TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM

Autores/as

  • Vanessa Suligo Araújo Lima UNEMAT
  • Daise Lago Pereira Souto UNESP
  • Maria Elizabete Rambo Kochhann UNESP

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação Inicial de Professores

Resumen

Metaforicamente, a pesquisa que deu origem a esse artigo pode ser considerada um "zoom" entre outros tantos que irão compor tal "fotografia". E, metodologicamente ela situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizando-se como um estudo de caso. Pois, objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar quais e como as tecnologias digitais são utilizadas por professores na Formação Inicial de um curso de licenciatura em Matemática em uma Universidade pública. Procuramos compreender que contribuições essas tecnologias trazem para o processo formativo dos futuros professores. Os dados foram produzidos por meio de questionário, de relatos dos professores durante na semana pedagógica realizada em 2015 e de nossa observação participante nos anos de 2014, 2015 e 2016. Os resultados indicaram que as principais tecnologias utilizadas pelos professores são: computador, data-show, calculadora, internet, celulares, vídeos, softwares e ambientes virtuais de aprendizagem. Verificou-se, ainda, que o modo como essas estão sendo usadas podem contribuir para formação inicial dos futuros professores, “rompendo” com ideias historicamente construídas de que a matemática é única, absoluta e símbolo de certeza.

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Biografía del autor/a

Vanessa Suligo Araújo Lima , UNEMAT

Mestranda na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Daise Lago Pereira Souto , UNESP

Doutora em Educação Matemática (UNESP) Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Maria Elizabete Rambo Kochhann , UNESP

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP) Docente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

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Publicado

2017-12-22

Cómo citar

SULIGO ARAÚJO LIMA , Vanessa; PEREIRA SOUTO , Daise Lago; RAMBO KOCHHANN , Maria Elizabete. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 2, n.º 2, p. 138–157, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/623. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.