A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS

Autores

  • Joelma Nogueira dos Santos IFCE
  • Ana Carolina Costa Pereira UECE

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.18

Palavras-chave:

Aprendizagem, Aulas práticas, Grandezas e medidas, Matemática aplicada, Pensamento matemático

Resumo

O presente trabalho mostra uma ação na disciplina Matemática Aplicada na turma do primeiro semestre do curso técnico de nível médio subsequente em Serviço de Restaurante e Bar (SRB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Camocim. A ação se deu por meio de aulas práticas e com instrumentos de medida ocorrendo em sala de aula e na cozinha do curso localizada no próprio Campus. A ideia era explorar conteúdos do bloco Grandezas e Medidas trabalhando com uma Matemática mais palpável e voltada para a prática dos futuros técnicos, visto que esses profissionais que atuam em áreas, cujo eixo tecnológico é Hospitalidade e Lazer, têm em seu cotidiano de trabalho situações que exigem algumas competências envolvendo o pensamento matemático. A ação gerou uma interação maior dos alunos com a disciplina resultando em um melhor desempenho na aprendizagem da Matemática Aplicada voltada para o curso SRB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joelma Nogueira dos Santos, IFCE

Atualmente é professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Formação de Professores de Matemática. Concluiu o mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) cuja formação está direcionada para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada para a Gestão do Currículo.

Ana Carolina Costa Pereira, UECE

Ana Carolina Costa Pereira é licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), tem mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é docente adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Referências

BARBOSA, J. C. O que pensam os professores sobre a modelagem matemática?. Zetetiké. Campinas: Unicamp, v. 7., n. 11, p. 67-81 jan/jun, 1999.

BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Secretaria de educação básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2008. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio, volume 2).

BRASIL. Decreto n. 5154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm> Acesso em: 20 jul. 2015.

CHEVALLARD, Y.; BOSH, M.; GÁSCON, J. Estudar matemáticas: O elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: Da Teoria à Prática. 4. ed. Campinas: Papirus, 1996.

DAVIS, P. J.; HERSH, R. A experiência matemática. Tradução de João Bosco Pitombeira. Rio de Janeiro: F. Alves, 1985.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p 11-33. (Coleção Papirus Educação).

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Projeto político pedagógico do curso técnico de nível médio subsequente em serviço de restaurante e bar. Camocim, 2013.

LIMA, E. L. Conceituação, manipulação e aplicações: os três componentes do ensino da matemática. Revista do professor de matemática. São Paulo, n. 41, 3º quadrimestre, p. 01-06. 1999.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Downloads

Publicado

12.12.2016

Como Citar

NOGUEIRA DOS SANTOS, Joelma; COSTA PEREIRA, Ana Carolina. A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 44–53, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.18. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/654. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)