POSICIONAMENTOS E IDENTIDADE DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23047.id722Palavras-chave:
Experiência, Identidadedocente, Posicionamento, Estágio docenteResumo
Este estudo teve como objetivo investigar o processo de construção da identidade docente de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da experiência no estágio docente no ensino fundamental, com foco no desenvolvimento da atividade de ensino. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada com base no dialogismo bakhtiniano e na teoria do posicionamento. A construção das informações apoiou-se em duas entrevistas narrativas episódicas com cada uma das quatro licenciandas selecionadas do Instituto Federal do Maranhão/Campus Barreirinhas. Na pesquisa, foi utilizada a análise temática dialógica sobre as informações construídas através dos relatos das participantes. Para a organização das informações, foi elaborado um quadro com as situações, temas, significados e trechos da transcrição das entrevistas, além de um mapa semiótico coletivo que possibilitou a apresentação dos temas e significados. Os resultados da pesquisa indicam que as estudantes de licenciatura construíram as suas identidades docentes a partir da experiência de conseguir usar estratégias didáticas para superar a insegurança de ensinar no estágio docente, o que possibilitou a percepção da capacidade de serem professoras.
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