SAEB E PNLD: DISSONÂNCIAS E IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p673-699.id724Palabras clave:
Avaliação Educacional, Avaliação de Larga Escala, Diálogo entre SAEB e PNLDResumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar o diálogo referencial entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A produção das informações se deu por meio da análise de documentos do SAEB, na busca de referências sobre o PNLD e de documentos do PNLD buscando referências ao SAEB. Os resultados indicam que o diálogo entre as duas políticas é praticamente nulo e que provoca um efeito drástico da avaliação educacional brasileira, o que leva ao questionamento dos resultados que o SAEB produz acerca da Educação Brasileira. As análises evidenciam a existência de um ciclo de fracasso como produto da falta de diálogo entre as referidas políticas.
Descargas
Métricas
Citas
ARAGÃO, Milena Ribeiro de.; FERREIRA, Renata Priscila Silva. SANTOS, Betisabel Vilar. Prova Brasil: instrumento de avaliação dos anos iniciais do Ensino fundamental. Cadernos de Graduação- Ciencias Humanas e Sociais. v.1, n.16, p. 103-114, 2013.
BAUER, Adriana. Estudos sobre Sistemas de Avaliação Educacional. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 5, p. 7-31, 2012.
BAUER, Adriana. PIMENTA, Claudia Oliveira. HORTA NETO, João Luiz. SOUSA, Sandra Zákia Lian. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números? Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 62, p. 326-352, maio/ago. 2015
BRASIL. Ministério da Educação. Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015. Brasília, 2016.
BRASIL. Guia de livros didáticos 2005: v. 1: Apresentação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Infantil e Fundamental, 2004 a.20 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos 2005: v. 2: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Infantil e Fundamental, 2004 b.287 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos 2005: v.3: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Infantil e Fundamental, 2004c. 212p.
BRASIL. Catalogo do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio: PNLEM /2006: Lingua Portuguesa. Brasilia: MEC, SEMTEC, FNDE. 2005a. 100p.
BRASIL Catalogo do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio:PNLEM/2006:Matemática. Brasilia: MEC, SEMTEC, FNDE.2005b. 84p.
BRASIL. Guia do livro didático 2007: apresentação: séries/anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006a. 44p.
BRASIL. Guia do livro didático 2007: Língua Portuguesa: séries/anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006b. 292p.
BRASIL. Guia do livro didático 2007: Matemática: séries/anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,2006c. 266p.
BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2008: apresentação. Brasília: Ministério da Educação. 2007a. 34p.
BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação. 2007b. 144p.
BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Matemática. Brasília: Ministério da Educação. 2007c. 148p.
BRASIL. Língua Portuguesa: catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: PNLEM/2009. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação., 2008a. 136 p.
BRASIL. Matemática: catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: PNLEM/2009. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2008b. 88 p
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: apresentação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009a. 52 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Letramento e Alfabetização/ Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009b. 352 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Alfabetização Matemática e Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009c. 264 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: apresentação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010a. 76 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010b. 76 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010c. 96 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: apresentação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011a. 40 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011b.100 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011c.104 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2013: apresentação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012a. 40 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2013: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012b. 252 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2013: letramento e alfabetização e língua portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012c. 256 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: apresentação: ensino fundamental: anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013a. 40 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013b.120 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013c. 104 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: português: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014a. 104p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: matemática: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014b. 108p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: apresentação: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014c. 52p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2016: Apresentação: ensino fundamental anos iniciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2015 a. 58 p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2016: Alfabetização e Letramento e Língua
Portuguesa: ensino fundamental anos iniciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2015 b. 272p.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2016: Alfabetização Matemática e Matemática: ensino fundamental anos iniciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2015 c. 322p.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2019: Matemática – guia de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2018a, 200 p.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2019: Língua Portuguesa –guia de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2018b.236 p.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2019: Apresentação - guia de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018c, 57 p.
BRASIL. PNLD 2017: apresentação – Ensino fundamental anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2016a. 39 p.
BRASIL. PNLD 2017: Língua Portuguesa– Ensino fundamental anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2016b. 98 p.
BRASIL. PNLD 2017: matemática – Ensino fundamental anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2016c. 155 p.
BRASIL. PNLD 2018: língua portuguesa – guia de livros didáticos – Ensino Médio: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2017a. 109 p.
BRASIL. PNLD 2018: matemática – guia de livros didáticos – Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2017b. 122 p.
BRASIL. PNLD 2018: apresentação – guia de livros didáticos – ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2017c. 39 p.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no Guia de Livros Didáticos de 1ª a 4ª série do PNLD/2007, 2004.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no Guia de Livros Didáticos dos anos finais do ensino fundamental do PNLD/2008, 2005.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o programa nacional do livro didático -PNLD 2010, 2007.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de coleções didáticas para o programa nacional do livro didático - PNLD 2011, 2008.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o programa nacional do livro didático, PNLD 2012 – ENSINO MÉDIO, 2009.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático — PNLD 2013, 2010.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de coleções didáticas para o programa nacional do livro didático, PNLD 2014, 2011.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático, PNLD 2015, 2013.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático, PNLD 2016, 2014.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático, PNLD 2017, 2015.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático, PNLD 2018, 2015.
BRASIL. FNDE. Edital de Convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2019, 2017d.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas e literárias para o programa nacional do livro e do material didático, PNLD 2020, 2018.
BRASIL. FNDE. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o programa nacional do livro e do material didático, PNLD 2021, 2019.
GATTI, Bernadete. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, p.98-114, jan-jun/2003
QUARTIERI, Marli Teresinha. GIONGO, Ieda Maria. REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. SCHMITT, Fernanda Eloisa. ZIEGLER, Janaina de Ramos. Atividades presentes nos livros didáticos de matemática e questões da prova brasil: implicações para a prática pedagógica. Revista de Extensão, Santa Maria, v. 3, n. Especial, p. 616– 621, 2016.
HORTA NETO, João Luiz. As avaliações externas e seus efeitos sobre as políticas educacionais: uma análise comparada entre a União e os Estados de Minas Gerais e São Paulo. Tese (Doutorado em Política Social) Universidade de Brasília 2013, 358p.
HORTA NETO, João Luiz. Avaliações Educacionais e seus reflexos em ações federais e na mídia eletrônica. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 59, p. 172-201, set./dez. 2014.
MANTOVANI, Katia Paulilo. O Programa Nacional do Livro Didático-PNLD: impactos na qualidade do ensino público. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) USP, São Paulo 2009.
VIANNA, Heraldo Meriim . A Prática da Avaliação Educacional: algumas colocações metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 60, p. 178-195, n. especial, dez. 2014
VINHA, Luis Gustavo do Amaral. LAROS, Jacob Arie. Dados Ausentes em Avaliações Educacionais: comparação de métodos de tratamento. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 70, p. 156-187, jan./abr. 2018.
SAMPAIO, Aline Feitosa. Fatores preditivos do desempenho de alunos na Prova Brasil: um estudo multínível. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2014. 135 f.
SOUZA, Fábia Maria de. Campo, habitus, competências e práticas de ensino dos professores de Matemática de escolas brasileiras do ensino médio estadual com bons resultados no Enem. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2017, 307 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.