QUIZ MOLECULAR: APLICATIVO LÚDICO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p172-192.id550Palabras clave:
Tecnologias no Ensino, Ensino de Química, Química OrgânicaResumen
Atualmente, existe uma preocupação em relação ao processo de ensino-aprendizagem de alguns conceitos científicos, como os conceitos iniciais de Química Orgânica, vistos no terceiro ano do Ensino Médio. Uma das alternativas para solucionar esse problema tem sido construir e apontar materiais didáticos para incrementar a metodologia das aulas ministradas pelos professores de Ciências. Alguns desses materiais, que podem contribuir com o êxito no processo de ensino-aprendizagem são os softwares lúdicos educacionais. Neste trabalho, apresentamos um aplicativo didático que foi desenvolvido, denominado Quiz Molecular, para dispositivos móveis, abordando o conteúdo de funções orgânicas. Além disso, relatou-se a aplicação, avaliação e validação do jogo com alunos de uma escola estadual de Ensino Médio e licenciandos em Química de uma instituição federal de ensino, utilizando-se questionários com perguntas objetivas e discursivas, em uma pesquisa qualitativa. Notou-se que o jogo proposto agradou aos alunos de Ensino Médio e aos futuros professores, demonstrando que pode ser uma boa alternativa para dinamizar as aulas de Química Orgânica.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, Sara; SOARES, Marlon H. F. B.; MESQUITA, Nyuara A. S. Proposta de Formação de Professores de Química por meio de uma Licenciatura Parcelada: Possibilidade de Melhoria da Prática Pedagógica versus formação aligeirada. Química Nova na Escola, v. 34, n. 3, p.136-146, 2012.
ANJOS, José Ayron Lira; GUIMARÃES, Ricardo Lima. Elaboração e validação do jogo do palito no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, p. 163-172, 2017. DOI: https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.741
CUNHA, Marcia Borin. Jogos no Ensino de Química: Considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola. v. 34, p. 92-98. 2012.
FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.
LAMBACH, Marcelo; MARQUES, Carlos Alberto. Lavoisier e a influência nos Estilos de Pensamento Químico: contribuições ao ensino de química contextualizado sócio-historicamente. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, p. 9-30, 2014.
LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no Ensino de Química. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.
LIMA, José Ossian Gadelha. Perspectivas de novas tecnologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, v. 1, n. 136, p. 96-97, 2012.
LUDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MACENO, Nicole Glock; GUIMARÃES, Orliney Macie. A Inovação na Área de Educação Química. Revista Química Nova na Escola, v. 35, v. 1, p. 48-56, 2013.
OLIMPIO, Fernanda Mendes de Paiva; GOMES, Claudia. Desafios E Perspectivas No Ensino De Química: Uma Análise a Partir de Pesquisas Publicadas Sobre a Docência. Revista Labirinto, v. 21, n. 1, p.358-382, 2014.
REZENDE, Felipe Augusto de Mello. Jogos no Ensino de Química: um Estudo Sobre a Presença/Ausência de Teorias de Ensino e Aprendizagem à Luz do V Epistemológico de Gowin. 2017. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
RODRIGUES, Leandro Bezerra; SILVA, Júlio César. Framework para Desenvolvimento de Jogos 3D Baseado na API O3D. Revista Eletrônica TECCEN, v. 3, n. 2, p. 97-110, 2010. DOI: https://doi.org/10.21727/teccen.v3i2.62
ROQUE, Nídia Franca; SILVA, José Luis. A Linguagem Química e o Ensino de Química Orgânica. Química Nova, v.31, n. 4, p. 921-923, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422008000400034
SANTOS, Ana Paula Bernardo; MICHEL, Ricardo Cunha. Vamos Jogar uma SueQuímica? Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 179-183, 2009.
SCHOL, Felipe; EICHLER, Marcelo Leandro. Criatividade e autoria na produção de jogos sobre unções orgânicas por estudantes do Ensino Médio. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 2, n. 1, p. 45-61, 2018. DOI: https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1166
SILVA, Jandui E.; SILVA Jr, Carlos N.; OLIVEIRA, Ótom A.; CORDEIRO, Diego O. Pistas Orgânicas: um jogo para o processo de ensino e aprendizagem da química. Química Nova na Escola, v. 40, n. 1, p. 25-32, 2018. DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160101
SIMÕES NETO, José Euzébio; SILVA, Rafael Branco; ALVES Cláudia Thamires da Silva; SILVA, Joseane da Conceição Soares. Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudantes do Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química. v. 2, n. 2, p. 47-54, 2016.
SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. O Lúdico em Química: Jogo e Atividades Aplicados ao Ensino de Química. 2004. 2019f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidades Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.