LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA SAEB

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23046.id688

Palavras-chave:

Análise de livro didático, Prova Saeb, Descritores de matemática, Análise de questões de livro didático

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar como as questões apresentadas nos livros didáticos de matemática do 9º ano do ensino fundamental do PNLD20202023 estão relacionadas aos descritores da Prova Saeb. A metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa valendo-se de análise documental, sendo estes documentos os livros didáticos de matemática do 9º ano do PNLD20202023. Foi constatado que os livros didáticos analisados, em sua maioria, já têm em seu rol de questões uma quantidade significativa de itens associados aos descritores da matriz de referência da Prova Saeb, no entanto, tais questões não são, em sua maioria, do tipo Prova Saeb, isto é, na forma de múltipla escolha. Quase a totalidade dos livros analisados não atende a todos os descritores da Prova Saeb, fato que certamente pode ser prejudicial a professores e alunos que utilizam esses livros e tenham que ser submetidos a Prova Saeb.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Augusto Lacerda Lopes de Carvalho Júnior, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Augusto Lacerda Lopes de Carvalho Júnior graduou-se em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA em 2009, em 2011 ingressou no curso de Mestrado Profissional em Matemática na Universidade Federal do Pará - UFPA onde concluiu o mesmo em abril de 2013, ingressou no serviço público municipal por concurso para professor nível I em março de 2009 na cidade de Paragominas, onde atuou até abril de 2010, em março de 2010 ingressou no serviço público estadual por concurso como professor AD-4, onde atuou até fevereiro de 2019 e ainda nesse mesmo cargo, coordenou de agosto de 2012 a julho de 2013, o Projeto Jovem de Futuro na escola EEEM Irmã Agnes Vincquier no município de Ipixuna do Pará, em abril de 2013 ingressou na Universidade do Estado do Pará como professor Assistente-I de matemática onde exerceu o cargo até fevereiro de 2019, ainda, no mês de fevereiro de 2019, ingressou no Instituto Federal do Pará - Campus Paragominas como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no mês de abril do mesmo ano foi designado coordenador do Curso Técnico em Rede de Computadores Integrado à EJA, atuando até dezembro de 2019, ainda no mês de dezembro de 2019 foi nomeado Diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão onde atuou até janeiro de 2021. Em fevereiro de 2021 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA em nível de doutorado onde encontra-se com matrícula ativa. Em abril de 2021, ainda pelo do IFPA, foi removido para o Campus Castanhal, onde está atuando como professor de matemática.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

Referências

BIFFI, Lorena Carolina Rosa. História da matemática em livros didáticos do ensino médio: um olhar a partir do manual do professor. 2018. 122 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808. Acesso em: 28 dez. 2022.

BRASIL. Guia Digital PNLD2023: obras didáticas objeto 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2021. 41 p.

BRASÍLIA (DF). Edital n. 01 de 2021. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e pedagógicas para o programa nacional do livro e do material didático - PNLD 2023.

CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe. FAHRENHEIT 451: CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E SUA ANÁLISE À LUZ DA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 194–216, 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5169. Acesso em: 28 dez. 2022.

COLEMAN, James Samuel. Desempenho nas escolas públicas. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Org.) Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetória. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008. p.26-32.

GATTI, Bernadete Angelina. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, p.98-114, jan-jun/2003

GONÇALVES, Franciéllem Roberta. Um estudo sobre a presença e a influência das crenças de professores de Matemática ao utilizar o Livro Didático. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro/SP, 2022.

INEP, Matriz de Referência Matemática Saeb. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Gest%C3%A3o/IDEB/portal.inep.gov.br/web/saeb-e-prova-brasil/downloads.html. Acesso em 13 de outubro de 2021.

INEP, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em 21 de julho de 2022.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ‘Anísio Teixeira’ – INEP. Press kit SAEB 2021. Brasília, 2022. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://download.inep.gov.br/saeb/resultados/press_kit_saeb_2021.pdf. Acesso em 05 de novembro de 2022.

KRUG, Carbone Bruno Schmidt; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Ideias base de função e função afim: analisando o livro didático do Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–18, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n1a01. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3117. Acesso em: 28 dez. 2022.

MANTOVANI, Katia Paulilo. O Programa Nacional do Livro Didático-PNLD: impactos na qualidade do ensino público. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) USP, São Paulo 2009.

QUARTIERI, Marli Teresinha. GIONGO, Ieda Maria. REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. SCHMITT, Fernanda Eloisa. ZIEGLER, Janaina de Ramos. Atividades presentes nos livros didáticos de matemática e questões da Prova Saeb: implicações para a prática pedagógica. Revista de Extensão, Santa Maria, v. 3, n. Especial, p. 616– 621, 2016.

SÁ, Pedro Franco de; SANTOS, Maria de Lourdes Silva; RIBEIRO, Andreia da SilvaMarques. SAEB E PNLD: dissonâncias e implicações das avaliações de larga escala no contexto educacional brasileiro. Revista Prática Docente (RPD), Confresa/Mato Grosso, v. 5, n. 2, p. 673-699, mai/ago 2020.

Downloads

Publicado

28.01.2024

Como Citar

CARVALHO JÚNIOR, Augusto Lacerda Lopes de; SÁ, Pedro Franco de. LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA SAEB. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23046, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23046.id688. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/688. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias