O ensino de problemas aditivos com uma operação por atividades experimentais: efeitos sobre o desempenho
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id761Palavras-chave:
Ensino de Matemática por Atividades Experimentais., Questões aditivas aritméticas., Questões aditivas algébricas., Escolha da operação em questões aditivas.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática por atividades experimentais sobre o desempenho na resolução de questões aditivas com uma operação em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. As informações foram produzidas por meio de uma análise comparativa de testes compostos por questões aditivas aritméticas e algébricas com números naturais, aplicados a 36 estudantes de uma mesma turma de uma escola pública do Estado do Pará. Os resultados indicam que o desempenho dos estudantes foi melhor em questões aditivas aritméticas quando comparadas às algébricas e ainda que a elaboração da sentença natural pode facilitar a escolha da operação adequada para resolução de problemas aditivos. Concluímos que o ensino baseado em atividades experimentais é um excelente recurso metodológico e que tem o efeito de dinamizar o processo de ensino aprendizagem de matemática na educação básica.
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