UNA CARACTERIZACIÓN DE TAREAS DE ANÁLISIS DE PRODUCCIÓN ESCRITA PARA LA ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n1.e033.id1451Palabras clave:
Educación Matemática, Elaboración de Tareas, Análisis de Producción EscritaResumen
Este artículo deriva de una disertación, de carácter cualitativo, que buscaba analizar y caracterizar el proceso de construcción de Tareas de Análisis de la Producción Escrita por participantes de un curso de extensión. Los datos analizados surgieron de los datos escritos producidos por los sujetos al planificar, discutir y elaborar las tareas. Atendiendo al análisis y resultados, se puede concluir que las Tareas de la Análisis de la Producción Escrita tienen las características de ser una acción, cuya progresividad en su elaboración conduce a una práctica de interacción y reflexión. Finalmente, para el desarrollo profesional de los docentes, se destaca como contribución del TAPE una (re)organización de las prácticas docentes.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, Vanessa Lucena de Camargo. Questões não-rotineiras: a produção escrita de alunos da graduação em Matemática. 2009. 144f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2009.
ALVES, Rose Mary Fernandes. Estudo da produção escrita de alunos do Ensino Médio em questões de Matemática. 2006. 158f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2006.
BEZERRA, Gisleine Correa. Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade: um estudo. 2010. 183f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2010.
CARDOSO, Milene Aparecida Malaquias. Análise Da Produção Escrita Em Matemática: Quatro Histórias Da Construção De Uma Proposta De Ensino Para A Educação De Jovens E Adulto. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
CARDOSO, Milene Aparecida Malaquias; PEREIRA, Fernando Francisco; DALTO, Jader Otávio. Configurando a análise da produção escrita como estratégia de ensino a partir de uma experiência com o sétimo ano. ACTIO: docência em ciências, v.3, n.3, 2018.
CELESTE, Leticia Barcaro. A Produção escrita de alunos do Ensino Fundamental em questões de Matemática do PISA. 2008. 85f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2008.
DALTO, Jader Otávio. A produção escrita em Matemática: análise interpretativa da questão discursiva de Matemática comum à 8ª série do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio da AVA/2002. 2007. 100f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2007.
DONEZE, Iara Souza. A construção de tarefas de análise da produção escrita para o ensino e a aprendizagem de matemática. 2019. 102 f Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de Matemática. 2009. 166f. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2009.
LOPEZ, Juliana Maira Soares. Análise interpretativa de questões não-rotineiras de Matemática. 2010. 141f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2010.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011
MORAES, Roque; GALIAZZI, Mari do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: 2 ed. Unijuí, 2007
NAGY-SILVA, Marcia Cristina. Do observável ao oculto: um estudo da produção escrita de alunos da 4ª série em questões de Matemática. 2005. 114f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2005.
NEGRÃO de LIMA. Roseli Cristina. Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental em questões discursivas. 2006. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2006.
PEREGO, Sibéle Cristina. Questões abertas de Matemática: um estudo de registros escritos. 2005. 103f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2005.
PEREGO, Franciele. O que a produção escrita pode revelar? Uma análise de questões de Matemática. 2006. 128f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2006.
PEREIRA, Fernando Francisco; DONEZE, Iara Souza; DALTO, Jader Otávio. Caracterizando Tarefas de Análise da Produção Escrita por meio do ensino de Equações. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.7, n.14, 2018.
SANTOS, Edilaine Regina dos. Estudo da produção escrita de alunos do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de Matemática. 2008. 166f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2008.
SANTOS, Edilaine Regina dos. Análise da produção escrita em Matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. 156 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
SEGURA, Raquel de Oliveira. Estudo da Produção Escrita de Professores em Questões discursivas de Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2005.
VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo. O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em Matemática. 2007. 108f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2007.
YIN, Robert. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.