PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426

Palavras-chave:

Educação Matemática, Transformações Geométricas, Práticas Docentes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas de professores de matemática no ensino das Transformações Geométricas. Como aporte teórico foi feita uma revisão bibliográfica de estudos referentes ao ensino das Transformações Geométricas, estudos sobre a formação do professor, e nos documentos oficiais que norteiam o ensino no Brasil como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para o desenvolvimento da pesquisa elaboramos e aplicamos um questionário a 20 professores de matemática que atuam na Educação Básica. Os resultados obtidos apontaram que alguns dos professores não ensinam as Transformações Geométricas, e os que ensinam apresentam dificuldade para trabalhar este conteúdo com os alunos, e que possuem algumas dificuldades metodológicas, além de possuírem desconhecimento da conexão desse conteúdo com outros da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João do Espírito Santo Lima Malcher Junior, UEPA

Licenciatura em Matemática (UEPA)

Rosineide de Sousa Jucá, UFMT

Doutora em Educação Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC)

Referências

BLANCO, Maria Mercedes García. A formação inicial de professores de matemática: fundamentos para a definição de um curriculum. In: Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado das letras, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Terceira versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – 5ª a 8ª séries. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

D’AMBROSIO, Beatriz Silva. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Revista proposições v. 4 n. 1[10] março, 1993

DARLING-HAMMOND. Linda. BRANSFORD, J. Preparing teachers for a Changing world. What teachers should learn and be able to do. The National Academy of Education. Jossey-Bass-CA: São Francisco, 2005.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JARAMILLO, Diana. Processos metacognitivos na (re) constituição do ideário pedagógico de licenciados em matemática. In: FIORENTINI, D. (ORG). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos e novos olhares. Campinas, SP: Mercado das letras, 2003.

MEDEIROS, Lígia Giesta Ferreira. Dando movimento à forma: as transformações geométricas no plano na formação continuada à distância de professores de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Vassouras: Universidade Severino Sombra, 2012.

MEDEIROS, Margarete Farias. GRAVINA, Maria Alice. Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano. In: Professor de Matemática Online: Revista eletrônica da Sociedade Brasileira de Matemática. V. 3. N. 1. 2015 DOI: https://doi.org/10.21711/2319023x2015/pmo35

NACARATO. Adair Mendes et al. Professores e futuros professores compartilhando aprendizagens: dimensões colaborativas em processo de formação. In: NACARATO, Adair Mendes. PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

OLIVEIRA, Sabrine Costa. (Re)construção do pensamento geométrico de professores numa abordagem investigativa sobre simetria de reflexão. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa. 34. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2007.

SHULMAN, Lee. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del professorado. v. 9, 2, 2005

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014 DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério, In: Revista Brasileira da Educação, n.º 13. ANPED. São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

27.12.2019

Como Citar

SANTO LIMA MALCHER JUNIOR, João do Espírito; SOUSA JUCÁ, Rosineide de. PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 375–390, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/509. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias