METODOLOGIAS ATIVAS QUE EMPREGAM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e083.id1257

Palavras-chave:

Métodos Ativos, Educação Profissional Integrada, Mapeamento Sistemático

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um mapeamento sistemático de literatura do uso de metodologias ativas que empregam tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem, no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais. A busca dos trabalhos foi feita no site Google Acadêmico e a escolha dos trabalhos foi feita por meio de votação dos autores de forma que somente os trabalhos com dois votos ou mais seriam analisados, o corpus analisado foram cinco artigos e uma tese que usaram TDIC aliadas a quatro metodologias ativas em disciplinas do Ensino Médio e Ensino Técnico no ambiente dos Institutos Federais. Os resultados apontam que o planejamento de práticas pedagógicas, que aliem metodologias ativas e tecnologia, potencializam o processo de ensino-aprendizagem de estudantes em diferentes disciplinas com diferentes meios de aprendizagem, seja por gamificação, peer instruction, aprendizagem baseada em projetos ou produção autoral por meio de dispositivos computacionais.

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Biografia do Autor

Simone Rodrigues de Magalhães, USP

Doutora em Ciências no programa Recursos Florestais (USP) Professora Substituta do IFNMG Campus Arinos

Laerte Mateus Rodrigues, IFMG

Doutor em Bioinformática, Professor EBTT lotado no IFMG Campus Ribeirão das Neves

Cláudio Alves Pereira, UFES

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Mestre em Educação (UFLA)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

RODRIGUES DE MAGALHÃES, Simone; RODRIGUES, Laerte Mateus; ALVES PEREIRA, Cláudio. METODOLOGIAS ATIVAS QUE EMPREGAM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e083, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e083.id1257. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/295. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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