Vestígios sobre a formação de Professores Normalistas na Escola Normal Pedro Celestino (1960)
DOI:
10.23926/RPD.2025.v10.e25008.id948Palavras-chave:
Formação de professores. Escola Normal. Ensino primário.Resumo
Originárias do Movimento da Reforma Protestante e inspiradas na Revolução Francesa, as Escolas Normais tinham a missão de formar professores normalistas para os primeiros anos de ensino. Durante o período imperial, a responsabilidade pela criação de escolas primárias e normais foi especializada nas assembleias provinciais, refletindo uma abordagem ideologicamente elitista. No período republicano, tornou-se um centro de renovação educacional no Brasil, alterando seu currículo e referenciando acontecimentos que marcaram a história da educação. O artigo objetiva destacar a Escola Normal Pedro Celestino e a formação de professores em Mato Grosso. Incentivada pelo governo, apoiou a necessidade de organização do ensino público e a reorganização da Instrução Pública, em 1910. Desempenhou um papel significativo na implementação de reformas educacionais, consolidando métodos de ensino, permitindo que as mulheres pudessem ingressar na profissão, desempenhando um papel fundamental na formação de professores, em Mato Grosso, contribuindo para organização e renovação do ensino no estado.
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