PESQUISAS NARRATIVAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTEGRÇÃO DIGITAL
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.e23053.id869Palavras-chave:
Pesquisa narrativa, Formação de professores, Tecnologia digitalResumo
O artigo objetiva mapear e analisar as publicações de teses e dissertações defendidas nos últimos cinco anos (2019-2023), consolidadas no Portal de Periódicos da Capes, com recorte na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que trata sobre as pesquisas narrativas que discutem aspectos inerentes à Formação de Professores, mediada pela Tecnologia Digital (TD). O estudo de natureza qualitativa, centra-se na abordagem metodológica da pesquisa narrativa e fundamenta-se na revisão sistemática com base nos estudos dos autores: Galvão; Pereira, (2014); Sampaio; Mancini, (2007) e Connelly; Clandinin, (2000; 2011). Os resultados apontam um aumento significativo de pesquisas narrativas e narrativas digitais de professores, isso implica investir na formação continuada que permita a implementação coerente de TD nas práticas pedagógicas, como forma de melhor compreender, expandir e reinterpretar as tecnologias digitais.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, [s.l.], v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 19-62.
BLAUTH, Ivanete Fátima. Um Processo de Pesquisa-Formação: Diálogos Sobre Currículo Escolar, Tecnologias Digitais e Conhecimentos De Professoras. 2021.223 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.Disponível em:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4010. Acesso em: 02 abr. 2023.
BRUNER, Jerome. Atos de significação. 2. ed. Trad. Sandra Costa. São Paulo: Artmed, 2002.
CASELI, Helena. Metodologia Científica. São Carlos. Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos. 2011. 112 pp.
CASTRO, Aldemar Araújo. Revisão sistemática e meta-análise. São Paulo: Usina de pesquisa, 2001. Disponível em:
http://www.usinadepesquisa.com/metodologia/wp-content/uploads/2010/08/meta1.pdf.
Acesso em: 10 março 2023.
CLARKE, Jene. What is a systematic review? Evidence-Based Nursing, Milton Keynes-UK, n. 14, p. 64, 2011.
CLARKE, Mike; CHALMERS, Iain. Reflections on the history of systematic reviews. BMJ Evidence-Based Medicine, [S.l.], n. 23, p. 121-122, 2018.
CLANDININ, D. Jean. CONELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
CLANDININ, D. Jean. CONELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Trad: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. - Uberlândia: EDUFU, 2000.
CUNHA, Renata Cristina da. Pesquisa narrativa: uma estratégia investigativa sobre o ser professor. 2009. Disponivel https://ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
DE-LA-TORRE-UGARTE-GUANILO, Monica Cecilia; TAKAHASHI, Renata Ferreira; BERTOLOZZI, Maria Rita. Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem. USP, São Paulo, v. 45, n. 5, p. 1260 - 1266, out. 2011. Tradução. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/65bdb65f-b815-45c2-8b4f-235ab0e9c08d/TAKAHASHI%2C%20R%20F%20doc%2032.pdf. Acesso em: 03 março 2023.
FONSECA, Karla Helena Ladeira. Tecnologias digitais na educação: possibilidades para a formação de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021. Disponível em: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28136 . Acesso em: 22 mar. 2023.
GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.
GALVÃO, Tais Freire.; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014. Disponível
em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-4974201.
Acesso em: 15 jan. 2023.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004.
IGLESIAS, Karen Soares. Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: quais contribuições? Quais desafios? Dissertação (mestrado) – Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santos, 2020. 214 f. Disponível em: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6201. Acesso em: 22 mar. 2023.
LOPES, Ana Lúcia Mendes e FRACOLLI, Lislaine Aparecida. Revisão sistemática de literatura e metassíntese qualitativa: considerações sobre sua aplicação na pesquisa em enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 771-778, 2008 Tradução. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/20.pdf. Acesso em: 15 março 2023.
MACHADO, Ana Paula Rodrigues. Estratégias para a utilização de dispositivos móveis na educação infantil: utilizando aplicativo Digital Storytelling. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, RS, 2021. 142 p. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21262. Acesso em: 22 mar. 2023.
MARQUESIN, Denise Filomena Bagne. NACARATO, Adair. Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria. Interacções, v.7(18), p. 54-75, 2011.
NORONHA, Daisy Pires; FERREIRA, Sueli Mara S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CONDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (orgs.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 191-198.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
PEIXOTO, Anderson Gomes. Formação de professores para a cultura digital: mediação pedagógica com as tecnologias digitais da informação e comunicação em oficinas de ensino. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em:
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39448. Acesso em: 22 mar. 2023.
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA. Revisão Sistemática de Literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, vol. 14, núm. 41, enero-abril, 2014, pp. 17-36. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189130424002. Acesso em: 12 mar. 2023.
RIESSMAN, Catherine Kohler. Narrative analysis. Newbury Park, London e New Delhi: Sage, 1993.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
SOUZA, Elizeu Clementino de. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador/BA: UNEB, 2006a. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10267/1/Tese_Elizeu%20Souza.pdf.
Acesso em: 14 mar. 2023.
SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. In: Revista Educação em Questão. Natal: RN. EDUFRN, V. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006b. Disponível em:
http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/pdfs/v25n11.pdf. Acesso em: 14 mar. 2023.
SOUZA, Elizeu Clementino de. E ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Tempos, narrativas e ficções: A invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
SOUZA, Marília Franceschinelli de.Cyberformação e vídeos digitais no ensino de matemática: trajetórias de aprendizagem docente. 2022. 1 recurso online (271 p.) Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física GlebWataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3308. Acesso em: 22 mar. 2023.
XAVIER, Carmélia Regina Silva. Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. 2020. 279f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30384. Acesso em: 02 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.