ANÁLISE SOBRE A TEMÁTICA CORPO HUMANO NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n3.e088.id1004Palavras-chave:
Corpo, Livro didático, Base Nacional Comum CurricularResumo
Este estudo retrata o contexto histórico do corpo humano, favorecendo reflexões acerca do tratamento ofertado ao mesmo em diferentes momentos sociais, com o objetivo de perceber como a temática corporal pode ser abordada no contexto escolar através da análise nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro didático (2020). Utilizou-se a leitura flutuante para análise do Guia online de Ciências elaborado para a escolha do material didático, onde a obra selecionada foi intitulada: “Ciência, Vida e Universo,” o exemplar apresenta estudos pertinentes sob as preposições da Base Nacional Comum Curricular (2018), em que o corpo humano é representado na Unidade Temática ‘Vida e Evolução’ através de questões inerentes aos seres vivos, em séries finais do Ensino Fundamental, sendo perceptível a ausência do diálogo da sexualidade com os temas: gênero, identidade e orientação sexual, no qual essas questões estão intimamente conectadas ao ser humano como um todo.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Thamar Kalil de Campos; VALIENGO, Amanda. O livro didático e o PNLD algumas reflexões: mapeamento em artigos científicos. In:ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 19, 2018, Salvador, Anais [...] Salvador: UFBA, 2018. p. 1-38.
APPENZELLER, Simone; MENEZES, Fábio Husemann; SANTOS, Gislaine Goulart; PADILHA, Roberto Ferreira; GRAÇA, Higor Sabino, BRAGANÇA, Joana Froés: Novos tempos, novos desafios: Estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44 (sup. 01), p. 1-6, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420
AZEVEDO, Débora. Revisão de Literatura, Referencial Teórico, Fundamentação Teórica e Framework Conceitual em Pesquisa – diferenças e propósitos, Working paper, 2016.
BARBOSA, Maria Raquel; MATOS, Paula Mena; COSTA, Maria Emília. Um olhar sobre o corpo: O corpo ontem e hoje. Psicologia & sociedade, v. 23, (1): 24-34, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000100004
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático, Brasília: 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, Brasília: 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução ao 3º e 4º Ciclos de Ciências, Brasília: 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, Ministério da Educação, Brasília: 2018.
BRASIL. Guia Digital, Programa Nacional do Livro Didática. Ministério da Educação, Brasília: 2020
BRASIL. Coronavírus, Ministério da Saúde, Brasília: 2021.
CANI, Joseane Brunet ti; SANDRINI, Elizabete Germânia Ca Ron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e Covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. IFES CIÊNCIA, v. 6. p. 23-39. Ed. Especial n.1, 2020. DOI: https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713
CRUZ, Mayara Nascimento; BARRETO, Mércia Ferreira. Concepções sobre corpo na contemporanidade: uma revisão narrativa. Cientefico, v. 19, n. 39, 2019.
DESIDÉRIO, Ricardo. A exclusão da temática sexualidade nos anos inicias do ensino fundamental na bncc e seus reflexos para o ensino de ciências. Horizontes, v. 8, n. 15, p. 98-112, 2020. DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282
DOURADO, Cláudia de Souza; FUSTINONI, Suzete Maria; SCHIRMER, Janine; SOUZA, Camila Brandão. Corpo, Cultura e Significado. J Hum Growth Dev, v. 28 (2), p. 206-212, 2018. DOI: https://doi.org/10.7322/jhgd.147240
KRASILCHIK, Miriam. Prática de Ensino de Biologia, 4ª. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
LIMA, Mayara Prado Cardoso; SANT’ANA, Débora de Mello Gonçalves; BESPALHOK, Daniellle das Neves. A importância do estudo do corpo na educação básica. Arquivos do MUDI, v. 23, n.3, p. 263-277, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/arqmudi.v23i3.51551
MACHADO, Nilza Zanon de Sousa; GODOY. Elenilton Vieira. Olhar sobre o currículo oculto a partir do ponto de vista de uma professora de matemática. RPEM/ PA, v. 8, n. 17, p.178-200, 2019. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.178-200
MELO, Lívia Mol Fraga; LIMA, Ana Luiza Veloso; RODRIGUES, Anna Carla Silveira; SANTO, Tatiana Vasques C. Corpo social e as relações de cuidado. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DA FACIG, 02, 2016, Minas Gerais. Anais [...] Minas Gerais: FACIG, 2016. p. 1-3.
MINAYO, Maria Cecília. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade.Ciência e Saúde Coletiva, v. 17, (3), p. 621-626, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
OMS. Organização Mundial da Saúde. Briefsexuality-related communication: recommendations for a publichealth approach. (traduzido), 2015.
RAMOS, Karen Christina de A.B.; FONSECA, Lana Claudia de S.; GALIETA, Tatiana. Ser um corpo mais humano: visões de professores de ciências e biologia sobre o ser humano. Ensino Saúde e Ambiente, v. 13 (1), p. 280-309, 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a27134
REIS, Diones. Estudos sobre as concepções e influências históricas nas abordagens no ensino de ciências sobre o corpo humano e as aproximações de visão crítica realizadas na licenciatura em educação do campo. Trabalho de conclusão de curso (graduação) UFSC. Graduação em Educação do Campo. Florianópolis, 2020.
REIS, Hellen José Daiane; DUARTE, Marcos Felipe Silva; SILVA, Jackson Ronie Sá. Os temas: Corpo humano, gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. IENCI, v. 24 (1), p. 223-238, 2019. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p223
RIOS, Fabíola Teixeira Araujo; MOREIRA, Wagner Wey. O corpo na escola: Qual é o seu papel? Triângulo, v. 9, n. 2: 225-237, 2016. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1870
SARAIVA, Georgia do Nascimento; SALOMÃO, Simone Rocha. Os Discursos do livro didático de biologia: Um exercício de análise com base em Bakhtin, In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA, 09, 2016, Paraná. Anais [...] Paraná: SENBIO, 2016. p. 1707-1717.
SILVEIRA, Eduardo. Que corpo é esse? In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 07, 2018, Pará. Anais [...] Pará: UFPA, 2018. p. 4248- 4257.
SOARES, Lima; VIÇOSA, Carrozoni Lopes; FOLMER,Vanderlei. As representações do corpo humano nos livros didáticos de Ciências. Góndola Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 13 (1), 55-72, 2018. DOI: https://doi.org/10.14483/23464712.12018
SUDA, Nara; LUZ, Therezinha Madel. Sentidos e significados do corpo: Uma breve contribuição ao tema. Ceres: Nutrição e Saúde, v. 5 (2). p. 101-112, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.