UMA HISTÓRIA DA COMUNIDADE AURORA NARRADA POR SEUS SUJEITOS LOCAIS: TRADIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1512-1528.id781

Palavras-chave:

História Oral, Comunidade Tradicional, Licenciatura em Educação do Campo, Regime de Alternância, Tempo-Comunidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo socializar resultados de um trabalho acadêmico produzido no âmbito de duas disciplinas de um curso de Licenciatura em Educação do Campo, com proposta de um estudo de natureza histórica, visando à (re)constituição da história de uma comunidade rural, nas vozes dos sujeitos locais. Para isso, contou-se com o referencial teórico-metodológico da História Oral e com a realização de entrevistas semiestruturadas com dois moradores da Comunidade Aurora, município de Rio Pardo de Minas-MG. Buscou-se constituir uma versão da história da Comunidade, remontando aos seus primeiros moradores para poder compreender, em suas narrativas, os aspectos pertinentes à cultura, religião e educação daquele território. Como resultado, percebeu-se que a Comunidade Aurora, apesar de não ser reconhecida como sendo tradicional, salienta características peculiares quanto ao modo de ser e viver no campo, com implicações importantes na formação de futuros professores em Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilza Rodrigues da Silva, UFTM

Licencianda em Educação do Campo (UFTM)

Vaniclésia Soares Alves, UFTM

Licencianda em Educação do Campo (UFTM)

Wederlando Geronimo de Souza, UFTM

Licenciando em Educação do Campo (UFTM)

Fernando Luís Pereira Fernandes, UFTM

Doutor em Educação (UFSCar) Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Referências

ARROYO, Miguel González. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, v.27, n.72, p.157-176, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a04v2772.pdf. Acesso: 02 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. O lugar da vida: Comunidade e Comunidade Tradicional. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, v. 9, n. 18, p.1-23, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27067. Acesso: 03 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/RCT91827067

BRITO, Isabel Cristina Barbosa de. Ecologismo dos gerais: conflitos socioambientais e comunidades tradicionais no norte de Minas Gerais. 2013. 269 p. Doutorado (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável: Política e Gestão Ambiental) – Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, 2013, p. 15-77.

CRUZ, Valter do Carmo. Povos e comunidades tradicionais. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 594-600.

ICHIKAWA, Elisa Yoshie; SANTOS, Lucy Woellner. Vozes da História: Contribuições da História Oral à Pesquisa Organizacional. 7. 2003, Atibaia. Anais... EnANPAD, 2003, p. 1-16.

LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. (Org.). Usos & abusos da história oral. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 15-25.

RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 293-299.

UFTM. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Uberaba, 2019. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/licenciatura-em-educacao-do-campo. Acesso em: 15 mar. 2020.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, Marilza; SOARES ALVES, Vaniclésia; GERONIMO DE SOUZA, Wederlando; PEREIRA FERNANDES, Fernando Luís. UMA HISTÓRIA DA COMUNIDADE AURORA NARRADA POR SEUS SUJEITOS LOCAIS: TRADIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1512–1528, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1512-1528.id781. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/474. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias