A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p453-460.id248

Palabras clave:

Avaliação, Sondagem, Alfabetização

Resumen

Este é um relato de experiência sobre a sondagem da escrita realizada com alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, uma das atividades propostas pelas Orientadoras de Estudos (OE) do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2016 Polo Nova Iguaçu/RJ. Nosso objetivo com este relato é acentuar a importância da sondagem da escrita como instrumento de avaliação no período da alfabetização. Aplicamos um ditado para a escrita e leitura imediata pelos alunos das escolas em que atuamos como Orientadoras Pedagógicas. Percebemos significativos avanços na aprendizagem das crianças. Concluímos que tal prática deve ocorrer constantemente em todo o período da alfabetização de modo a mobilizar estratégias de intervenção pelo professor e o desenvolvimento dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Patrícia Rodrigues Rocha, UNIGRANRIO

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes (UNIGRANRIO)

Alessandra de Souza Santos, UNIGRANRIO

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes (UNIGRANRIO)

Citas

BATISTA, Antônio Augusto Gomes; SILVA, Ceris S. Ribas; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro; CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MONTEIRO, Sara Mourão. Avaliação diagnóstica da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. 88p. – (Coleção Instrumentos da Alfabetização). Disponível em: < http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/instrumentos%20da%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/Col-Instrumentos-03_AvaliacaoDiagnostica.compressed.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2012. 40 p. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Apresentacao%20MIOLO.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2016.

MACHADO, Maira Gledi Freitas Kelling; STAUB, Teresinha. PNAIC: relatos de experiência de uma formação continuada para a garantia de uma alfabetização de sucesso. IN: Colóquio Internacional de Educação – Educação e contemporaneidade –UFS, 2014, São Cristóvão/SE/Brasil. Anais... São Cristóvão, SE, UFS, 2014, p. 371-380. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/coloquiointernacional/article/view/5147>. Acesso em: 29 jan. 2017.

ONÁRI, Márcia da Rocha, BARROS, Paola Guimarães da La Rocque M. de, BARBOSA, Daniele Corrêa Sales, TRINDADE Vanessa Aguirre. Sondagem: instrumento de avaliação no processo de aprendizagem. In: XV INIC Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e XI EPG Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 2011, São José dos Campos, SP. Anais... SJC, SP, UNIVAP, 2011, p. 1-6. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/0173_1236_01.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2017.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

RODRIGUES ROCHA, Patrícia; SOUZA SANTOS, Alessandra de. A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 453–460, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p453-460.id248. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/572. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías