COMPREENSÕES SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1980-1998.id904

Palavras-chave:

Constituição Humana, Constituição Profissional, Significação do Conhecimento

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender e discutir a atividade de ensino desenvolvida por professores no contexto da Educação Superior e suas implicações na significação de conhecimentos e para a constituição humana e profissional. Esta investigação é de natureza qualitativa e foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), em respostas atribuídas a um questionário semiestruturado respondido por 69 professores que atuavam na Educação Superior em 2019. A pesquisa enfatiza, a partir do referencial teórico, o ensino como a principal atividade do professor na Educação Superior. Os resultados produzidos apontam o protagonismo do aluno no processo de significação de conhecimentos. O trabalho destaca a importância de pensar-se a respeito da necessidade de transformações ou novas formas de prática profissional da docência nesse nível de ensino no contexto educacional brasileiro, com novas metodologias ou, até mesmo, com a reelaboração de currículos.

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Biografia do Autor

Tamini Wyzykowski, Unijuí

Doutoranda em Educação nas Ciências (Unijuí) Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Cátia Keske, Unijuí

Doutoranda em Educação nas Ciências pela (Unijuí) Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Sirlei Rigodanzo, Unijuí

Doutoranda em Educação nas Ciências (Unijuí) Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) 

Cátia Maria Nehring, UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Professora da Unijuí

Maria Cristina Pansera-de-Araújo, UFRGS

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora da Unijuí

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

WYZYKOWSKI, Tamini; KESKE, Cátia; RIGODANZO, Sirlei; MARIA NEHRING, Cátia; PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina. COMPREENSÕES SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1980–1998, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1980-1998.id904. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/409. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias