MONITORIA ACADÊMICA EM ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e090.id1202

Palavras-chave:

Aulas práticas, Metodologias, Docência

Resumo

Na disciplina de zoologia dos invertebrados, compete ao monitor, na parte prática, exercer suas funções de auxiliar, mediar, socializar, lecionar e pesquisar. O artigo objetiva relatar experiências vivenciadas na monitoria acadêmica de zoologia dos invertebrados, discorrendo, principalmente, acerca das metodologias desenvolvidas. Nesse sentido, foi disponibilizada uma aula prática após o estudo teórico de cada filo do reino animal. A maioria dessas práticas foram desenvolvidas no laboratório multidisciplinar da universidade e neste artigo foram descritas cinco delas, relacionadas com os seguintes conteúdos: Protozoa, Porifera, Mollusca e Arthropoda. Participaram das aulas os alunos matriculados nas disciplinas de zoologia dos invertebrados I e II. Estes mostraram interesse, curiosidade e atenção durante os momentos de visualização no microscópio, revisão, dissecação e montagem da coleção dos artrópodes. Portanto, conclui-se que a monitoria contribui tanto para a formação acadêmica dos monitores quanto para um melhor andamento da disciplina, favorecendo o desenvolvimento das metodologias aplicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marianne Martins dos Santos Pereira, UNEAL

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

João Pedro Silva Oliveira, UNEAL

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Rodrigo Almeida Pinheiro, UFVJM

Mestrando em Produção Vegetal (UFVJM) Discente do programa de pós-graduação em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Claudimary Bispo dos Santos, UNEAL

Mestrado em Ciências da Saúde (UFS) Professora da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Referências

ALMEIDA, Ariana Cristina Santos; VOLKMER-RIBEIRO, Cecília; VARAJÃO, Angelica Fortes Drummond Chicarino; GOMES, Newton Souza; VARAJÃO, César Augusto Chicarino. Espículas de esponjas continentais nos sedimentos cenozóicos do noroeste de Minas Gerais, como indicadores paleoambientais. Revista Brasileira de Paleontologia, v. 12, n. 2, p. 123-138, 2009. DOI:10.4072/rbp.2009.2.03

ALVES, Rodrigo Vinícius de Almeida.; SANTOS, George Garcia; PINHEIRO, Ulisses. Uma nova espécie de Erylus Gray, 1867 para o Brasil. In: ALMEIDA, Alexandre Oliveira; SILVA, Catarina de Lourdes Araújo; LUCATELLI, Débora; ALVES JÚNIOR, Flavio Almeida; ARAÚJO, Marina de Sá Leitão Câmara de. Livro de Resumos do XIX Encontro Nordestino de Zoologia – EZN. Garanhuns, 2016.

ARAÚJO-DE-ALMEIDA, Elineí; SANTOS, Roberto Lima; SILVA, Clécio Danilo Dias da; MELO, Gisele Silva Marques de; D’OLIVEIRA, Rosângela Gondim. Inovações didáticas no ensino de zoologia: enfoques sobre a elaboração e comunicação de relatos de experiências como atividades de aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 6, p. 6699-6718, 2019. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-164

ARAÚJO-DE-ALMEIDA, Elineí; D’OLIVEIRA, Rosângela Gondim; MENDES, Liana de Figueiredo; FREIRE, Eliza Maria Xavier. Interações pedagógicas em Zoologia e o enfoque metadisciplinar. In: ARAÚJO-DE-ALMEIDA, E. (Org.). Ensino de zoologia: ensaios metadisciplinares. João Pessoa: EdUFPb, 2011. p.63-78.

ARAÚJO-DE-ALMEIDA, Elineí. Registros e divulgação de experiências efetivadas no ensino: práticas motivadoras na trajetória do professor e dos estudantes. Revista Barbante, v. 1, n.3, p. 1-10, 2012.

AROUCA, Susana Patrícia de Sousa. Dissecação virtual on-line vs. Dissecação Real: “Um estudo comparativo no Ensino Básico”. 2007. Porto: Dissertação (Mestrado em Educação Multimédia) - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Departamento de Química. Porto, 2007. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64119. Acesso em: 23 mar. 2021.

ASSIS, Fernanda de; BORSATTO, Alessandra Zanei; SILVA, Pâmela Duarte Dias da; PERES, Patrícia de Lima; ROCHA, Patrícia Rodrigues; LOPES, Gertrudes Teixeira. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Rev. Enferm. Uerj, v. 14, n.3, P. 391-397, 2006.

AZEVEDO, Hugo José C. C.; FIGUEIRÓ, Ronaldo; ALVES, Dimitri Ramos; VIEIRA, Valéria; SENNA, André R. O uso de coleções zoológicas como ferramenta didática no ensino superior: um relato de caso. Revista Práxis, v. 4, n. 7, p. 43-48, 2012. https://doi.org/10.25119/praxis-4-7-548

BRUSCA, Richard C.; MOORE, Wendy; SHUSTER, Stephen M. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

CONGRESSO NACIONAL (BR). Lei nº 5540, de 28 de novembro de 1968. Boletim da Universidade do Estado da Guanabara de 31 de novembro de 1968. Rio de Janeiro (RJ): Universidade do Estado da Guanabara, 1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 23 mar. 2021.

