UMA ATIVIDADE DE CAMPO NO SANTUÁRIO DO LIMA/RN: PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOMETRIA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p700-722.id782Palabras clave:
Atividade de campo, Conceitos geométricos, Situações-problemas, Sequência didática, Santuário do LimaResumen
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, em que propomos uma atividade de campo como metodologia para o ensino de conceitos geométricos em conjunto com a resolução de situações-problemas. A pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir da aplicação de uma sequência didática, dividida em três etapas. Na primeira etapa, foram ministrados os conceitos geométricos necessários para o desenvolvimento da atividade de campo. Na segunda etapa, foi realizada a atividade de campo no Santuário do Lima, durante a qual os alunos resolveram situações-problemas pré-elaboradas. Na terceira etapa, foi realizada avaliação da aprendizagem. Com a realização da atividade de campo, os alunos puderam observar e identificar conceitos geométricos presentes nas edificações do Santuário. A promoção de uma Educação Matemática crítica, em ambiente não formal, pôde colaborar com a formação de alunos mais reflexivos e capazes de dar significados aos conceitos em sua realidade.
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