UMA HISTÓRIA DA COMUNIDADE AURORA NARRADA POR SEUS SUJEITOS LOCAIS: TRADIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1512-1528.id781

Palavras-chave:

História Oral, Comunidade Tradicional, Licenciatura em Educação do Campo, Regime de Alternância, Tempo-Comunidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo socializar resultados de um trabalho acadêmico produzido no âmbito de duas disciplinas de um curso de Licenciatura em Educação do Campo, com proposta de um estudo de natureza histórica, visando à (re)constituição da história de uma comunidade rural, nas vozes dos sujeitos locais. Para isso, contou-se com o referencial teórico-metodológico da História Oral e com a realização de entrevistas semiestruturadas com dois moradores da Comunidade Aurora, município de Rio Pardo de Minas-MG. Buscou-se constituir uma versão da história da Comunidade, remontando aos seus primeiros moradores para poder compreender, em suas narrativas, os aspectos pertinentes à cultura, religião e educação daquele território. Como resultado, percebeu-se que a Comunidade Aurora, apesar de não ser reconhecida como sendo tradicional, salienta características peculiares quanto ao modo de ser e viver no campo, com implicações importantes na formação de futuros professores em Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Marilza Rodrigues da Silva, UFTM

Licencianda em Educação do Campo (UFTM)

Vaniclésia Soares Alves, UFTM

Licencianda em Educação do Campo (UFTM)

Wederlando Geronimo de Souza, UFTM

Licenciando em Educação do Campo (UFTM)

Fernando Luís Pereira Fernandes, UFTM

Doutor em Educação (UFSCar) Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, Marilza; SOARES ALVES, Vaniclésia; GERONIMO DE SOUZA, Wederlando; PEREIRA FERNANDES, Fernando Luís. UMA HISTÓRIA DA COMUNIDADE AURORA NARRADA POR SEUS SUJEITOS LOCAIS: TRADIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1512–1528, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1512-1528.id781. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/474. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias