PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO DOS ANAIS DOS WORKSHOPS E SEMINÁRIOS ESTADUAIS DO IFMT
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p665-680.id267Palavras-chave:
Estado do Conhecimento, Ensino, Ciências BiológicasResumo
É notável que, no Brasil, o número de trabalhos na área de Ciências Biológicas, fruto de pesquisas em programas de pós-graduação, grupo de pesquisas, cursos de graduação, projetos de extensão ou de qualquer outro espaço científico, têm crescido consideravelmente nestes últimos anos. Em Mato Grosso, dentre diversas Instituições de Ensino Superior, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também é responsável por uma parcela das publicações. Diante disto, este trabalho de caráter bibliográfico e do tipo “Estado do Conhecimento”, tem por objetivos mapear e delinear um perfil ou tendência das publicações voltadas para o Ensino de Ciências Biológicas, e apresentadas entre 2013 e 2017 nos eventos científicos de nível estadual, em que houve a participação da Pró-Reitoria de Ensino do IFMT na organização. Os resultados obtidos demonstram que o perfil delimitado através desse estudo, têm aspectos semelhantes aos delineados pelo “Estado da Arte” da área de Ciências Biológicas, em periódicos nacionais apresentados por Sales et al. (2011), ou em dissertações e teses estudados por Teixeira e Megid Neto (2012).
Downloads
Métricas
Referências
FERREIRA, N. S. As pesquisas denominadas "Estado da Arte". Educação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO IFMT, 1, 2016, Jaciara-MT. Anais do I Seminário das Licenciaturas do IFMT/ III Seminário Integrador do PIBID IFMT/ III Seminário da Licenciatura em Ciências da Natureza. Jaciara: IFMT, 345p.
SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO IFMT, 2, 2017, Jaciara-MT. Anais do II Seminário das Licenciaturas do IFMT/ IV Seminário Integrador do PIBID IFMT/ IV Seminário da Licenciatura em Ciências da Natureza. Jaciara: IFMT, 295p.
NARDI, R. A área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. In: NARDI, R. (Org). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 357-412.
PALHARES, I. Programa de bolsas para professor tem redução de 14,8%. Folha de São Paulo, São Paulo, 17 ago. 2017. Folha Educação. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,programa-de-bolsas-para-professor-tem-reducao-de-14-8,70001939431>. Acessado em: 22 ago. 2018.
REGO, T. C. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e o remédio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 325-346, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n2/v40n2a03.pdf>. Acessado em: 12 set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061843
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em
educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, vol. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: < http://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf>. Acessado em: 13 jul. 2018.
SALES, A. B. et al. Tendências atuais da pesquisa em ensino em biologia: uma análise preliminar de periódicos nacionais. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 5, 2011, São Cristóvão, Ceará. Anais do V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Sergipe: EDUCON, 2011. p. 1-5. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8731/2/TendenciasAtuaisEnsinoBiologia.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2018.
SOARES, M. Alfabetização no Brasil – O Estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias: Universidade de Vigo. Espanha, v. 11, n. 2, p. 273-297. 2012. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_2_2_ex500.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.
WORKSHOP DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFMT, 4, 2014, Cuiabá. Anais do III WORKIF- Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT. Cuiabá-MT: IFMT, 2014. 1210 p.
WORKSHOP DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFMT, 4, 2016, Cuiabá. Anais do IV WORKIF- Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT. Cuiabá-MT: IFMT, 2016. 1127 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.