À CONVERSA COM O COAUTOR, QUE O NÃO QUIS SER, CHATGPT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23042.id711

Palavras-chave:

ChatGPT, Inteligência artificial, Equação matricial, Erro, Produção de texto

Resumo

Num artigo sobre literatura artificial, Camarneiro (2023) refere a muito atual discussão da aplicação da Inteligência Artificial a tarefas complexas, tais como a produção de literatura e de conhecimento, consideradas humanas. Neste sentido e inspirados ainda por um editorial carregado de humor, no qual o Diretor Figueiredo (2023) do jornal Notícias da Covilhã interage com o ChatGPT para o ajudar a pensar no tema do editorial, decidimos convidar o ChatGPT como coautor do presente manuscrito. Fruto da interação com o ChatGPT, começamos com a apresentação deste modelo de linguagem. Continuando a interação, discutimos a resolução de uma generalização de uma equação matricial proposta numa referência de Álgebra Linear. Atendendo aos erros cometidos pelo ChatGPT nesta interação, tentamos encontrar explicações para os mesmos. Terminamos com direções para investigação futura, nomeadamente no que se refere à possibilidade de utilização do ChatGPT nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Catarina Alexandra Almeida Moreira, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal

Estudante da Licenciatura em Matemática e Aplicações, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal

Pedro Filipe Pinto França, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal

Estudante da Licenciatura em Engenharia Informática, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal

Patrícia Damas Beites, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal

Professora na Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal; Membro Integrado do Centro de Matemática e Aplicações, UBI (CMA-UBI); Membro Colaborador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro (CIDTFF-UA)

Ebru Ersari, Universidade de Kafkas, Turquia

Doutorado em Educação em Matemática e em Ciências (University of Georgia, Estados Unidos)

Professora na Universidade de Kafkas, Turquia

Referências

ATLAS, Stephen. ChatGPT for higher education and professional development: A guide to conversational AI. Digital Commons, https://digitalcommons.uri.edu/cba_facpubs/548, 2023.

BAIDOO-ANU, David; ANSAH, Leticia Owusu. Education in the era of generative artificial intelligence (AI): Understanding the potential benefits of ChatGPT in promoting teaching and learning. SSRN, https://ssrn.com/abstract=4337484, 2023. DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.4337484

BEITES, Patrícia Damas; BRANCO, Maria Luísa; COSTA, Cecília. Erros em esquemas de demonstração com números complexos. Educação e Pesquisa, v. 48, e235587, 2022. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248235587 DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248235587

BEITES, Patrícia Damas; PEEL, Misleine Andrade Ferreira; COSTA, Cecília. Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos. Revista Portuguesa de Educação, v. 36, n. 1, e23017, 2023. https://doi.org/10.21814/rpe.25337 DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.25337

BORJI, Ali. A categorical archive of ChatGPT failures. arXiv, arXiv:2302.03494, 2023. https://arxiv.org/pdf/2302.03494.pdf DOI: https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-2895792/v1

CABRAL, Isabel; PERDIGÃO, Cecília; SAIAGO, Carlos. Álgebra Linear. Lisboa: Escolar, 2009.

CALDAS, Bernardo. A verdade do ChatGPT. Observador, 2023. https://observador.pt/opiniao/a-verdade-do-chatgpt/

CAMARNEIRO, Nuno. A literatura artificial. O que separa o ser humano de uma máquina? Ou será que somos todos máquinas programáveis?. Gazeta de Matemática, n. 199, p. 60, 2023.

CARAÇA, João. Bento de Jesus Caraça: Cem anos pela fraternidade. Gazeta de Matemática, n. 141, p. 5-6, 2001. https://gazeta.spm.pt/getArtigo?gid=31

CERDEIRA, Ivo Sanches. Desinformação concelhia. Jornal de Belmonte, n. 95, p. 2, 2023.

CURY, Helena Noronha. (2007). Análise de erros. Belo Horizonte: Autêntica.

DAMASCENO JÚNIOR, José Ademir. O papel do erro no processo de ensino e aprendizagem de ciências e matemática: Contributos da neurociência. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 1171-1190, 2020. https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/455 DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1171-1190.id759

DUHA, Mohammad Shams Ud. ChatGPT in Education: An opportunity or a challenge for the future?. TechTrends, v. 67, p. 402-403, 2023. https://doi.org/10.1007/s11528-023-00844-y DOI: https://doi.org/10.1007/s11528-023-00844-y

FIGUEIREDO, Francisco. O Chat (o) PTG. Notícias da Covilhã, n. 5901, p. 2, 2023.

ISSN 2526-2149 11

FIRAT, Mehmet. What ChatGPT means for universities: Perceptions of scholars and students. Journal of Applied Learning and Teaching, v. 6, n. 1, p. 57-63, 2023. https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.22 DOI: https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.22

FRIEDER, Simon; PINCHETTI, Luca; GRIFFITHS, Ryan-Rhys; SALVATORI, Tommaso; LUKASIEWICZ, Thomas; PETERSEN, Philipp Christian; CHEVALIER, Alexis; BERNER, Julius. Mathematical capabilities of ChatGPT. arXiv, arXiv:2301.13867, 2023. https://arxiv.org/pdf/2301.13867.pdf

GUIMPEL, Henner; HALL, Kristina; DECKER, Stefan; EYMANN, Torsten; LÄMMERMANN, Luis; MÄDCHE, Alexander; RÖGLINGER, Maximilian; RUINER, Caroline; SCHOCH, Manfred; SCHOOP, Mareike; URBACH, Nils; VANDIRK, Steffen. Unlocking the power of generative AI models and systems such as GPT-4 and ChatGPT for higher education: A guide for students and lecturers. Stuttgart: University of Hohenheim, 2023. https://digital.uni- hohenheim.de/fileadmin/einrichtungen/digital/Generative_AI_and_ChatGPT_in_Higher_Edu cation.pdf

KARJANTO, Natanael. Matrix diagonalization and singular value decomposition: Static SageMath and dynamic ChatGPT juxtaposed. arXiv, arXiv:2303.17163, 2023. https://arxiv.org/pdf/2303.17163.pdf

LOPES, Thiago Beirigo; FRIZON, Laila Cristina; SANTOS, Levi Manoel dos. Estudos extraclasse com foco em resolução de problemas como preparativo para a OBMEP. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 41-53, 2018. https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/599 DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p41-53.id180

OLIVEIRA, Arlindo. Inteligência artificial. Lisboa: FFMS, 2019a.

OLIVEIRA, Arlindo. Mentes digitais. Lisboa: IST, 2019b.

PINTO, Neuza Bertoni. O Erro como estratégia didática no ensino da matemática elementar. 1998. 320 f. São Paulo: Tese (Doutorado em Educação, Didática) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. https://doi.org/10.11606/T.48.1998.tde-12022015-151819 DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.1998.tde-12022015-151819

RAHMAN, Mohamad Mostafizer; WATANOBE, Yutaka. ChatGPT for education and research: Opportunities, threats, and strategies. Applied Sciences, v. 13, n. 9, e5783, 2023. https://doi.org/10.3390/app13095783 DOI: https://doi.org/10.3390/app13095783

RUDOLPH, Jürgen; TAN, Shannon; TAN, Samson. War of the chatbots: Bard, Bing Chat, ChatGPT, Ernie and beyond. The new AI gold rush and its impact on higher education. Journal of Applied Learning and Teaching, v. 6, n. 1, p. 364-389, 2023.

https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.23 DOI: https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.23

WOLFRAM, Steven. What is ChatGPT doing ... and why does it work?. Wolfram Writings, 2023. https://writings.stephenwolfram.com/2023/02/what-is-chatgpt-doing-and-why-does-it- work

Downloads

Publicado

25.09.2023

Como Citar

MOREIRA, Catarina Alexandra Almeida; FRANÇA, Pedro Filipe Pinto; BEITES, Patrícia Damas; ERSARI, Ebru. À CONVERSA COM O COAUTOR, QUE O NÃO QUIS SER, CHATGPT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23042, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23042.id711. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/711. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias