RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADA COM QUESTÕES DO COTIDIANO NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23036.id1762Palavras-chave:
Cotidiano, Ensino de Ciências Naturais, Prática docenteResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência produzida no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul/RS, concomitante ao estágio supervisionado sobre a implementação de atividades que envolvem a temática Educação Ambiental articuladas às questões do cotidiano. Assim, pretendeu-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: A implementação de atividades voltadas à Educação Ambiental ao cotidiano contribui para o aprendizado em Química? A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo os dados produzidos a partir de diário de bordo, gravações de áudios e materiais elaborados conforme as atividades propostas. A partir dos dados emergiram categorias de análise, sendo elas: (i) Reconhecimento de conceitos e expressões químicas; e (ii) Identificação de contexto científico em situações cotidianas. Os resultados apontam que a utilização de assuntos relacionados à temática pode favorecer uma melhor compreensão de conceitos químicos.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Maria; PIMENTA, Selma. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo. Edições: 70, 2011
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf Acesso em 24 de agosto de 2021.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 1996) Diponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12014.htm#art1 acesso em 17 de junho de 2019.
BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Acesso em 24 de agosto de 2021.
BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf Acesso em 24 de agosto de 2021.
BRASIL, EDITAL CAPES nº 06/2018 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em 24 de agosto de 2021.
BRASIL .Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018 2018. Disponível em: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf Acesso em: 28 nov. 2022.
DO NASCIMENTO UCHOA, Pablo. A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência. Revista Didática Sistêmica, V. 17, N. 2, 2015, Rio Grande/RS, Brasil
FLÔR, Cristhiane Cunha. Na busca de ler para ser em aulas de Química. Ijuí: Unijuí, 2015.
GOULART, Claudia. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. 2005 (Doctoral dissertation, Tese (Doutorado)–IEL-Unicamp—Campinas, SP).
JACOBI, Pedro Roberto. Espaços públicos e práticas participativas na gestão do meio ambiente no Brasil. Sociedade e Estado, v. 18, p. 315-338, 2003.
JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v31, n2, p. 233-250, maio/ago. 2005.
JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; UCHÔA, Adjane Maia. Desenvolvimento e avaliação de uma história em quadrinhos: uma análise do modo de leitura dos estudantes. Educación química, v. 26, n. 2, p. 87-93, 2015.
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U; 1986.
MILANESI, Irton, Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares, Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR
SANTOS, Wildson Luis Pereira.; SCHNETZLER, Roseli. P. Função Social: o que significa ensino de química para formar cidadão? Química Nova na Escola, n.4, nov. 1996
SILVA, Maria Lúcia Santos Ferreira da. Estágio curricular: contribuições para o redimensionamento de sua prática. Natal: EdUFRN, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.