Docente-investigador: un análisis en la formación inicial de profesores de curso de química

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24022.id874

Palabras clave:

Formación de Profesores, Formación Inicial, Docente-Investigador, Química

Resumen

En Brasil, las carreras de formación docente en Química sufrieron cambios desde 1930 hasta las primeras décadas del siglo XXI. Este estudio tuvo como objetivo identificar cómo la investigación científica es incluida en el plan de estudios prescrito de la carrera de Licenciatura en Química de la Universidad Federal de Amazonas. Como aporte teórico nos basamos en el tema del docente-investigador. Se realizó una investigación documental sobre los Proyectos Políticos del Curso, utilizando el Análisis Textual Discursivo de Moraes y Galiazzi (2007) para analizar los datos recolectados. Los datos demostraron que la reestructuración de la carrera siguió las directrices establecidas por documentos gubernamentales e incluyó en su alcance la investigación/investigación, el contacto del estudiante con la investigación, permitiendo así las competencias y habilidades de un profesional con perfil de docente-investigador. Se concluyó que el plan de estudios prescrito sufrió modificaciones según lo recomendado por las DCN y con ello el curso presentó una superación del paradigma de la racionalidad técnica e incorporó formación para la investigación en disciplinas pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Luiz Eduardo Lima da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professor de Química (40 horas) da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Ciências - Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (2019).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem, Jogos Didáticos, Contextualização, Ensino de Biologia e Química Orgânica.

Sidilene Aquino de Farias, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que desenvolveu pesquisa sobre a Formação Inicial de Professores de Química. Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade Federal do Amazonas. Atua, principalmente, no Curso de Licenciatura em Química ministrando disciplinas dos eixos curriculares Estágio Curricular e Prática como Componente Curricular. Já coordenou o subprojeto Química na Residência Pedagógica, no período de 2018 a 2020. Em relação a pesquisa e orientação, está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Química, linha de pesquisa Ensino de Química. Possui experiência na administração como coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Química, com: cromatografia, separação e identificação de classes lipídicas, ácidos graxos (peixes e óleos vegetais), análise de combustíveis. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Química, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Ciências, aprendizagem no ensino de Ciências, motivação da aprendizagem, materiais didáticos e experimentação no ensino.

 

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Publicado

2024-07-25

Cómo citar

SILVA, Luiz Eduardo Lima da; FARIAS, Sidilene Aquino de. Docente-investigador: un análisis en la formación inicial de profesores de curso de química. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 9, p. e24022, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24022.id874. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/874. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.