EXPLORANDO UM MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p461-476.id188

Palavras-chave:

Museu, Alfabetização científica, Mediação, Construtivista

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma experiência sobre a utilização de espaços não formais para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino e à aprendizagem de conteúdos curriculares que podem envolver diversas áreas do conhecimento, como a química e a biologia. Desse modo, destacamos um museu de pré-história como um potencial espaço não formal para o desenvolvimento dessas atividades. Utilizando pressupostos da pesquisa qualitativa e como recurso metodológico a aula de campo, realizamos observações e proposições sobre possíveis abordagens de temas relacionados ao ensino e aprendizagem de conceitos científicos, tendo como objetivo indicar aos professores meios alternativos ao processo tradicional de ensino que fragmenta o conhecimento. Como um espaço não formal para o ensino, o museu apresenta elementos que podem contribuir para a aprendizagem, uma vez que oferece formas de contextualizar o conhecimento das diferentes áreas, demonstrando ser um ambiente que propicia trabalhar assuntos relacionados com as Ciências da Natureza e, também, a conceitos étnicos, históricos, geográficos, linguísticos e políticos. Além disso, esse espaço se caracteriza como um local capaz de romper as barreiras da sala de aula, permitindo a interação do indivíduo com os artefatos expostos, contextualizando questões locais e contribuindo para a apropriação do conhecimento científico de maneira construtivista.

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Biografia do Autor

Edimarcio Francisco da Rocha, UFMT

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT).

Eduardo Ribeiro Mueller, UFMT

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT)

Edslei Rodrigues de Almeida, IFRO

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (REAMEC/UFMT). Professor no Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

FRANCISCO DA ROCHA, Edimarcio; RIBEIRO MUELLER, Eduardo; RODRIGUES DE ALMEIDA, Edslei. EXPLORANDO UM MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 461–476, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p461-476.id188. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/573. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias