DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA NO CAMPO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23020.id1710

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem, Docência na Educação Básica, Escola no Campo

Resumo

O estudo em tela teve como objetivo central refletir sobre dificuldades de aprendizagem vivenciadas na sala de aula pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, Comunidade Rural Jucuri, Mossoró – RN, na perspectiva de professores. Em parâmetros metodológicos, a pesquisa se desenvolveu com base na abordagem qualitativa e se caracterizou como uma pesquisa de campo. Nela, fizemos uso do questionário composto por questões abertas, o qual foi desenvolvido com dois professores das áreas de Ciências Humanas e Linguagens da escola mencionada. Dentre os autores que fundamentaram o estudo, elencam-se Garcia (1998), Arroyo (1999), Osti (2012), Mendes e Medeiros (2021), dentre outros. Ressaltamos que as dificuldades de aprendizagem se evidenciaram com mais ênfase acerca da leitura, da produção e compreensão de textos, bem como a respeito da não internalização e construção de conceitos específicos das disciplinas escolares das áreas estudadas no currículo escolar.

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, UECE

Doutorado em Educação (UECE) Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN)

Luzineide Márcia de Paula Gomes, UFERSA

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas e Sociais (UFERSA) Professora da Educação Básica

Antonio Anderson Brito do Nascimento, UERN

Mestrando em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN) Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

MEDEIROS, Emerson Augusto de; GOMES, Luzineide Márcia de Paula; NASCIMENTO, Antonio Anderson Brito do. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA NO CAMPO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23020, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23020.id1710. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/165. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias