LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA SAEB

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23046.id688

Palavras-chave:

Análise de livro didático, Prova Saeb, Descritores de matemática, Análise de questões de livro didático

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar como as questões apresentadas nos livros didáticos de matemática do 9º ano do ensino fundamental do PNLD20202023 estão relacionadas aos descritores da Prova Saeb. A metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa valendo-se de análise documental, sendo estes documentos os livros didáticos de matemática do 9º ano do PNLD20202023. Foi constatado que os livros didáticos analisados, em sua maioria, já têm em seu rol de questões uma quantidade significativa de itens associados aos descritores da matriz de referência da Prova Saeb, no entanto, tais questões não são, em sua maioria, do tipo Prova Saeb, isto é, na forma de múltipla escolha. Quase a totalidade dos livros analisados não atende a todos os descritores da Prova Saeb, fato que certamente pode ser prejudicial a professores e alunos que utilizam esses livros e tenham que ser submetidos a Prova Saeb.

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Biografia do Autor

Augusto Lacerda Lopes de Carvalho Júnior, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Augusto Lacerda Lopes de Carvalho Júnior graduou-se em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA em 2009, em 2011 ingressou no curso de Mestrado Profissional em Matemática na Universidade Federal do Pará - UFPA onde concluiu o mesmo em abril de 2013, ingressou no serviço público municipal por concurso para professor nível I em março de 2009 na cidade de Paragominas, onde atuou até abril de 2010, em março de 2010 ingressou no serviço público estadual por concurso como professor AD-4, onde atuou até fevereiro de 2019 e ainda nesse mesmo cargo, coordenou de agosto de 2012 a julho de 2013, o Projeto Jovem de Futuro na escola EEEM Irmã Agnes Vincquier no município de Ipixuna do Pará, em abril de 2013 ingressou na Universidade do Estado do Pará como professor Assistente-I de matemática onde exerceu o cargo até fevereiro de 2019, ainda, no mês de fevereiro de 2019, ingressou no Instituto Federal do Pará - Campus Paragominas como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no mês de abril do mesmo ano foi designado coordenador do Curso Técnico em Rede de Computadores Integrado à EJA, atuando até dezembro de 2019, ainda no mês de dezembro de 2019 foi nomeado Diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão onde atuou até janeiro de 2021. Em fevereiro de 2021 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA em nível de doutorado onde encontra-se com matrícula ativa. Em abril de 2021, ainda pelo do IFPA, foi removido para o Campus Castanhal, onde está atuando como professor de matemática.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

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Publicado

28.01.2024

Como Citar

CARVALHO JÚNIOR, Augusto Lacerda Lopes de; SÁ, Pedro Franco de. LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA SAEB. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23046, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23046.id688. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/688. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias