Impressões docentes na educação física escolar de Cuiabá, mato grosso: relato de experiências positivas na educação infantil

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24005.id774

Palavras-chave:

Experiências de ensino, Educação Física, Educação Infantil

Resumo

O presente estudo tem por objetivo descrever  as práticas de ensino desenvolvidas nas aulas de Educação Física na Educação Infantil a partir dos relatos de experiências de professores de Educação Física das escolas municipais de Cuiabá, MT. Para tanto, realizamos um estudo de campo, de natureza descritiva, de abordagem qualitativa e interpretativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores de Educação Física das escolas municipais de Cuiabá, MT, atuantes na Educação Infantil. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram questionário e entrevista. Evidenciamos nos relatos das experiências dos professores experiências consideradas por eles como exitosas, significativas, proveitosas, dentre elas: a experiência com relação ao conhecimento corporal; o uso da música, diferentes ritmos e espaços; a ludicidade e a imaginação; a utilização de material reciclado como recurso nas aulas.

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Biografia do Autor

Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-UFMT).

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEF-UFMT).

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (FEF-UFMT).

José Tarcísio Grunennvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (1985). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pós-doutor em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Professor Titular, Aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ministra disciplina e conduz orientações no Mestrado Profissional (Proef) da UFMT. Tem experiência na área de Educação e Educação Física com ênfase em História da Educação, Educação Física e esporte. Coordena projetos de pesquisa com os seguintes temas: educação física escolar, esporte, instituições educativas, ensino militar, processo civilizador e envelhecimento humano.

 

 

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Teoria e Fundamentação

Pós-doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. 

Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas.

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. Cuiabá, MT –Brasil- Departamento de Teoria e Fundamentação- Faculdade de Educação Física.

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. (PPGE-UFMT).

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com polo na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso. 

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Publicado

06.04.2024

Como Citar

LÚCIO, Géssica Adriana de Carvalho; GRUNENNVALDT, José Tarcísio; MOREIRA, Evando Carlos. Impressões docentes na educação física escolar de Cuiabá, mato grosso: relato de experiências positivas na educação infantil. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24005, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24005.id774. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/774. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias