DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA NO CAMPO
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23020.id1710Palavras-chave:
Dificuldades de Aprendizagem, Docência na Educação Básica, Escola no CampoResumo
O estudo em tela teve como objetivo central refletir sobre dificuldades de aprendizagem vivenciadas na sala de aula pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, Comunidade Rural Jucuri, Mossoró – RN, na perspectiva de professores. Em parâmetros metodológicos, a pesquisa se desenvolveu com base na abordagem qualitativa e se caracterizou como uma pesquisa de campo. Nela, fizemos uso do questionário composto por questões abertas, o qual foi desenvolvido com dois professores das áreas de Ciências Humanas e Linguagens da escola mencionada. Dentre os autores que fundamentaram o estudo, elencam-se Garcia (1998), Arroyo (1999), Osti (2012), Mendes e Medeiros (2021), dentre outros. Ressaltamos que as dificuldades de aprendizagem se evidenciaram com mais ênfase acerca da leitura, da produção e compreensão de textos, bem como a respeito da não internalização e construção de conceitos específicos das disciplinas escolares das áreas estudadas no currículo escolar.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Roselaine Pontes de; et al. Mônica Carolina. Prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem: adaptação do modelo de resposta à intervenção em uma amostra brasileira. Revista Brasileira de Educação. v. 21, n. 66, jul./set. 2016. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216632
ARROYO, Miguel González. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. (Coleção Por uma Educação do Campo), v. 02. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999.
BACCIN, Bruna Ambros; PINTO, Luiza Frigo; COUTINHO, Renato Xavier. O fazer pedagógico dos professores dos anos iniciais: investigando suas dificuldades. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, e044, 2021. http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e044.id1149
FELIPE, Sione Maschio; BENEVENUTTI, Zilma Sansão. Dificuldade de aprendizagem. Maiêutica Pedagogia. v. 1, n. 1, p. 61-64. 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/228915607.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.
FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar, ed. esp., n.9, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126. Acesso em: 28 set. 2022.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GARCIA, Jesus Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura e matemática. Porto Alegra: Artmed Editora, 1998.
GERMANO, Gisele Donadon; CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagem em provas de habilidades metafonológicas (PROHFON). J Soc Bras Fonoaudiol, v. 23, n. 2, p. 135-14. 2011. https://doi.org/10.1590/S2179-64912011000200010
GIMENEZ, Eloisa Hilsdorf Rocha. Dificuldade de Aprendizagem ou Distúrbio de Aprendizagem? Revista de educação. v. 8. n. 8, 2005. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2214. Acesso em: 18 jul. 2022.
MEDEIROS, Emerson Augusto de. Formação interdisciplinar de professores: estudo
pedagógico-curricular sobre a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal
Rural do Semi-Árido. 661 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual do
Ceará, Fortaleza, 2019.
MEDEIROS, Emerson Augusto de; DIAS, Ana Maria Iorio; OLINDA, Ercília Maria Braga de Olinda. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: uma leitura histórica e político-legal. Educação em Perspectiva, v. 11, p. e020006, jun. 2020. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8893
MEDEIROS, Emerson Augusto de; VARELA, Sara Bezerra Luna; NUNES, João Batista Carvalho. Abordagem Qualitativa: estudo na Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2004 – 2014). Holos, v. 2, p. 174-189, ago. 2017. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4457
MENDES, José Ernandi; MEDEIROS, Emerson Augusto de. La escuela en el neoliberalismo y su lucha política para (re)existir y resignificarse. PARADIGMA, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 01-19, 2021. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p01-19.id1119
OESTREICH, Laura; COSTA, Daniela; GOLDSCHMIDT, Andréia Inês. O olhar cuidadoso do educador: caminhos percorridos. Revista Prática Docente. v. 3, n. 1, p. 366-385, jan/jun 2018. http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p366-385.id175
OSTI, Andréia. Dificuldades de aprendizagem, Afetividade e Representações Sociais: reflexões para a formação docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
PIANA, Maria Cristina. A Pesquisa de Campo. In: PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 167-210p.
SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 2. Ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.
SANTOS, Elton Castro Rodrigues dos; SILVA, Marineide de Oliveira da; VIEIRA JUNIOR, Niltom. Novos tempos e novos desafios educacionais: a educação básica na modalidade remota durante a pandemia de Covid-19. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, e056, 2021. http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e056.id1185
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 13 ed. Campinas: autores associados, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 11. ed. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2010.
TEIXEIRA, Andréa Regina; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Intervenção e estratégias de aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. v. 17, n. 2, p. 279-288. jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/vhXVHCMbPty4DF6B8KGx4Ck/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 de jul. 2022.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GshnGtmcY9NPBfsPR5HbfjG/?format=pdf Acesso em: 28 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.