A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p453-460.id248Palabras clave:
Avaliação, Sondagem, AlfabetizaçãoResumen
Este é um relato de experiência sobre a sondagem da escrita realizada com alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, uma das atividades propostas pelas Orientadoras de Estudos (OE) do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2016 Polo Nova Iguaçu/RJ. Nosso objetivo com este relato é acentuar a importância da sondagem da escrita como instrumento de avaliação no período da alfabetização. Aplicamos um ditado para a escrita e leitura imediata pelos alunos das escolas em que atuamos como Orientadoras Pedagógicas. Percebemos significativos avanços na aprendizagem das crianças. Concluímos que tal prática deve ocorrer constantemente em todo o período da alfabetização de modo a mobilizar estratégias de intervenção pelo professor e o desenvolvimento dos alunos.
Descargas
Métricas
Citas
BATISTA, Antônio Augusto Gomes; SILVA, Ceris S. Ribas; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro; CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MONTEIRO, Sara Mourão. Avaliação diagnóstica da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. 88p. – (Coleção Instrumentos da Alfabetização). Disponível em: < http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/instrumentos%20da%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/Col-Instrumentos-03_AvaliacaoDiagnostica.compressed.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2012. 40 p. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Apresentacao%20MIOLO.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2016.
MACHADO, Maira Gledi Freitas Kelling; STAUB, Teresinha. PNAIC: relatos de experiência de uma formação continuada para a garantia de uma alfabetização de sucesso. IN: Colóquio Internacional de Educação – Educação e contemporaneidade –UFS, 2014, São Cristóvão/SE/Brasil. Anais... São Cristóvão, SE, UFS, 2014, p. 371-380. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/coloquiointernacional/article/view/5147>. Acesso em: 29 jan. 2017.
ONÁRI, Márcia da Rocha, BARROS, Paola Guimarães da La Rocque M. de, BARBOSA, Daniele Corrêa Sales, TRINDADE Vanessa Aguirre. Sondagem: instrumento de avaliação no processo de aprendizagem. In: XV INIC Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e XI EPG Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 2011, São José dos Campos, SP. Anais... SJC, SP, UNIVAP, 2011, p. 1-6. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/0173_1236_01.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.