QUIZ MOLECULAR: APLICATIVO LÚDICO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p172-192.id550

Palabras clave:

Tecnologias no Ensino, Ensino de Química, Química Orgânica

Resumen

Atualmente, existe uma preocupação em relação ao processo de ensino-aprendizagem de alguns conceitos científicos, como os conceitos iniciais de Química Orgânica, vistos no terceiro ano do Ensino Médio. Uma das alternativas para solucionar esse problema tem sido construir e apontar materiais didáticos para incrementar a metodologia das aulas ministradas pelos professores de Ciências. Alguns desses materiais, que podem contribuir com o êxito no processo de ensino-aprendizagem são os softwares lúdicos educacionais. Neste trabalho, apresentamos um aplicativo didático que foi desenvolvido, denominado Quiz Molecular, para dispositivos móveis, abordando o conteúdo de funções orgânicas. Além disso, relatou-se a aplicação, avaliação e validação do jogo com alunos de uma escola estadual de Ensino Médio e licenciandos em Química de uma instituição federal de ensino, utilizando-se questionários com perguntas objetivas e discursivas, em uma pesquisa qualitativa. Notou-se que o jogo proposto agradou aos alunos de Ensino Médio e aos futuros professores, demonstrando que pode ser uma boa alternativa para dinamizar as aulas de Química Orgânica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ezequiel Santos Silva, IFG

Licenciando em Química pelo Instituto Federal de Goiás (IFG)

Luiz Fernando Batista Loja, UFU

Doutor em Engenharia Elétrica (UFU) Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG)

Diego Arantes Teixeira Pires, IFG

Doutorado em Química (UnB) Professor do Instituto Federal de Goiás (IFG)

Citas

ALMEIDA, Sara; SOARES, Marlon H. F. B.; MESQUITA, Nyuara A. S. Proposta de Formação de Professores de Química por meio de uma Licenciatura Parcelada: Possibilidade de Melhoria da Prática Pedagógica versus formação aligeirada. Química Nova na Escola, v. 34, n. 3, p.136-146, 2012.

ANJOS, José Ayron Lira; GUIMARÃES, Ricardo Lima. Elaboração e validação do jogo do palito no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, p. 163-172, 2017. DOI: https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.741

CUNHA, Marcia Borin. Jogos no Ensino de Química: Considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola. v. 34, p. 92-98. 2012.

FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.

LAMBACH, Marcelo; MARQUES, Carlos Alberto. Lavoisier e a influência nos Estilos de Pensamento Químico: contribuições ao ensino de química contextualizado sócio-historicamente. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, p. 9-30, 2014.

LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no Ensino de Química. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.

LIMA, José Ossian Gadelha. Perspectivas de novas tecnologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, v. 1, n. 136, p. 96-97, 2012.

LUDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MACENO, Nicole Glock; GUIMARÃES, Orliney Macie. A Inovação na Área de Educação Química. Revista Química Nova na Escola, v. 35, v. 1, p. 48-56, 2013.

OLIMPIO, Fernanda Mendes de Paiva; GOMES, Claudia. Desafios E Perspectivas No Ensino De Química: Uma Análise a Partir de Pesquisas Publicadas Sobre a Docência. Revista Labirinto, v. 21, n. 1, p.358-382, 2014.

REZENDE, Felipe Augusto de Mello. Jogos no Ensino de Química: um Estudo Sobre a Presença/Ausência de Teorias de Ensino e Aprendizagem à Luz do V Epistemológico de Gowin. 2017. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

RODRIGUES, Leandro Bezerra; SILVA, Júlio César. Framework para Desenvolvimento de Jogos 3D Baseado na API O3D. Revista Eletrônica TECCEN, v. 3, n. 2, p. 97-110, 2010. DOI: https://doi.org/10.21727/teccen.v3i2.62

ROQUE, Nídia Franca; SILVA, José Luis. A Linguagem Química e o Ensino de Química Orgânica. Química Nova, v.31, n. 4, p. 921-923, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422008000400034

SANTOS, Ana Paula Bernardo; MICHEL, Ricardo Cunha. Vamos Jogar uma SueQuímica? Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 179-183, 2009.

SCHOL, Felipe; EICHLER, Marcelo Leandro. Criatividade e autoria na produção de jogos sobre unções orgânicas por estudantes do Ensino Médio. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 2, n. 1, p. 45-61, 2018. DOI: https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1166

SILVA, Jandui E.; SILVA Jr, Carlos N.; OLIVEIRA, Ótom A.; CORDEIRO, Diego O. Pistas Orgânicas: um jogo para o processo de ensino e aprendizagem da química. Química Nova na Escola, v. 40, n. 1, p. 25-32, 2018. DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160101

SIMÕES NETO, José Euzébio; SILVA, Rafael Branco; ALVES Cláudia Thamires da Silva; SILVA, Joseane da Conceição Soares. Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudantes do Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química. v. 2, n. 2, p. 47-54, 2016.

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. O Lúdico em Química: Jogo e Atividades Aplicados ao Ensino de Química. 2004. 2019f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidades Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

Publicado

2020-04-30

Cómo citar

SANTOS SILVA, Ezequiel; BATISTA LOJA, Luiz Fernando; TEIXEIRA PIRES, Diego Arantes. QUIZ MOLECULAR: APLICATIVO LÚDICO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 1, p. 172–192, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p172-192.id550. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/484. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.

Artículos más leídos del mismo autor/a