UMA HISTÓRIA DA COMUNIDADE AURORA NARRADA POR SEUS SUJEITOS LOCAIS: TRADIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1512-1528.id781Palabras clave:
História Oral, Comunidade Tradicional, Licenciatura em Educação do Campo, Regime de Alternância, Tempo-ComunidadeResumen
Este artigo tem como objetivo socializar resultados de um trabalho acadêmico produzido no âmbito de duas disciplinas de um curso de Licenciatura em Educação do Campo, com proposta de um estudo de natureza histórica, visando à (re)constituição da história de uma comunidade rural, nas vozes dos sujeitos locais. Para isso, contou-se com o referencial teórico-metodológico da História Oral e com a realização de entrevistas semiestruturadas com dois moradores da Comunidade Aurora, município de Rio Pardo de Minas-MG. Buscou-se constituir uma versão da história da Comunidade, remontando aos seus primeiros moradores para poder compreender, em suas narrativas, os aspectos pertinentes à cultura, religião e educação daquele território. Como resultado, percebeu-se que a Comunidade Aurora, apesar de não ser reconhecida como sendo tradicional, salienta características peculiares quanto ao modo de ser e viver no campo, com implicações importantes na formação de futuros professores em Educação do Campo.
Descargas
Métricas
Citas
ARROYO, Miguel González. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, v.27, n.72, p.157-176, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a04v2772.pdf. Acesso: 02 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. O lugar da vida: Comunidade e Comunidade Tradicional. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, v. 9, n. 18, p.1-23, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27067. Acesso: 03 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/RCT91827067
BRITO, Isabel Cristina Barbosa de. Ecologismo dos gerais: conflitos socioambientais e comunidades tradicionais no norte de Minas Gerais. 2013. 269 p. Doutorado (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável: Política e Gestão Ambiental) – Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, 2013, p. 15-77.
CRUZ, Valter do Carmo. Povos e comunidades tradicionais. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 594-600.
ICHIKAWA, Elisa Yoshie; SANTOS, Lucy Woellner. Vozes da História: Contribuições da História Oral à Pesquisa Organizacional. 7. 2003, Atibaia. Anais... EnANPAD, 2003, p. 1-16.
LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. (Org.). Usos & abusos da história oral. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 15-25.
RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 293-299.
UFTM. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Uberaba, 2019. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/licenciatura-em-educacao-do-campo. Acesso em: 15 mar. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.