PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426

Palavras-chave:

Educação Matemática, Transformações Geométricas, Práticas Docentes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas de professores de matemática no ensino das Transformações Geométricas. Como aporte teórico foi feita uma revisão bibliográfica de estudos referentes ao ensino das Transformações Geométricas, estudos sobre a formação do professor, e nos documentos oficiais que norteiam o ensino no Brasil como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para o desenvolvimento da pesquisa elaboramos e aplicamos um questionário a 20 professores de matemática que atuam na Educação Básica. Os resultados obtidos apontaram que alguns dos professores não ensinam as Transformações Geométricas, e os que ensinam apresentam dificuldade para trabalhar este conteúdo com os alunos, e que possuem algumas dificuldades metodológicas, além de possuírem desconhecimento da conexão desse conteúdo com outros da matemática.

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Biografia do Autor

João do Espírito Santo Lima Malcher Junior, UEPA

Licenciatura em Matemática (UEPA)

Rosineide de Sousa Jucá, UFMT

Doutora em Educação Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

SANTO LIMA MALCHER JUNIOR, João do Espírito; SOUSA JUCÁ, Rosineide de. PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 375–390, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/509. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias