O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIODIVERSIDADE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e036.id1047

Palavras-chave:

Jogo Didático, Ensino e Aprendizagem, Ensino de Ciências, Biodiversidade

Resumo

A ludicidade em ambiente escolar favorece o desenvolvimento de ações investigativas e criativas no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta o jogo didático como estratégia pedagógica para o ensino de Ciências. O jogo de tabuleiro denominado: “Guardiões da Biodiversidade”, com direcionamento ao bioma da Mata Atlântica, foi confeccionado com recursos de baixo custo e de fácil acessibilidade. Selecionou-se, como público-alvo, a turma do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, realizando o estudo em uma escola pública urbana e regular da Zona da Mata Mineira (MG), em 2019. Trata-se, assim, de uma pesquisa de caráter qualitativo e as informações obtidas foram organizadas a partir da análise descritiva. Atesta-se que o jogo didático constitui uma alternativa viável para construção de conhecimentos no ensino de Ciências de forma interdisciplinar, ao estimular as relações de cooperação e socialização entre educador-educando e educandos-educandos.

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Biografia do Autor

Danielle Schultz, UFV

Licenciada em Educação do Campo (UFV)

Aline Aparecida Teixeira da Silva, UFV

Mestrado Profissional em Química (UFV) Professora no Colégio Coeducar em Viçosa (MG)

Cristiane Lopes Rocha de Oliveira, UFJF

Mestrado em Química (UFJF) Professora no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) 

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

SCHULTZ, Danielle; TEIXEIRA DA SILVA, Aline Aparecida; ROCHA DE OLIVEIRA, Cristiane Lopes. O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIODIVERSIDADE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e036, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e036.id1047. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/322. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias