O NOVO ENSINO MÉDIO E A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: COMPREENDER PARA RESISTIR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e017.id1452

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica, Professores de Biologia

Resumo

O artigo está situado no contexto mais amplo das discussões que envolvem o Novo Ensino Médio. Objetivou-se, portanto, analisar as implicações do Novo Ensino Médio no que diz respeito à docência em Biologia para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para tanto, consultou-se a Lei nº 13.415/2017 e as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), além de artigos científicos publicados em periódicos. A técnica utilizada para analisar os dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD) e o referencial teórico-metodológico o materialismo histórico. Por decorrência da divisão do currículo em áreas de conhecimentos e itinerários formativos, os conteúdos de ensino da Biologia poderão ser reduzidos na EPTNM, o que implicará diretamente no trabalho dos professores. Em oposição a isso, defende-se que os docentes de Biologia recebam formação para compreender e resistir ao Novo Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Kaio Cavalcante de Morais, IFRN

Doutorando em Educação (PPGEP/IFRN) Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Ana Lúcia Sarmento Henrique, UCM

Doutora em Educação (UCM, Espanha) Professora lotada no IFRN Zona Leste, Docente do PPGEP/IFRN

Referências

AMARAL, Nelson Cardoso. O “novo” ensino médio e o PNE: haverá recursos para essa política? Retratos da Escola, [S.L.], v. 11, n. 20, p. 91-115, 9 ago. 2017

ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima de. A reforma do ensino médio do Governo Temer, a educação básica e o cerco ao futuro dos jovens pobres. Holos, [S.L.], v. 8, p. 219-232, 31 dez. 2018.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 mar. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Brasília, DF: 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=102481-rceb003-18&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 jun. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: 2018b Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 22/2019, de 7 de novembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC Formação). DF, 20 dez. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=133091-pcp022-19-3&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 08 mar. 2022.

CORTI, Ana Paula. Política e significantes vazios: uma análise da reforma do ensino médio de 2017. Educação em Revista, [S.L.], v. 35, n. 1, p. 1-18, 2019.

MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner. Petrópolis: Vozes, 2019.

MOURA, Dante Henrique.; LIMA FILHO, Domingos Leite. A reforma do ensino médio: regressão de direitos sociais. Retratos da Escola, [S.L.], v. 11, n. 20, p. 109, ago. 2017.

MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 117-128, jun. 2006.

MORAIS, João Kaio Cavalcante de. Os saberes docentes necessários ao trabalho do professor de Biologia no Ensino Médio Integrado. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

MORAIS, João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. Saberes para a docência em Biologia na Educação Profissional. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 8, p. 1-20, jun. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6668/6074. Acesso em: 27 jan. 2022.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 107-129.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

CAVALCANTE DE MORAIS, João Kaio; SARMENTO HENRIQUE, Ana Lúcia. O NOVO ENSINO MÉDIO E A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: COMPREENDER PARA RESISTIR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e017, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e017.id1452. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/265. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias