CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA E DE CONCEITOS BÁSICOS DE ASTRONOMIA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES PRELIMINARES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e033.id994

Palavras-chave:

Neurociência, Aprendizagem Significativa, Ensino de Física e Astronomia

Resumo

Neste trabalho, realizou-se uma investigação sobre algumas aproximações entre a Neurociência e a Aprendizagem Significativa. Para tanto, levantou-se a seguinte questão: a partir dessas aproximações, que contribuições podem ser evidenciadas para o ensino de Física e de conceitos básicos de Astronomia? A pesquisa tomou por base documentos oficiais nacionais e os resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, dando ênfase aos publicados nos últimos dez anos. Os resultados apontam que a compreensão de aspectos neurocientíficos e das premissas para uma aprendizagem significativa impactará favoravelmente na formação e na atuação do professor de Física e de conceitos básicos de Astronomia, tendo em vista que será possível ele desenvolver nos alunos suas funções executivas, como exemplo, a atenção, a memória, a capacidade de estabelecer relação entre dois assuntos, a habilidade de fazer cálculos com a mente, a utilização da imaginação e da criatividade para resolver problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Ademir Damasceno Júnior, IFCE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE) Professor na Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE)

Mairton Cavalcante Romeu, UFC

Doutor em Engenharia de Teleinformática (UFC) Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE)

Referências

ASTOLFI, Jean-Pierre; DEVELAY, Michel et al. A didática das ciências: Papirus. 2005.

AUSUBEL, David Pearl (2000). The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht, Kluwer Academic Pubishers. 210 p. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-015-9454-7

AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.

BARAI, Alexandre et al. Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma parceria entre universidade e escola. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 1009-1025, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n3p1009. Acesso em: 25 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1009

BARTOSZECK, Amauri Betini. Neurociência na educação. Revista Eletrônica Faculdades Integradas Espírita, Curitiba, volume 01, p. 1-6, 2006. Disponível em: https://nead.ucs.br/pos_graduacao/Members/419745-30/artigo%20neurociencias%20e%20educacao.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020.

BASSETT, Danielle S.; GAZZANIGA, Michael S. Understanding complexity in the human brain. Trends Cogn Sci. 2011 May;15(5):200-9. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21497128/. Acesso em: 15 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tics.2011.03.006

BASSETT, Danielle S.; SIEBENHÜHNER, Felix. 2013. Multiscale Network Organization in the Human Brain. In Multiscale Analysis and Nonlinear Dynamics: From Genes to the Brain, 179–204. Weinheim: Wiley. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/9783527671632.ch07. Acesso em: 15 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/9783527671632.ch07

BASTOS, Fernando. Construtivismo e ensino de ciências. In: NARDI, R. (Org.) Questões atuais no ensino de ciências. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Básico. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília. MEC/SEB, 2000 109 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

BRETONES, Paulo Sergio. A Astronomia na formação continuada de professores e o papel da racionalidade prática para o tema da observação do céu. Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra. Universidade Estadual de Campinas. 252 pp. 2006. Disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/a-astronomia-na-formacao-continuada-de-professores-e-o-papel-da-racionalidade-pratica-para-o-tema-da-observacao-do-ceu. Acesso em: 25 out. 2020.

BROCKINGTON, Guilherme. Neurociência e educação: investigando o papel da emoção na aquisição e uso do conhecimento científico. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 199 pp. 2011. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USP_e132d45afb81cf5283e97f866922388c. Acesso em: 10 nov. 2020.

CACHAPUZ, António; PAIXÃO, Fátima; LOPES, J. Bernardino; GUERRA, Cecília. Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências: linhas de pesquisa e o caso “ciênciatecnologia-sociedade”. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Teconologia, v. 1, p. 27-49, 2008. Disponível em: https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/1293/1/Alexandria-Revista%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

CATARINO, Giselle Faur de Castro; QUEIROZ, Glória Regina Pessoa Campello; ARAÚJO, R. M. X. Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 2, p. 307- 322, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000200006. Acesso em: 12 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000200006

COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CRESWELL, John. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DAMASCENO, Julio Cesar Gonçalves. O ensino de astronomia como facilitador nos processos de ensino e aprendizado. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF). Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 137 pp. 2016. Disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/o-ensino-de-astronomia-como-facilitador-nos-processos-de-ensino-e-aprendizagem. Acesso em: 12 jul. 2020.

DAMASCENO JÚNIOR, José Ademir; ROMEU, Mairton Cavalcante. O Planetário como recurso metodológico para facilitar o ensino de Física por meio da ruptura entre o conhecimento científico e o conhecimento comum. Revista Prática Docente, Confresa, v. 3, n. 1, p. 231-248, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p231-248.id206. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p231-248.id206

DARROZ, Luiz Marcelo; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. Astronomia: uma proposta para promover a aprendizagem significativa de conceitos básicos de Astronomia na formação de professores em nível médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n.1, p. 104-130, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p104. Acesso em: 15 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p104

DARROZ, Luiz Marcelo; ROSA, Cleci Werner da; GHIGGI, Caroline Maria. Método tradicional x aprendizagem significativa: investigação na ação dos professores de Física. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 5, n. 1, p. 70-85, 2015. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID74/v5_n1_a2015.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

DIAMOND, David M. et al.. The temporal dynamics model of emotional memory processing: a synthesis on the neurobiological basis of stress-induced amnesia, flashbulb and traumatic memories, and the Yerkes-Dodson law. Neural Plast: 2007. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/np/2007/060803/. Acesso em: 20 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1155/2007/60803

DUNBAR, Kevin; FUGELSANG, Jonathan et al. Do naive theories ever go away? Using brain and behavior to understand changes in concepts. Thinking With Data, p. 193. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237546177_Do_Naive_Theories_Ever_Go_Away_Using_Brain_and_Behavior_to_Understand_Changes_in_Concepts. Acesso em: 25 nov. 2020.

FELDT, Sarah; BONIFAZI, Paolo; COSSART, Rosa. Dissecting functional connectivity of neuronal microcircuits: experimental and theoretical insights. Trends in Neurosciences. Elsevier. 2011. May;34(5):225-36. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21459463/. Acesso: 15 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tins.2011.02.007

FEYNMAN, Richard Philipis. Deve ser brincadeira, Sr. Feynman! Brasília: UNB, 2000.

FOUREZ, Gérard. A construção das ciências. São Paulo: UNESP. 1995.

GAZZANIGA, Michael S.; IVRY, Richard B.; MAGNUM, George R. (2013). Cognitive neuroscience: the biology of the mind. WW Norton & Company.

GAZZANIGA, Michael S.; IVRY, Richard B.; MAGNUM, George R. Breve história da neurociência cognitiva. In: GAZZANIGA, Michael S.; IVRY, Richard B.; MAGNUM. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LOPES, Aline Moraes; COUTO, Pablo Alves. A neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, Salvador, volume 23, n. 41, p. 27-40, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311360300_A_NEUROCIENCIA_NA_FORMACAO_DE_PROFESSORES_UM_ESTUDO_DA_REALIDADE_BRASILEIRA. Acesso em: 10 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v23.n41.821

GUIDOTTI, Charles dos Santos. Investigando a inserção das tecnologias na formação inicial dos professores de física nas universidades federais do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. Universidade Federal do Rio Grande. 119 pp. 2014. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/6697. Acesso em 25 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/2317-8558.50228

HANNA-PLADDY, Brenda (2007) Dysexecutive syndromes in neurologic disease. J Neurol Phys Ther 31:119–127. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18025957/. Acesso em: 20 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1097/NPT.0b013e31814a63c2

LEITE, Cristina. Formação do professor de ciências em astronomia: uma proposta com enfoque na espacialidade. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 274 pp. 2006. Disponível em: https://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/formacao-do-professor-de-ciencias-em-astronomia-uma-proposta-com-enfoque-na-espacialidade. Acesso em: 20 out. 2020.

LEZAK, Muriel Deutsch.; HOWIESON, Diane B.; LORING, David W. (2004). Neuropsychological assessment. (4th ed.). New York: Oxford University Press. Disponível em: https://n.neurology.org/content/64/6/1103.2. Acesso em: 20 nov. 2020.

MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes et al. (2008). Neuropsicologia das funções executivas. In D. Fuentes, L. F. Malloy-Diniz, C. H. P. Camargo & R. M. Cosenza (Eds.), Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed.

MOREIRA, Marco Antônio. Pesquisa básica em educação em ciência: uma visão pessoal. Revista Chilena de Educación Científica. v. 3, n. 1, p.10-17, 2004. Disponível: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Pesquisa.pdf. Acesso: 12 jan. 2021

MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano (1982). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciência: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/645. Acesso em: 25 out. 2020.

MULDOON, Sarah Feldt; BRIDGEFORD, Eric W.; BASSETT, Danielle S. 2016. Small-World Propensity and Weighted Brain Networks. Scientific Reports 6:22057. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26912196/. Acesso em: 20 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/srep22057

NOVAK, Joseph Donald. Na alternative do piagetian psychology For Science and Mathematics educacion. Science Education, 61 (4): 453-477, 1977(a). DOI: https://doi.org/10.1002/sce.3730610403

PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSINATO, Polônia Altoé; GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. A prática pluralista na formação inicial de professores de física. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2682, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100220&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190126

PIAGET, Jean (2002). Seis estudos de psicologia. 24ª Ed. Rio de Janeiro: Florence. 136 p.

PLUMMER, Julia Diane. Students’ development of astronomy concepts across time. Doctoral Dissertation, The University of Michigan. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/250277850_Students'_Development_of_Astronomy_Concepts_across_Time. Acesso em: 25 nov. 2020.

RANGEL, Flaminio de Oliveira.; SANTOS, Leonardo S. F.; RIBEIRO, Carlos Eduardo. Ensino de física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 651-677, 2012. Número especial. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p651. Acesso em: 20 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p651

RELVAS, Marta Pires. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

ROZAL, Edilene Farias; SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTOS, Neuma Teixeira dos. Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas. Revista REAMEC, Cuiabá - MT, v. 5, n. 1, p. 143-164, 2017. Disponível em: https://doaj.org/article/40292da042374857b93ffdc59d3df699. Acesso em: 09 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p143-163.i5349

SILVA, Ismenia Cerqueira et al. Práticas experimentais para o ensino de Física baseadas na aplicação do modelo de aprendizagem por descoberta. In: Anais...IV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA; V SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO UNIFACIG. Centro Universitário UNIFACIG, Minas Gerais, 7 e 8 de novembro de 2019.

SILVA, Jennifer Alejandra Suárez; BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes. Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências. Revista Insignare Scientia, vol. 1, n. 1, p. 1-22, 2018. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657/5132. Acesso em: 09 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i1.7657

SILVA, Lucas Oliveira Costa; RODRIGUES, Marinéa Figueira. Aprendizagem Significativa: passível de ser trabalhada no Ensino Fundamental I. Revista Mosaico. 2017 Jan./Jun.; 08 (1): 40-42. Disponível em: https://doi.org/10.21727/rm.v8il.923. Acesso em: 18 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.21727/rm.v8i1.923

STRIEDER, Roseline Beatriz; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Pesquisas sobre o estado da arte em CTS: aproximações e contrapontos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XII, 2010, Águas de Lindóia. Atas.... Disponível em: https://pt.scribd.com/document/46528437/T0117-2. Acesso: 25 out. 2020.

TEIXEIRA, Elder Sales.; PEDUZZI, Luiz O. Q.; S. F.; FREIRE JÚNIOR, Olival. Os caminhos de Newton para a gravitação universal: uma revisão do debate histotiográfico entre Cohen e Westfall. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 215-254, ago. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n2p215. Acesso em: 20 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n2p215

THORNBURGH, William Raymond. The role of the planetarium in students' attitudes, learning, and thinking about astronomical concepts (2017). Electronic Theses and Dissertations. Paper 2684. Disponível em: https://doi.org/10.18297/etd/2684. Acesso em: 05 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.18297/etd/2684

TIRONI, Cristiano Rodolfo; SCHMIT, Eduardo; SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; SCHUHMACHER, Elcio. A Aprendizagem Significativa no Ensino de Física Moderna e Contemporânea. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013.

TUSTISON, Nick et al. (2014) Large-scale evaluation of ANTs and FreeSurfer cortical thickness measurements. NeuroImage 99: 166 179. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2014.05.044. Acesso: 10 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2014.05.044

VIZZOTTO, Patrick Alves. A Neurociência na formação do professor de Física: Análise curricular das licenciaturas em Física da região Sul do Brasil. Revista Insignare Scientia, volume 02, n. 2, p. 150-165, 2019. Disponível em: https://doaj.org/article/08bbea670c1049afa9d6c34aaf8672d6. Acesso em: 10 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i2.10838

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

DAMASCENO JÚNIOR, José Ademir; CAVALCANTE ROMEU, Mairton. CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA E DE CONCEITOS BÁSICOS DE ASTRONOMIA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES PRELIMINARES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e033, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e033.id994. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/319. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias