O PAPEL DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA NEUROCIÊNCIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1171-1190.id759

Palavras-chave:

Ciências e Matemática, Ensino, Aprendizagem, Neurociência, Erro

Resumo

Nesta pesquisa, realizou-se uma investigação sobre a compreensão do erro no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, levantou-se uma questão central: a partir das contribuições da Neurociência, qual o papel do erro no processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática? A pesquisa tomou por base autores da área, documentos oficiais nacionais, e resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, no período de 1983 a 2019. Os resultados indicam que através da compreensão do erro, sua gênese e desenvolvimento, especialmente à luz da Neurociência, será possível superá-lo, assim, favorecer a atuação do professor, permitindo que ele aborde os conceitos de Ciências e Matemática com estratégias mais adequadas. Todavia, a interlocução entre a Neurociência e a Educação não deve se limitar em obter o conhecimento dos mecanismos cerebrais para a sua aplicação, sem levar em consideração o contexto do sistema educacional.

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Biografia do Autor

José Ademir Damasceno Júnior, IFCE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE) Professor da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

DAMASCENO JÚNIOR, José Ademir. O PAPEL DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA NEUROCIÊNCIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1171–1190, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1171-1190.id759. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/455. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias