POSICIONAMENTOS E IDENTIDADE DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23047.id722

Palavras-chave:

Experiência, Identidadedocente, Posicionamento, Estágio docente

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o processo de construção da identidade docente de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da experiência no estágio docente no ensino fundamental,  com foco no desenvolvimento da atividade de ensino. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada com base no dialogismo bakhtiniano e na teoria do posicionamento. A construção das informações apoiou-se em duas entrevistas narrativas episódicas com cada uma das quatro licenciandas selecionadas do Instituto Federal do Maranhão/Campus Barreirinhas. Na pesquisa, foi utilizada a análise temática dialógica sobre as informações construídas através dos relatos das participantes. Para a organização das informações, foi elaborado um quadro com as situações, temas, significados e trechos da transcrição das entrevistas,  além de um mapa semiótico coletivo que possibilitou a apresentação dos temas e significados. Os resultados da pesquisa indicam que as estudantes de licenciatura construíram as suas identidades docentes a partir da experiência de conseguir usar estratégias didáticas para superar a insegurança de ensinar no estágio docente, o que possibilitou a percepção da capacidade de serem professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sabrina Mendes Sousa, Instituto Federal do Mraranhão (IFMA)

Licenciada em Ciências Biológicas pelo IFMA/Campus Barreirinhas, cursando pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos pela Uniasselve. Membra do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA/Barreirinhas.

Patrício Câmara Araújo, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS/UnB). Mestrado em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). Professor de Filosofia/Metodologia da Investigação Científica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Referências

ALLAIN, Luciana Resende; COUTINHO, Francisco Ângelo. Controvérsias em torno das identidades profissionais de licenciandos em biologia: um estudo inspirado na teoria ator-rede. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 1-20, jun./nov. 2017. Disponível em: https://s3w.net/Vw0ZN. Acesso em: 29 dez. 2022.

ALMEIDA, Célio dos Santos et al. Estágio supervisionado de ensino em ciências: um relato sobre as experiências obtidas no ambiente escolar (Ensino Fundamental). Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 3, n. 1, p. 207-215, mar. 2021. Disponível em: https://s3w.net/2Ve1l. Acesso em: 12 set. 2022.

AMATUZZI, Mauro Martins. Experiência: um termo chave para a psicologia. Memória e História em Psicologia, Belo Horizonte, v. 13, p. 8-15, nov. 2007. Disponível em: https://s3w.net/Tisse. Acesso em: 29 dez. 2022.

ARAÚJO, Patrício Câmara; BORGES, Fabrícia Teixeira. Imaginação e identidade no processo narrativo de uma professora. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 208-227, abr. 2020. Disponível em: https://s3w.net/EH7EJ. Acesso em: 05 jan. 2022.

ARRUDA, Sergio de Mello Arruda; ARAÚJO, Roberto Negrão de; PASSOS, Marinez Meneghello. Identidade docente e as relações com o saber em sala de aula: um estudo realizado com estudantes de uma licenciatura em ciências biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, Paraná, v. 23, n. 2, p. 1-17, ago. 2018. Disponível em: https://s3w.net/R4qr6. Acesso em: 30 dez. 2022.

ARRAIS, Antonia Adriana Mota; SILVA, Delano Moody Simiões da. O estágio supervisionado em ensino de ciências como espaço para a mobilização dos saberes docentes. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 13, n. 26, p. 79-92, jan./abr. 2021. Disponível em: https://s3w.net/pwI7e. Acesso em: 12 set. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2019: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.

BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2011.

BORGES, Fabrícia Teixeira; ARAÚJO, Patrício Câmara; AMARAL, Letícia de Castro do Amaral. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e pesquisa, Brasília, v. 32, n. esp., p. 1-9, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27.

BRUNER, Jerome. Atos de significação. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997.

DAVIES, Bronwyn; HARRÉ, Rom. Positioning: the discursive production of selves. Journal for the Theory of Behaviour, v. 20, n. 1, p. 43-17. 1990.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, set./fev. 2020. Disponível em: https://s3w.net/bEqzl. Acesso em: 12 set. 2022.

HARRÉ, Rom; VAN LANGENHOVE, Luk. Positioning Theory. Massachusetts: Blackwell Publishers, 1999.

KRÜGER-FERNANDES, Larissa; RIBEIRO, Lady Daiane Martins; BORGES, Fabrícia Teixeira. Análise Temática Dialógica aplicada a uma roda de conversa com crianças: uma explanação baseada em relato de pesquisa. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 64, p. 226-240, out. 2020. Disponível em: https://s3w.net/Y5Qge. Acesso em: 10 de jan. 2023.

LEITE, Joici de Carvalho; INANDA, Paulo; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Primeiras experiências da vivência na prática profissional: concepções e reflexões de licenciandos em ciências biológicas. Endure - Revista da Educação da UNIPAR, Paraná, v. 19, n. 2, p. 455-476, jun./dez. 2019. Disponível em: https://s3w.net/8CvDX. Acesso em: 10 de jan. 2022.

LIMA, Deiciane Silva de; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumi de Lima. Desafios e dificuldades na prática docente: relato de experiência das atividades vivenciadas no Estágio Supervisionado de Ensino em Ciências. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, Coari, v. 2, n. 1, p. 63-69, mai. 2020. Disponível em: https://s3w.net/wcd9j. Acesso em: 12 jan. 2022.

MOUTINHO, Karina; CONTI, Luciane de. Análise narrativa, construção de sentidos e identidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 2, p. 1-8, abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-3772e322213.

MUYLAERT, Camila Junqueira et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, n. 2, p. 193-199. 2014. Disponível em: https://s3w.net/MA1Zl. Acesso em: 15 de jun. 2022.

NÓVOA, Antônio et al. Pesquisa em educação como processo dinâmico, aberto e imaginativo. Educação Real, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 533-543, maio/ago. 2011. Disponível em: https://s3w.net/orAxP. Acesso em: 12 jan. 2022.

PRACIANO, Jaírla Bianca Aires; RODRIGUES, Natália Velloso Fontenelle Camelo; FEITOSA, Raphael Alves. Estágio supervisionado no curso de licenciatura em ciências biológicas: perspectivas e reflexões discentes. Revista Pátria Docente, Mato Grosso, v. 6, n. 2, p. e064, mai./ago. 2021. Disponível em: https://s3w.net/uN2RR. Acesso em: 20 de fev. 2022.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo, SP: Cortez, 1999. p. 15-34.

RECH, Rose Aparecida Colognese; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira. A constituição da identidade docente e suas implicações nas práticas educativas de professores de uma universidade comunitária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 102, n. 262, p. 642-667, set./dez. 2021. Disponível em: https://s3w.net/3nmlw. Acesso em: 26 jan. 2022.

REIS, Matheus dos Santos; DIAS, Viviane. As contribuições do professor supervisor para a construção da identidade docente de licenciandos em ciências biológicas. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo horizonte, v. 14, n. 29, p. 133-148, jan./abr. 2022. Disponível em: https://s3w.net/AtgOS. Acesso em: 25 de mar. 2022.

SAITO, Fabiano Santos; RIBEIRO, Patrícia Nora de Souza. (Multi)letramento(s) digital(is) e teoria do posicionamento: análise das práticas discursivas de professoras que se relacionaram com as tecnologias da informação e comunicação no ensino público. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo horizonte, v. 13, n. 1, p. 37-65, mar. 2013. Disponível em: https://s3w.net/fVa1r. Acesso em: 29 jan. 2022.

SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes. Memória cultura e poder na sociedade do esquecimento. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 6, p. 14-18, maio 2003. Disponível em: https://s3w.net/RkZ1p. Acesso em: 20 fev. 2022.

SILVA, Cátia Cândido da; BORGES, Fabrícia Teixeira. Análise temática dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas. Linhas Críticas, Brasília, v. 2, n. 51, p. 245-267, jun/set. 2017. Disponível em: https://s3w.net/1GMMz. Acesso em: 02 de jan. 2022.

SILVA, Marcos Vinicius Marques da; SOARES, Karla Jeane Coqueiro Bezerra; VALLE, Mariana Guelero do. Saberes e identidade docente: uma análise em um curso de licenciatura em ciências biológicas. Educação em Revista, Minas Gerais, v. 37, p. 1-18, ago. 2021. Disponível em: https://s3w.net/K9ujm. Acesso em: 24 set. 2022.

SOUZA, Juliana Brandão de; REIS, Matheus dos Santos; DIAS, Viviane Borges. Concepção de licenciandos em ciências biológicas sobre o estágio curricular supervisionado e sua colaboração para a construção da identidade docente. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Rio Grande do Sul, v. 11, n. 1, p. 1-17, jun. 2022. Disponível em: https://s3w.net/VoQhT. Acesso em: 12 set. 2022.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, SP: Limitada, 2001.

Downloads

Publicado

28.01.2024

Como Citar

SOUSA, Sabrina Mendes; ARAÚJO, Patrício Câmara. POSICIONAMENTOS E IDENTIDADE DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23047, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23047.id722. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/722. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias