RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADA COM QUESTÕES DO COTIDIANO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23036.id1762

Palavras-chave:

Cotidiano, Ensino de Ciências Naturais, Prática docente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência produzida no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul/RS, concomitante ao estágio supervisionado sobre a implementação de atividades que envolvem a temática Educação Ambiental articuladas às questões do cotidiano. Assim, pretendeu-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: A implementação de atividades voltadas à Educação Ambiental ao cotidiano contribui para o aprendizado em Química? A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo os dados produzidos a partir de diário de bordo, gravações de áudios e materiais elaborados conforme as atividades propostas. A partir dos dados emergiram categorias de análise, sendo elas: (i) Reconhecimento de conceitos e expressões químicas; e (ii) Identificação de contexto científico em situações cotidianas. Os resultados apontam que a utilização de assuntos relacionados à temática pode favorecer uma melhor compreensão de conceitos químicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Marques da Rosa, PPGEC

Mestranda em Ensino de Ciências (PPGEC- Unipampa) Professora da rede básica de ensino

Mara Elisângela Jappe Goi, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Docente do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Unipampa) Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGECI- UFRGS)

Referências

ALMEIDA, Maria; PIMENTA, Selma. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo. Edições: 70, 2011

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf Acesso em 24 de agosto de 2021.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 1996) Diponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12014.htm#art1 acesso em 17 de junho de 2019.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Acesso em 24 de agosto de 2021.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf Acesso em 24 de agosto de 2021.

BRASIL, EDITAL CAPES nº 06/2018 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em 24 de agosto de 2021.

BRASIL .Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018 2018. Disponível em: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf Acesso em: 28 nov. 2022.

DO NASCIMENTO UCHOA, Pablo. A importância do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência. Revista Didática Sistêmica, V. 17, N. 2, 2015, Rio Grande/RS, Brasil

FLÔR, Cristhiane Cunha. Na busca de ler para ser em aulas de Química. Ijuí: Unijuí, 2015.

GOULART, Claudia. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. 2005 (Doctoral dissertation, Tese (Doutorado)–IEL-Unicamp—Campinas, SP).

JACOBI, Pedro Roberto. Espaços públicos e práticas participativas na gestão do meio ambiente no Brasil. Sociedade e Estado, v. 18, p. 315-338, 2003.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v31, n2, p. 233-250, maio/ago. 2005.

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; UCHÔA, Adjane Maia. Desenvolvimento e avaliação de uma história em quadrinhos: uma análise do modo de leitura dos estudantes. Educación química, v. 26, n. 2, p. 87-93, 2015.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U; 1986.

MILANESI, Irton, Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares, Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Editora UFPR

SANTOS, Wildson Luis Pereira.; SCHNETZLER, Roseli. P. Função Social: o que significa ensino de química para formar cidadão? Química Nova na Escola, n.4, nov. 1996

SILVA, Maria Lúcia Santos Ferreira da. Estágio curricular: contribuições para o redimensionamento de sua prática. Natal: EdUFRN, 2005.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

ROSA, Ana Paula Marques da; GOI, Mara Elisângela Jappe. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADA COM QUESTÕES DO COTIDIANO NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23036, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23036.id1762. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/180. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias