vol. 2, 1ª ed. São Paulo: IBEP, 2016.

BRAOIOS, Alexandre; PEREIRA, Ana Cláudia Souza; BIZERRA, Adaís Alves; POLICARPO, Olmeny Ferreira; SOARES, Nayana Carvalho; BARBOSA, Adriano de Souza. Uso de antimicrobianos pela população da cidade de Jataí (GO), Brasil. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, p. 3055-3060, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001000030&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013001000030

BRASIL. Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: biologia – guia de livros didáticos – Ensino Médio. Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017. 92 p. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/. Acesso em: 26 maio 2019.

BRÖCKELMANN, Rita Helena. Conexões com a Biologia. Organizadora: Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. Vol. 2, 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2016.

CASSANTI, Ana Claudia; CASSANTI, Ana Clara; ARAÚJO, Eliana Ermel; URSI, Suzana. Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores. Revista Conhecer, v. 9, n. 1, p. 84-93, 2008. Disponível em: http://botanicaonline.com.br/geral/arquivos/cassantietal2008%20microbiologia.pdf. Acesso em: 29 maio 2019.

CATANI, André; CARVALHO, Elisa Garcia; SANTOS, Fernando Santiago dos; AGUILAR, João Batista; CAMPOS, Sílvia Helena de Arruda. Ser Protagonista: biologia. 2º ano: Ensino Médio. 3ª Ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

DANDOLINI, Bruna Werner; BATISTA, Lilian de Bem; SOUZA, Lúcia Helena Fernandes de; GALATO, Dayani; PIOVEZAN, Anna Paula. Uso racional de antibióticos: uma experiência para educação em saúde com escolares. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, p. 1323-1331, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000500026&lng=en. Acesso em: 10 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000500026

ENGELKIRK, Paul Gwendolyn; DUBEN-ENGELKIRK, Janet. Burton Microbiologia para as ciências da saúde. Tradução: Eiler Fritsch Toros. 9ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

FAVARETTO, José Arnaldo. Biologia unidade e diversidade. 2º ano, 1ª ed., São Paulo: FTD, 2016.

FRISON, Marli Dallagnol; VIANNA, Jaqueline; CHAVES, Jéssica Mello; BERNARDI, Fernanda Naimann. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. Nov. 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/425.pdf. Acesso em: 07 Abr. 2019.

LINHARES, Sérgio; GERWANDSZNAJDER, Fernando; PACCA, Helena. Biologia Hoje. Vol. 2, 2ª Ed., São Paulo: Editora Ática, 2016.

LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. BIO. Vol.2, 3ª Ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

MENDONÇA, Vivian Lavander. Biologia: Ecologia: Origem da vida e biologia celular: embriologia e histologia. Vol. 2, 3ª Ed, Ensino Médio. São Paulo: Editora AJS, 2016.

MORAES, Amanda Ludogerio; ARAÚJO, Nayara Gabriele Picanço; BRAGA, Tatiana de Lima. Automedicação: revisando a literatura sobre a resistência bacteriana aos antibióticos. Revista eletrônica Estácio Saúde, Santa Catarina, v. 5, n. 1, p. 122-132, 2016. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/saudesantacatarina/article/viewFile/2234/1059. Acesso em: 08 maio 2019.

OGO, Marcela Yaemi; GODOY, Leandro Pereira. #Contato biologia. Vol. 2, 1ª ed., São Paulo, Quinteto Editorial, 2016.

OLIVEIRA, Adriana Cristina de; SILVA, Rafael Souza da. Desafios do cuidar em saúde frente à resistência bacteriana: uma revisão. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/revista/v10/n1/pdf/v10n1a17.pdf. Acesso em: 09 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/ree.v10i1.8011

OLIVEIRA, Erika Lira; RIATTO, Sabrina Gonçalves; VIEIRA, Andrê Parente Sá Barreto; CARVALHO, Giovana; FONSECA, Matheus; GUEDES, Victória; PEREIRA, Jackeline; ROCHA, Kaionara. A importância do nível de conhecimento dos professores de escola pública do ensino fundamental sobre saúde bucal–revisão de literatura. Revista campo do saber, v. 4, n. 5, 2019.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). A crescente ameaça da resistência antimicrobiana. Suíça. 2012. Disponível em: https://afro.who.int/sites/default/files/2017-06/OMS_IER_PSP_2012.2_por.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2019.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Resistência a antibióticos. Suíça. 2018. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antibiotic-resistance. Acesso em: 09 de maio de 2019.

PEREIRA, Francis Solange Vieira Tourinho; BUCARETCHI, Fábio; STEPHAN, Celso; CORDEIRO, Ricardo. Automedicação em crianças e adolescentes. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 83, n. 5, p. 453-458, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000600010&lng=en&nrm=iso. Acesso em:10 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0021-75572007000600010

PÉREZ, Fabio Martinez. A pesquisa qualitativa crítica. In: Questões sociocientífica na prática docente: Ideologia, autonomia e formação de professores [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2012, p. 138-152. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539303540

SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, AI Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4ª. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

SILVA JÚNIOR, César da; SASSON, Sezar; CALDINI, Nelson. Biologia Vol. 2. São Paulo: Saraiva 2016.

VASCONCELOS, Simão Dias; SOUTO, Emanuel. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100008

Downloads

Publicado

27.12.2019

Como Citar

ALVES CARVALHO, Marcelle; SANCHES PEREIRA, Carlos Alberto; OLIVEIRA SOUZA, Lidiane de Fátima de; CUNHA PEREIRA, Ana Paula. A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR RESISTÊNCIA BACTERIANA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLEM/2018. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 653–668, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p653-668.id497. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/527. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias