CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA E DE CONCEITOS BÁSICOS DE ASTRONOMIA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES PRELIMINARES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e033.id994

Palavras-chave:

Neurociência, Aprendizagem Significativa, Ensino de Física e Astronomia

Resumo

Neste trabalho, realizou-se uma investigação sobre algumas aproximações entre a Neurociência e a Aprendizagem Significativa. Para tanto, levantou-se a seguinte questão: a partir dessas aproximações, que contribuições podem ser evidenciadas para o ensino de Física e de conceitos básicos de Astronomia? A pesquisa tomou por base documentos oficiais nacionais e os resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, dando ênfase aos publicados nos últimos dez anos. Os resultados apontam que a compreensão de aspectos neurocientíficos e das premissas para uma aprendizagem significativa impactará favoravelmente na formação e na atuação do professor de Física e de conceitos básicos de Astronomia, tendo em vista que será possível ele desenvolver nos alunos suas funções executivas, como exemplo, a atenção, a memória, a capacidade de estabelecer relação entre dois assuntos, a habilidade de fazer cálculos com a mente, a utilização da imaginação e da criatividade para resolver problemas.

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Biografia do Autor

José Ademir Damasceno Júnior, IFCE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE) Professor na Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE)

Mairton Cavalcante Romeu, UFC

Doutor em Engenharia de Teleinformática (UFC) Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

DAMASCENO JÚNIOR, José Ademir; CAVALCANTE ROMEU, Mairton. CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA E DE CONCEITOS BÁSICOS DE ASTRONOMIA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES PRELIMINARES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e033, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e033.id994. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/319. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias