Tradução e Educação Matemática: uma revisão teórica

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24019.id905

Palavras-chave:

Comunicação em Sala de aula., Tradução., Linguagem matemática.

Resumo

O presente escrito trata-se de uma reflexão acerca do que já se tem discutido sobre tradução no que tange a educação matemática sob ótica dos estudos de tradução. Destaca-se as Teses e Dissertações publicadas entre 2013 e 2023, tendo o objetivo de destacar um processo linguístico conhecido como tradução, que se faz presente nas aulas de matemática. Para tanto, o escrito utilizou uma revisão bibliográfica sobre obras que abordam sobre a temática em questão. Assim, foi possível observar que a tradução em ambientes escolares pode ter particularidades distintas do que uma tradução de uma obra para outra. Dentre essas particularidades é válido ressaltar os fatores envolvidos nessa tradução, como os tradutores e receptores (professores e estudantes), e a obra traduzida (textos/conteúdos/objetos matemáticos, que podem aparecer de diversas formas, como um texto discursivo, um gráfico ou mesmo imagem, uma tabela, uma demonstração, uma questão problema, dentre outras formas).

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Biografia do Autor

Darlan Douglas Barros Pereira, Universidade Federal do Pará

Mestrando no Programa de Pós- Graduação em Ciências e Matemáticas (PPGCEM) no Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática, é professor da Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA), do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UFPA) e do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFPA). Dedica-se à pesquisa em Educação Matemática, em particular sobre a linguagem matemática na Educação.

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Publicado

09.06.2024

Como Citar

PEREIRA, Darlan Douglas Barros; SILVA, Paulo Vilhena da. Tradução e Educação Matemática: uma revisão teórica. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24019, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24019.id905. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/905. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias