EXPLORANDO O ERRO EM MATEMÁTICA - UM ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23051.id776

Palavras-chave:

Educação Matemática, Erro, Formação de Professores

Resumo

A pesquisa de natureza qualitativa, objetiva apreciar o erro em matemática na perspectiva pedagógica, utilizando a teoria psicogenética e construtivista, no viés da caracterização do erro correlacionado, à referida teoria, tendo como base, o material didático do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II), ofertado durante o Programa de formação continuada em exercício, destinado aos professores de matemática que atuam na rede pública estadual de Mato Grosso. O estudo foi realizado com 25 alunos do 9.o ano, de uma escola pública estadual na cidade de Várzea Grande/MT, tendo como fonte, as atividades extraídas do material didático do Gestar II, desenvolvidas durante as aulas de matemática. As atividades aplicadas abrangem as operações com números decimais, articuladas ao uso de unidades de medida e operações, associadas ao uso contextualizado de valores monetários, visando apreciar o erro em matemática, com a visão psicogenética, ancorada nas concepções de Pinto (2009).

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Biografia do Autor

Francisco de Assis da Silva Valente, Universidade de Cuiabá

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico na linha Ensino da Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias da Universidade de Cuiabá(UNIC)/Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT). Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002); Especialista em Modelagem Matemática para o Ensino pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2004), e  MBA em Gestão da Qualidade pela AVM Faculdade Integrada (2016) . Atualmente é militar da reserva remunerada - Comando da Aeronáutica. Atua como docente do Ensino Básico na Escola Estadual Porfiria Paula de Campos em Várzea Grande (MT), tendo atuado nas cadeiras de Cálculo Numérico e Estatística no curso de graduação de Engenharia Civil do Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG) e Legislação Aeronáutica e Organização da Aviação Civil na Universidade de Cuiabá (UNIC).

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994). Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, concluído no ano de 2010 e Mestre em Educação pela UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências (2006). Vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2007. Especialista em Didática e Avaliação Educacional / UFMT (2000) Têm experiências na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica, Professora da Educação Básica e do Ensino Superior. Atualmente orienta TCC no curso de Pedagogia e docente do Programa de Pós Graduação Stricto sensu do Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá.

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Publicado

28.01.2024

Como Citar

VALENTE, Francisco de Assis da Silva; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. EXPLORANDO O ERRO EM MATEMÁTICA - UM ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23051, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23051.id776. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/776. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias