Jogando com as quatro operações

Autores

  • Josilane Dias de Souza Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Suellen Aparecida Greatti Vieira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Matemática. Ensino Fundamental. Quatro operações básicas. Método de ensino.

Resumo

As quatro operações básicas, sendo elas a adição, subtração, multiplicação e divisão são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e do raciocínio lógico, pois as mesmas são aplicadas em inúmeras situações do cotidiano. Desde a organização de finanças pessoais até a solução de problemas complexos em diversas áreas do conhecimento. E desenvolver uma ferramenta de ensino que auxilie no processo de ensino e aprendizagem dessas operações é de suma importância, tendo em vista que muitos alunos apresentam bastante dificuldades em sua compreensão, seja por deficiência no ensino, falta de prática ou mesmo por barreiras cognitivas prejudicando seu desempenho escolar e sua relação com a matemática. Diante dessa problemática, este estudo propõe o desenvolvimento de um método de ensino inovador, utilizando um jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica para facilitar a aprendizagem das operações básicas da matemática adição, subtração, multiplicação e divisão e aplicá-lo  no  ensino fundamental. Existem atualmente vários modelos de jogos de tabuleiros, como dama, xadrez, trilha, entre outros. Pois o mesmo é muito conhecido entre as pessoas de todas as gerações, por ser um passatempo divertido e de regras simples e, além disso, ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a competitividade saudável, a agilidade, concentração e memória. O modelo do tabuleiro escolhido será o de trilha, o mesmo será adaptado para conter as operações matemáticas de forma que o professor conseguirá aplicá-lo em todas as turmas. Esse método de ensino será colocado em prática e testado entre os alunos, pois assim conseguimos detectar suas dificuldades. Espera-se ter resultados positivos, pois o objetivo é melhorar a compreensão matemática, trabalho em equipe, comunicação e suas habilidades em cálculos. O desenvolvimento deste jogo irá demonstrar que os métodos de ensino lúdicos podem ser altamente eficazes no ensino das operações básicas de matemática no ensino fundamental. Após a aplicação dessa metodologia, espera-se que os alunos apresentem melhorias significativas na compreensão das operações básicas e que melhorem sua autonomia, seu raciocínio lógico, trabalho em equipe, comunicação e resoluções de conflitos, uma vez que os alunos precisam colaborar para avançar no jogo e consequentemente fiquem mais confiantes para resolver cálculos e assim contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e duradoura aumentando o interesse pelas aulas de matemática.

Downloads

Publicado

23.07.2024

Como Citar

Souza, J. D. de, & Vieira, S. A. G. (2024). Jogando com as quatro operações. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/969

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2