CONGRESSO NACIONAL (BR). Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Boletim da Universidade do Estado da Guanabara de 31 de novembro de 1968. Rio de Janeiro (RJ): Universidade do Estado da Guanabara, 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 23 mar. 2021.

DIAS-DA-SILVA, Clécio Danilo. Potencialidades dos mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem de zoologia. 2018. Natal: Dissertação (Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26270. Acesso em: 23 mar. 2021.

FARIAS, Daniella Carvalho ; NEVES, Maria Aparecida; KOWALCZUK, Vânia Graciele Lezan. As atividades práticas para o ensino aprendizagem de artrópodes no ensino médio. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-502

FERNANDES, Juliana; ABREU, Thaynara Alves; DANTAS, Anne Joyce Lima; SILVA, Angélica Maria de Sousa. Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Psicologia. Clínica & Cultura, v.2, n.1, p. 36-43, 2016.

FURLAN, Ana Laura Diniz; FISCHER, Marta Luciane. Métodos alternativos ao uso de animais como recurso didático: um novo paradigma bioético para o ensino da zoologia. Educação em Revista, v. 36, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-4698230590

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Revista Pro-posições, v. 27, p. 133-153, 2016. https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908

GLÓRIA, Isabela Acássia de Souza. Aula prática como ferramenta pedagógica para aprendizagem significativa no ensino de zoologia.2019. Paritins: Monografia ( licenciatura em ciências biológicas)- Universidade do Estado do Amazonas, Paritins, 2019. Disponível em:http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/1729/1/Aula%20pr%c3%a1tica%20como%20ferramenta%20pedag%c3%b3gica%20para%20aprendizagem%20significativa%20no%20ensino%20de%20zoologia..pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

GREIF, Sérgio. Alternativas ao uso de animais vivos na educação pela ciência responsável. São Paulo: Instituto Nina Rosa, 2003.

LIRA, Morgana Oliveira; NASCIMENTO, Denise de Queiroga; SILVA, Geilza Carla de Lima; MAMAN, Aline dos Santos de. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de Licenciandos em Ciências Biológicas da UEPB. In: II Congresso Nacional (ISSN 2358-882), Anais...Campina Grande, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15677. Acesso em: 23 mar. 2021.

MATIAS, Ana Luíza Machado; FARIA, Ana Vitória Guimarães.; MARTINS, Angélica Pereira. Tecnologia em sala de aula: uma realidade urgente aos olhos dos alunos do século XXI. Revista Crátilo, v.11, n.2, p. 43-55, 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Distrito federal, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

MEDEIROS, Maria Luisa Quinino de. Protozoários de Vida Livre em Ambientes Aquáticos do RN: ocorrência, caracterização e importância para a educação básica. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18229. Acesso em: 23 mar. 2021.

NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamus de Medeiros. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007. p. 45-58.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016. https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

RAMALHO, Betânia Leite. Reflexões sobre o ensino e o exercício da docência no ensino superior. ForGRAD em revista, n. 1, p.26-32, 2006.

RIBEIRO-COSTA, Cibele Stramare; ROCHA, Rosana Moreira da. Invertebrados: manual de aulas práticas. Ribeirão Preto: Holos, 2002.

RICHTER, Elivelto; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; FRÖHLICH, Tatiana Roberta Venzke. Trabalhando durante a iniciação à docência em Ciências com variadas modalidades didáticas no estudo dos Invertebrados. Revista da SBEnBio, v. 7, 2014.

SILVA, Meris Oliveira.; SILVA, Cícera Firmina; SANTOS, Ednalva Alves Vital. As possibilidades da monitoria para a formação docente: um relato de experiência no curso de ciências biológicas. Educação, Ciência e Saúde, v. 5, n. 2, 2018. http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v5i2.147

SILVEIRA, Eduardo; SALES, Fernanda de. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Rev. Ci. Inf. e Doc., v. 7, n. 1, p. 131-149, 2016. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i1p131-149

STORER, Tracy Irwin; USINGER, Robert Leslie. Zoologia Geral. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

SUÁREZ, Daniel Hugo; FLORES, Ignácio Rivas. La investigación narrativa, la formación y la práctica docente. Revista del IICE, n. 41, p. 5-14, 2017.

ZEN, Eduardo Pedro; LINZMEIER, Adelita Maria. A EXTENSÃO A PARTIR DA MONITORIA. Seminário Integrador de Extensão, v. 1, n. 1, 2018. https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

Downloads

Publicado

09.12.2021

Como Citar

MARTINS DOS SANTOS PEREIRA, Marianne; SILVA OLIVEIRA, João Pedro; ALMEIDA PINHEIRO, Rodrigo; BISPO DOS SANTOS, Claudimary. MONITORIA ACADÊMICA EM ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e090, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e090.id1202. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/312. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias