UMA TRAJETÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VESTÍGIOS HISTÓRICOS PRESENTES EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA ZONA RURAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p61-79.id367

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Zona Rural, História da Educação Rondoniense

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar os vestígios do ensino de Matemática numa escola rural situada em Presidente Médici-Rondônia. O estudo foi desenvolvido a partir das Histórias da Educação Brasileira e do estado de Rondônia, interligando-as à história da educação local. Metodologicamente fundamentou-se em fontes documentais por meio de triangulação com a narrativa de uma professora e da vivência da autora deste trabalho enquanto ex-aluna da escola, tendo como base os escritos de alguns teóricos da História, da História da Educação Matemática e da História da Educação de Rondônia. Teve como pergunta de pesquisa: De que maneira se deu a trajetória do ensino de Matemática em uma escola do interior rondoniense? Dentre os resultados destaca-se que o contexto histórico em que se originou a educação rondoniense é marcante em todo seu processo de organização e implementação, somente sendo viabilizada segundo as exigências das necessidades da sociedade que se formava no estado. O depoimento da professora elucida detalhes sobre a escola e o ensino de matemática que é evidenciado no caderno de atividades com práticas contextuais. As permanências e rupturas do ensino são designadas, principalmente, pelas condições sociais que cercam a comunidade escolar onde encontrou-se características da educação tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Vilmer Corrêa , UNIR

Licenciada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Marlos Gomes de Albuquerque, UFMT

Doutor em Educação, Ciências e Matemática (UFMT) Professor do Departamento de Matemática e Estatística (UNIR)

Referências

BERTONI, Nilza Eigenheer. Educação e linguagem matemática II: numerização. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229, 1990.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas. UNICAMP, ano 3, n. 4, p. 1-37. 1995.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos e exercícios de pesquisa. Revista História Oral, v. 18, n. 2, p. 35-53, jul./dez. 2015.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

HANSEN, Joo Adolfo. A civilização pela palavra. In: LOPES, Eliana Marques Teixeira; FARIAS FILHO, Luciano Mendes; VEIGA. Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

ISO: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2016. [online]. Brasília: Inep, 2017. [citado 2018-05-30]. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse> Acesso em 12 de outubro de 2017.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

LIMA, Abnael Machado de. Achegas para a História da Educação no Estado de Rondônia. 2. ed. Porto Velho/RO: Gráfica Palmares, 1993.

LOPES, Erika Maria; RIBEIRO, Emerson da Silva (orientador). Ensinar e aprender matemática em Presidente Médici durante as décadas de 1980 a 2010 na visão de professores desse período. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2014.

MAGALHÃES, Justino Pereira. Contributo para História da Instituições Educativas – Entre a memória e o arquivo. In: FERNANDES, Rogério; MAGALHÃES, Justino. (Org.). Para a História do Ensino Liceau em Portugal. Actas dos Colóquios do I Centenário da Reforma de Jaime Moniz (1854-1895). Braga: Universidade do Minho, 1999.

MATIAS, Francisco. Pioneiros: ocupação humana e trajetória política de Rondônia. Porto Velho/RO: Gráfica e Editor Maia Ltda, 1998.

MOREIRA, Nara Isabel. Um reencontro com a educação de Presidente Médici (a história que ninguém havia contado). Presidente Médici/RO, 2004.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As Políticas Educacionais no Governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE, v. 25, n. 2, p. 197-209, maio/ago. 2009.

PEZZIN, Ana Cláudia; FILHO, Moysés Gonzaga Siqueira. Vestígios do Ensino de Matemática em um Grupo Escolar Capixaba. Espírito Santo, 2012.

PINTO, Neuza Bertoni. História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 125-142, jan./abr. 2014 DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS06

SANFELICE, José Luís. História, instituições escolares e gestores educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 20–27, ago. 2006. Disponível em <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art4_22e.pdf> Acesso em 14 maio. 2013.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC: Revista de Educação Matemática, Ensino e Cultura, v. 8, n. 12, p. 22-50, jan./jun. 2013.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

VILMER CORRÊA , Cristiane; GOMES DE ALBUQUERQUE, Marlos. UMA TRAJETÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VESTÍGIOS HISTÓRICOS PRESENTES EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA ZONA RURAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 61–79, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p61-79.id367. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/547. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias