ANÁLISE SOBRE A TEMÁTICA CORPO HUMANO NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e088.id1004

Palavras-chave:

Corpo, Livro didático, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Este estudo retrata o contexto histórico do corpo humano, favorecendo reflexões acerca do tratamento ofertado ao mesmo em diferentes momentos sociais, com o objetivo de perceber como a temática corporal pode ser abordada no contexto escolar através da análise nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro didático (2020). Utilizou-se a leitura flutuante para análise do Guia online de Ciências elaborado para a escolha do material didático, onde a obra selecionada foi intitulada: “Ciência, Vida e Universo,” o exemplar apresenta estudos pertinentes sob as preposições da Base Nacional Comum Curricular (2018), em que o corpo humano é representado na Unidade Temática ‘Vida e Evolução’ através de questões inerentes aos seres vivos, em séries finais do Ensino Fundamental, sendo perceptível a ausência do diálogo da sexualidade com os temas: gênero, identidade e orientação sexual, no qual essas questões estão intimamente conectadas ao ser humano como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Beatriz Azevedo de Souza dos Santos, UFRJ

Mestrado Profissional em Formação Científica para Professor de Biologia (UFRJ) Professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ

Maria de Fátima Alves de Oliveira, IOC

Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, Docente no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz)

Referências

ALVES, Thamar Kalil de Campos; VALIENGO, Amanda. O livro didático e o PNLD algumas reflexões: mapeamento em artigos científicos. In:ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 19, 2018, Salvador, Anais [...] Salvador: UFBA, 2018. p. 1-38.

APPENZELLER, Simone; MENEZES, Fábio Husemann; SANTOS, Gislaine Goulart; PADILHA, Roberto Ferreira; GRAÇA, Higor Sabino, BRAGANÇA, Joana Froés: Novos tempos, novos desafios: Estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44 (sup. 01), p. 1-6, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420

AZEVEDO, Débora. Revisão de Literatura, Referencial Teórico, Fundamentação Teórica e Framework Conceitual em Pesquisa – diferenças e propósitos, Working paper, 2016.

BARBOSA, Maria Raquel; MATOS, Paula Mena; COSTA, Maria Emília. Um olhar sobre o corpo: O corpo ontem e hoje. Psicologia & sociedade, v. 23, (1): 24-34, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000100004

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático, Brasília: 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, Brasília: 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução ao 3º e 4º Ciclos de Ciências, Brasília: 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, Ministério da Educação, Brasília: 2018.

BRASIL. Guia Digital, Programa Nacional do Livro Didática. Ministério da Educação, Brasília: 2020

BRASIL. Coronavírus, Ministério da Saúde, Brasília: 2021.

CANI, Joseane Brunet ti; SANDRINI, Elizabete Germânia Ca Ron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e Covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. IFES CIÊNCIA, v. 6. p. 23-39. Ed. Especial n.1, 2020. DOI: https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713

CRUZ, Mayara Nascimento; BARRETO, Mércia Ferreira. Concepções sobre corpo na contemporanidade: uma revisão narrativa. Cientefico, v. 19, n. 39, 2019.

DESIDÉRIO, Ricardo. A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na bncc e seus reflexos para o ensino de ciências. Horizontes, v. 8, n. 15, p. 98-112, 2020. DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282

DOURADO, Cláudia de Souza; FUSTINONI, Suzete Maria; SCHIRMER, Janine; SOUZA, Camila Brandão. Corpo, Cultura e Significado. J Hum Growth Dev, v. 28 (2), p. 206-212, 2018. DOI: https://doi.org/10.7322/jhgd.147240

KRASILCHIK, Miriam. Prática de Ensino de Biologia, 4ª. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

LIMA, Mayara Prado Cardoso; SANT’ANA, Débora de Mello Gonçalves; BESPALHOK, Daniellle das Neves. A importância do estudo do corpo na educação básica. Arquivos do MUDI, v. 23, n.3, p. 263-277, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/arqmudi.v23i3.51551

MACHADO, Nilza Zanon de Sousa; GODOY. Elenilton Vieira. Olhar sobre o currículo oculto a partir do ponto de vista de uma professora de matemática. RPEM/ PA, v. 8, n. 17, p.178-200, 2019. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.178-200

MELO, Lívia Mol Fraga; LIMA, Ana Luiza Veloso; RODRIGUES, Anna Carla Silveira; SANTO, Tatiana Vasques C. Corpo social e as relações de cuidado. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DA FACIG, 02, 2016, Minas Gerais. Anais [...] Minas Gerais: FACIG, 2016. p. 1-3.

MINAYO, Maria Cecília. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade.Ciência e Saúde Coletiva, v. 17, (3), p. 621-626, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007

OMS. Organização Mundial da Saúde. Briefsexuality-related communication: recommendations for a publichealth approach. (traduzido), 2015.

RAMOS, Karen Christina de A.B.; FONSECA, Lana Claudia de S.; GALIETA, Tatiana. Ser um corpo mais humano: visões de professores de ciências e biologia sobre o ser humano. Ensino Saúde e Ambiente, v. 13 (1), p. 280-309, 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a27134

REIS, Diones. Estudos sobre as concepções e influências históricas nas abordagens no ensino de ciências sobre o corpo humano e as aproximações de visão crítica realizadas na licenciatura em educação do campo. Trabalho de conclusão de curso (graduação) UFSC. Graduação em Educação do Campo. Florianópolis, 2020.

REIS, Hellen José Daiane; DUARTE, Marcos Felipe Silva; SILVA, Jackson Ronie Sá. Os temas: Corpo humano, gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. IENCI, v. 24 (1), p. 223-238, 2019. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p223

RIOS, Fabíola Teixeira Araujo; MOREIRA, Wagner Wey. O corpo na escola: Qual é o seu papel? Triângulo, v. 9, n. 2: 225-237, 2016. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1870

SARAIVA, Georgia do Nascimento; SALOMÃO, Simone Rocha. Os Discursos do livro didático de biologia: Um exercício de análise com base em Bakhtin, In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA, 09, 2016, Paraná. Anais [...] Paraná: SENBIO, 2016. p. 1707-1717.

SILVEIRA, Eduardo. Que corpo é esse? In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 07, 2018, Pará. Anais [...] Pará: UFPA, 2018. p. 4248- 4257.

SOARES, Lima; VIÇOSA, Carrozoni Lopes; FOLMER,Vanderlei. As representações do corpo humano nos livros didáticos de Ciências. Góndola Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 13 (1), 55-72, 2018. DOI: https://doi.org/10.14483/23464712.12018

SUDA, Nara; LUZ, Therezinha Madel. Sentidos e significados do corpo: Uma breve contribuição ao tema. Ceres: Nutrição e Saúde, v. 5 (2). p. 101-112, 2010.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

SOUZA DOS SANTOS, Ana Beatriz Azevedo de; ALVES DE OLIVEIRA, Maria de Fátima. ANÁLISE SOBRE A TEMÁTICA CORPO HUMANO NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e088, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e088.id1004. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/300. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias