Métodos Históricos para determinar a equação da Orthotome à Parábola
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24011.id893Palavras-chave:
Parábola, Equação, História da Matemática, EnsinoResumo
Neste artigo se destaca o desenvolvimento histórico e epistemológico dos métodos para determinar a equação de uma cônica específica, desde Menêcmo com a Orthotome até as contribuições de Apolônio com a Parábola. O texto revela um movimento sequencial histórico, utilizando a História da Matemática para enriquecer o ensino da parábola, explorando métodos diversos para determinar sua equação, culminando na expressão reduzida, isto a partir de uma pesquisa bibliografia em fontes primarias, secundarias e terciarias. Embora não foque nas potencialidades das tecnologias digitais, destaca-se o papel do GeoGebra na realização precisa de figuras e na compreensão de correlações geométricas e algébricas durante a investigação histórica. Consideramos que este tipo de investigação histórica e de importância conceitual para os professores e de importância didática sobre o desenvolvimento, apropriação e representação histórica não apenas dessa cônica, mas também de outras curvas, no âmbito científico e disciplinar da matemática e no seu ensino.
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