O ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DA ABORDAGEM EXPERIMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22042.id1489

Palavras-chave:

Ensino de Química por Investigação, Livro didático, Cinética Química, PNLD

Resumo

O método do ensino por investigação favorece o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, o livro didático constitui um dos principais recursos utilizados por professores e alunos, mostrando-se campo fértil para investigações e discussões. A pesquisa possui natureza qualitativa e buscou identificar, em um livro didático de Química, como os conteúdos de Cinética Química são abordados e se utilizam a estratégia do Ensino de Química por Investigação, cumprindo-se as seguintes etapas: revisão literária; análise documental e análise e descrição das principais características dos conteúdos de Cinética Química. Os resultados indicaram a existência de atividades práticas experimentais, cujo propósito é melhorar a qualidade do aprendizado dos estudantes. No entanto, verificou-se que a forma como tais conteúdos são abordados deixa de atender ao objetivo de o aluno encontrar soluções, visto que já contempla, de início, o que se espera alcançar com o experimento apresentado.

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Biografia do Autor

Luis Alberto Boaventura Oliveira, UFMT

Graduado em Licenciatura Plena em Química (UFMT) Servidor da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso Discente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT)

Leandro Carbo, UNESP

Doutor em Química (UNESP) Docente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT)

Edimárcio Francisco da Rocha, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Docente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

BOAVENTURA OLIVEIRA, Luis Alberto; CARBO, Leandro; FRANCISCO DA ROCHA, Edimárcio. O ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DA ABORDAGEM EXPERIMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22042, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22042.id1489. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/229. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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