EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA SUPERAR ASPECTOS NEGATIVOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23026.id1705Palavras-chave:
Educação básica, Vulnerabilidade social, Pandemia, Covid-19, Processo de ensino e aprendizagemResumo
Objetivou-se compreender a experiência educativa desenvolvida em uma escola pública municipal durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19, que possibilitou dar prosseguimento ao processo de ensino e aprendizagem para alunos em situação de vulnerabilidade. Uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida no ano de 2020 por uma equipe multidisciplinar pedagógica em uma escola pública da educação básica de João Pessoa, capital da Paraíba, que cumpriu as fases: exploratória, levantamento de estratégias resolutivas, ação e avaliação. Concluiu-se que os múltiplos percalços para prosseguir com o ano letivo interrompido e para implementar o ensino remoto emergencial para alunos em contexto de vulnerabilidade social foram minorados pelas ações colaborativas da equipe pedagógica, com inclusão de alunos, familiares e Poderes Legislativos e Executivo Municipal. Ainda assim, a evasão escolar foi elevada, requisitando políticas públicas abrangentes da problemática que considerem as causas, além dos limites espaciais da escola.
Downloads
Métricas
Referências
ABU-EL-HAJ, Mônica Farias; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Formação docente e práticas pedagógicas multiculturais críticas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 53, p. 1-27, 2019. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17109
ARAÚJO, Erbendice de Morais et al. Dominios y dificultades digitales de los estudiantes del curso de Pedagogía de la Universidad Estatal de Ceará (Brasil) a través de la educación a distancia. Revista de Educación Mediática y TIC, Córdoba, v. 10, n. 1, p. 40-57, 2021. Disponível em: https://www.uco.es/ucopress/ojs/index.php/edmetic/article/view/12950. Acesso em: 23 set. 2022.
BARON, Miriam Viviane et al. Influence of Covid-19 on the Socio-Emotional Aspect of School Communities. Medical Research Archives, [S.l.], v. 10, n. 8, p. 1-8, 2022. https://doi.org/10.18103/mra.v10i8.3025
BERNARDO, Kelen Aparecida da Silva; MAIA, Fernanda Landolfi; BRIDI, Maria Aparecida. As configurações do trabalho remoto da categoria docente no contexto da pandemia Covid-19. Norus, Pelotas, v. 8, n. 14, p. 8-39, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/article/view/19908. Acesso em: 25 fev. 2021.
BRANDENBURG, Cristine et al. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-35, 2020. https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3670
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.
FERNANDES, Ana Paula Cunha dos Santos; OLIVEIRA, Iranildo da Silva. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 79-94, 2020. https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.990
FERNANDES, Francisca Risolene; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Colaboração entre direção escolar e professores com foco na aprendizagem discente. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 10, p. e61846, 2021. https://doi.org/10.5902/2318133861846
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GODOI, Marcos et al. As práticas do ensino remoto emergencial de Educação Física em escolas públicas durante a pandemia de Covid-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. e012, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e012.id995
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; GUIMARÃES, Jane Mary de Medeiros. Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 14, n. 30, p. 772-787, 2020. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1203
GONZAGA, Luciano Luz. Precariedade, improvisação e espírito de corpo: representações sociais discursivas de professores da educação básica acerca da sua práxis no contexto da pandemia da Covid-19. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 3, p. 1999-2015, 2020. D: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1999-2015.id860
JOÃO PESSOA. Conselho Municipal de Educação. Resolução nº 001/2020, de 29 de abril de 2020. Dispõe sobre regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Municipal de Ensino de João Pessoa, para fins de reorganização e cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, como medida de prevenção e combate do coronavírus (Covid-19). João Pessoa, PB, Semanário Oficial, n.º especial, p. 5-6, 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 1999.
LIBÂNEO, Carlos José. Currículo de resultados, atenção à diversidade, ensino para o desenvolvimento humano: contribuição ao debate sobre a escola justa. In: BOTO, Carlota et al. (org.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: USP, 2020. p. 41-67. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/564. Acesso em: 28 fev. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARTINS, Cibelle Amorim; SANTANA, José Rogério; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Práticas educativas digitais: uma história, uma perspectiva. Fortaleza: UFC, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Integração das tecnologias móveis em aulas de cursos superiores da área da Saúde. EAD em Foco, Rio de Janeiro, v. 10, p. 16, 2020. https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.989
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino et al. Retorno às aulas em tempos de Covid-19: o discurso publicitário. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 36, p. 150-169, 2021a. https://doi.org/10.20500/rce.v16i36.42962
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino et al. Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela Covid-19. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, p. 1-17, 2021b.: https://doi.org/10.1590/ES.240176
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 25, p. 1-18, 2021. https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.26.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Competência digital docente para o ensino remoto em tempos de isolamento social decorrente da Covid-19. Hachetetepé: Revista Científica en Educación y Comunicación, Cádiz, 24, p. 1-16, 2022. https://doi.org/10.25267/Hachetetepe.2022.i24.1106.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; VALDEGIL, Daniel de Assis; SABINO, Raquel do Nascimento. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271
OLIVEIRA, Dalila Andrade; PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antônio. Trabalho docente em tempos de pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 14, n. 30, p. 719-735, 2020. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1212
SABÓIA, Valquiria Soares Mota; BARBOSA, Rozilda Pereira. Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e o planejamento escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3663
SANTOS, Elton Castro Rodrigues dos; SILVA, Marineide de Oliveira da; VIEIRA JUNIOR, Niltom. Novos tempos e novos desafios educacionais: a educação básica na modalidade remota durante a pandemia de Covid-19. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 2, p. e056, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e056.id1185
SILVA, Obdália Santana Ferraz. (Multi)Letramentos e formação de professores na sociedade digital: entretecendo (desa)fios. In: ALVES, Lynn; MOREIRA, J. António (org.). Tecnologias e aprendizagens: delineando novos espaços de interação. Salvador: UFBA, 2017. p. 215-241.
SOBRINHO JUNIOR, João Ferreira; MORAES, Cristina de Cássia Pereira. Orientações e instigações presentes na Base Nacional Comum Curricular quanto ao uso de tecnologias digitais no ensino. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 3, p. e079, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e079.id1248
SOUZA, Celestina Maria Pereira de; PEREIRA, Jhonata Moreira; RANKE, Maria da Conceição de Jesus. Reflexos da pandemia na evasão/abandono escolar: a democratização do acesso e permanência. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 5, p. e10844, 2020. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10844
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 set. 2022.
UNESCO. Avaliação do desenvolvimento da Internet no Brasil. 2021a. Disponível em: https://www.nic.br/media/docs/publicacoes/8/20210217115717/avaliacao_do_desenvolvimento-da-internet-no-brasil.pdf. Acesso em: 26 fev. 2022.
UNESCO. Consequências adversas do fechamento das escolas. 2021b. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em: 28 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.