Tradução e Educação Matemática: uma revisão teórica

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24019.id905

Palavras-chave:

Comunicação em Sala de aula., Tradução., Linguagem matemática.

Resumo

O presente escrito trata-se de uma reflexão acerca do que já se tem discutido sobre tradução no que tange a educação matemática sob ótica dos estudos de tradução. Destaca-se as Teses e Dissertações publicadas entre 2013 e 2023, tendo o objetivo de destacar um processo linguístico conhecido como tradução, que se faz presente nas aulas de matemática. Para tanto, o escrito utilizou uma revisão bibliográfica sobre obras que abordam sobre a temática em questão. Assim, foi possível observar que a tradução em ambientes escolares pode ter particularidades distintas do que uma tradução de uma obra para outra. Dentre essas particularidades é válido ressaltar os fatores envolvidos nessa tradução, como os tradutores e receptores (professores e estudantes), e a obra traduzida (textos/conteúdos/objetos matemáticos, que podem aparecer de diversas formas, como um texto discursivo, um gráfico ou mesmo imagem, uma tabela, uma demonstração, uma questão problema, dentre outras formas).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Darlan Douglas Barros Pereira, Universidade Federal do Pará

Mestrando no Programa de Pós- Graduação em Ciências e Matemáticas (PPGCEM) no Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática, é professor da Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA), do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UFPA) e do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFPA). Dedica-se à pesquisa em Educação Matemática, em particular sobre a linguagem matemática na Educação.

Referências

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN. Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

CHARLES, Marie Esther. A língua de ensino e os desafios da aprendizagem da matemática nas escolas primárias haitianas. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2020. Acessado em: 11/02/2023. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9934419.

COSTA, Walber Christiano Lima da. Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém - Pará, 2015. Acessado em: 15/12/2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qJbrNHxMaR8oW48gCwVPkFp39jpirj3k/view.

COSTA, Walber Christiano Lima da. O Modelo Referencial da Linguagem na Tradução-Interpretação da Linguagem Matemática pelos Surdos Usuários da Libras. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará, Belém – Pará, 2019. Acessado em: 03/01/2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18He2RKWZ_IxZ1LQvYZXywfWAF0jetCua/view.

GARCIA, Elias. Pesquisa bibliográfica versus revisão bibliográfica-uma discussão necessária. Línguas & Letras, v. 17, n. 35, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUERINI, Andréia; COSTA, Walter. Introdução aos estudos da tradução. Universidade Federal de Santa Catarina Bacharelado em Letras-Libras na Modalidade a Distância. Florianópolis, 2008.

JAKOBSON, Roman. Aspectos linguísticos da tradução. Linguística e comunicação, v. 22, 1969.

MEIRA, Janeisi de Lima. A Tradução da Linguagem Matemática na aprendizagem da Geometria por estudantes da Educação Básica: perspectivas para a Educação Matemática. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Acessado em: 05/01/2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/19fYT3hw6mCloOnwgLigZjuFyPpVU6ZDf/view.

MELO, Luciano Augusto da Silva. Tradução Interna e Jogos de Imagens na Matemática. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Acessado em: 25/01/2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1sCgxBMp6N2hZ_5mlXDgGXZ4mbDTAd_PC/view.

OUSTINOFF, Michaël, 1956- Tradução: história, teorias e métodos; tradução: Marcos Marcionilo. – São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

PIMM, David. EL Lenguaje matemático em el aula. Madrid: Morata, 1999.

RICOEUR, Paul, 1913-2005. Sobre a Tradução: tradução e prefácio Patrícia Lavelle. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

RÓNAI, Paulo. A tradução vivida. Rio de Janeiro: EDUCOM, 1987.

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Linguagem matemática e comunicação: um enfoque interdisciplinar. AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas V.6 - n. 11 - jul. 2009/dez. 2009, V. 6 - n. 12 - jan 2010/jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1705. Acesso em: 10/03/2023.

Downloads

Publicado

09.06.2024

Como Citar

PEREIRA, Darlan Douglas Barros; SILVA, Paulo Vilhena da. Tradução e Educação Matemática: uma revisão teórica. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24019, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24019.id905. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/905. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias