PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426Palabras clave:
Educação Matemática, Transformações Geométricas, Práticas DocentesResumen
Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas de professores de matemática no ensino das Transformações Geométricas. Como aporte teórico foi feita uma revisão bibliográfica de estudos referentes ao ensino das Transformações Geométricas, estudos sobre a formação do professor, e nos documentos oficiais que norteiam o ensino no Brasil como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para o desenvolvimento da pesquisa elaboramos e aplicamos um questionário a 20 professores de matemática que atuam na Educação Básica. Os resultados obtidos apontaram que alguns dos professores não ensinam as Transformações Geométricas, e os que ensinam apresentam dificuldade para trabalhar este conteúdo com os alunos, e que possuem algumas dificuldades metodológicas, além de possuírem desconhecimento da conexão desse conteúdo com outros da matemática.
Descargas
Métricas
Citas
BLANCO, Maria Mercedes García. A formação inicial de professores de matemática: fundamentos para a definição de um curriculum. In: Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado das letras, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Terceira versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – 5ª a 8ª séries. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
D’AMBROSIO, Beatriz Silva. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Revista proposições v. 4 n. 1[10] março, 1993
DARLING-HAMMOND. Linda. BRANSFORD, J. Preparing teachers for a Changing world. What teachers should learn and be able to do. The National Academy of Education. Jossey-Bass-CA: São Francisco, 2005.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
JARAMILLO, Diana. Processos metacognitivos na (re) constituição do ideário pedagógico de licenciados em matemática. In: FIORENTINI, D. (ORG). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos e novos olhares. Campinas, SP: Mercado das letras, 2003.
MEDEIROS, Lígia Giesta Ferreira. Dando movimento à forma: as transformações geométricas no plano na formação continuada à distância de professores de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Vassouras: Universidade Severino Sombra, 2012.
MEDEIROS, Margarete Farias. GRAVINA, Maria Alice. Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano. In: Professor de Matemática Online: Revista eletrônica da Sociedade Brasileira de Matemática. V. 3. N. 1. 2015 DOI: https://doi.org/10.21711/2319023x2015/pmo35
NACARATO. Adair Mendes et al. Professores e futuros professores compartilhando aprendizagens: dimensões colaborativas em processo de formação. In: NACARATO, Adair Mendes. PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
OLIVEIRA, Sabrine Costa. (Re)construção do pensamento geométrico de professores numa abordagem investigativa sobre simetria de reflexão. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa. 34. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2007.
SHULMAN, Lee. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del professorado. v. 9, 2, 2005
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014 DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério, In: Revista Brasileira da Educação, n.º 13. ANPED. São Paulo, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.