TABULEIRO DE GENES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1093-1110.id738

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Genética, Material Didático

Resumo

Estudantes da educação básica apresentam dificuldades na assimilação dos conceitos de Genética; desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar o jogo “Tabuleiro de Genes” como ferramenta para o ensino de Genética. O jogo é constituído por um tabuleiro com 24 cartas contendo perguntas e respostas, confeccionado a partir de materiais alternativos e de fácil reprodutibilidade. Foi utilizado como procedimento metodológico a observação direta com a utilização de questionário de avaliação. O instrumento pedagógico foi aplicado em novembro de 2015. Participaram 23 discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, no município de Codó (MA). Ao aplicar o jogo, percebeu-se a importância em aliar a teoria com a prática. Também foi possível detectar a interação dos alunos, discutindo suas dúvidas e expressando ideias. Assim, o jogo atuou como um estimulador das atividades cognitivas, além de ampliar o contato de discentes com a Genética.

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Biografia do Autor

Thays Cristina Ribeiro Alves, UFMA

Licenciada em Ciências Naturais/Biologia (UFMA)

Marcones Ferreira Costa, UFPI

Mestre em Genética e Melhoramento (UFPI) Professor na Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Camila Campêlo de Sousa, UFMA

Doutora em Genética e Melhoramento (ESALQ/USP) Professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

RIBEIRO ALVES, Thays Cristina; FERREIRA COSTA, Marcones; CAMPÊLO DE SOUSA, Camila. TABULEIRO DE GENES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1093–1110, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1093-1110.id738. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/450. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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